IMPRENSA OFICIAL em Congresso do Livro Digital

Diversos livros da empresa estarão disponíveis para experiências interativas, incluindo download gratuito. No dia 31, a Imprensa Oficial e a CBL apresentam os resultados de uma pesquisa que avaliou os hábitos dos leitores e a expectativa em torno do livro digital.  

Livros da Coleção Aplauso disponíveis para download gratuito, interatividade com outras obras da editora em painéis digitais e acesso aos últimos tweets e ao canal da empresa no Youtube. Estas são apenas algumas das ferramentas colocadas pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo à disposição dos freqüentadores do I Congresso Internacional do Livro Digital, a ser realizado entre 29 e 31 de março no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Durante o evento, os presidentes da Imprensa Oficial e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Hubert Alquéres e Rosely Boschini, comandam a apresentação dos resultados de uma pesquisa, realizada pelo Observatório do Livro e da Leitura, sobre os hábitos de leitores de livros e as perspectivas em relação ao livro digital no País. 

Realizadora do evento, ao lado da CBL e da Frankfurter Buchmesse, a Imprensa Oficial estará presente com um percurso multimídia interativo, passando por boa parte de suas obras. Esta experiência acontecerá em três totens, uma mesa e um painel, todos digitais. No primeiro totem, intitulado “Leia”, estarão os dez livros da Coleção Aplauso mais baixados no site www.imprensaoficial.com.br/colecaoaplauso.

Oito deles são roteiro de filmes: “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburguer; “Cidade dos Homens”, de Elena Soárez; “A Cartomante”, de Wagner de Assis; Estomago, por Lusa Silvestre, Marcos Jorge e Cláudia da Natividade; O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla; Batismo de Sangue, de Dani Patarra e Helvécio Ratton; O Contador de histórias, por Francisco Ramalho Jr; e Quanto vale ou é por quilo?, de Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Biachi. As outras duas obras são “A hora do Cinema Digital”, de Luiz Gonzaga Assis de Luca e “Tônia Carrero”, de Tânia Carvalho. Todos poderão ser baixados – gratuitamente – pelos freqüentadores do Congresso em qualquer dispositivo USB, como um pen-drive. 

Aprecie, a segunda etapa do roteiro, consiste de outros livros da editora, ricamente ilustrados, em um painel digital. Por meio de um aplicativo, será possível folhear e trocar suas páginas por meio de gestos próximos ao monitor ou por um toque na tela.

 

Na terceira etapa, Encontre, outro totem digital exibirá os dez livros mais baixados da Coleção Aplauso na página de busca do Google Livros e da Amazon.com. Quem tiver um Kindle (leitor eletrônico da Amazon) poderá baixar os livros diretamente em seu equipamento. Em Participe, um terceiro totem digital exibirá os últimos tweets da Imprensa Oficial (disponível em //twitter.com/imprensaOficial) e vídeos da Coleção Aplauso postados no Youtube. O percurso será encerrado com Experimente, etapa na qual será possível interagir com capas de livros e outras imagens do catálogo da editora em uma mesa digital. O usuário da ferramenta poderá, entre outras ações, jogar as imagens de um lado para o outro, aumenta-las e diminui-las.

Dia 31, às 11h30, Hubert Alquéres comanda, ao lado de Rosely Boschini, a apresentação dos resultados de uma pesquisa qualitativa, encomendada pela Imprensa Oficial e CBL, realizada com grupos de leitores de livros sobre seus hábitos de leitura e o que se pode esperar para o futuro próximo em relação ao livro digital no Brasil. “Esta pesquisa é muito importante não apenas para a Imprensa Oficial, mas também para que outras editoras consigam se planejar para este novo formato, que indubitavelmente veio para ficar”, explica Alquéres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s