Vila das Artes Promove Debate

 

Encontro recebe  pesquisadores André Lepecki e Eleonora Fabião

O Debates Incalculáveis, programa da Vila das Artes, debruça-se este mês sobre dança e performance e recebe os pesquisadores André Lepecki, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos e Eleonora Fabião da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encontro é gratuito e acontece na sexta, dia 4, às 18h30.
Com o tema Planos de composição: dança, objeto, política e movimento,  Lepecki abordará como os campos de força críticos, estéticos ou teóricos compõem políticas do movimento na dança experimental contemporânea.
Já a pesquisadora Eleonora Fabião vai refletir sobre Performance no Espaço Público ou As Muitas Peles do Mundo.  A partir da apresentação de um arquivo de performances realizadas em espaços públicos desde meados dos anos 1960 até hoje, a pesquisadora colocará em debate temas relacionados a teoria e a composição da performance como a desconstrução da representação e do cotidiano, o tônus político da performance e os entrelaçamentos entre corpo performativo e espaço.
Esta edição do Debates Incalculáveis é realizada em parceria com o Curso Técnico em Dança do IACC/Secult/Senac-CE e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

André Lepecki é professor no Departamento de Estudos da Performance, da Universidade de Nova York onde também faz doutorado. É também curador, crítico, e dramaturgista. Autor do livro Exhausting Dance (Routledge 2006; traduzido em 6 línguas). Foi premiado pela Associação Internacional de Críticos de Arte pela direção e co-curadoria da recriação de “18 Happenings in 6 Parts” de Allan Kaprow.

Eleonora Fabião é performer e teórica da performer. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Estudos da Performance pela Universidade de Nova York. Ao longo dos anos 90 atuou como membro de grupos de pesquisa e experimentação teatral no Rio de Janeiro.

Uma resposta para “Vila das Artes Promove Debate

  1. Claudia Meireles

    oi Eleonora tenho interesse no mestrado da UFRJ, poderíamos trocar contato? gostaria de visitar a ufrj. grata. Claudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s