Mobilidade Urbana é Tema de Festival

 

Festival vai premiar vídeos e fotos feitos com câmeras ou celulares

Um festival de fotos e vídeos feitos com câmeras digitais ou aparelhos celulares vai premiar os melhores trabalhos dentro do tema Mobilidade Urbana, dividido em três propostas: Um dia sem meu carro, Vida sobre duas rodas e Cidade e circulação.

O objetivo, segundo a Emdec, é estimular as produções com foco nas questões da Mobilidade Urbana em Campinas e incentivar o desenvolvimento da percepção da população sobre a cidade e para reflexões que remetam às formas de deslocamento, seja pelo transporte público, a pé, de carona e outros meios alternativos ao carro. Além disso, também é uma forma de reduzir acidentes, promover uma convivência harmônica na circulação e a valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural, que pode ser contemplado nos trajetos de cada cidadão.

Em Um dia sem meu carro, os participantes podem destacar o uso do transporte coletivo, da bicicleta, pequenos trajetos a pé, caronas programadas, ou seja, alternativas que garantam benefícios ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida.

Já na proposta “Vida sobre duas rodas”, o enfoque deve ser o crescimento da frota de motos, dos acidentes, iniciativas para mudar este quadro e como conciliar o espaço no trânsito entre motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres, de maneira harmoniosa e segura.

A principal novidade do festival deste ano, no quesito temática, foi Cidade e Circulação. Neste item, os participantes poderão abordar o conhecimento e valorização da cidade, do seu patrimônio histórico, artístico e cultural, parques, praças e jardins, a partir do olhar que o trajeto a pé possibilita no relacionamento entre o ambiente urbano, rural e de seus cidadãos.

O 2º Festival ArteMOB vai integrar a programação da Semana Municipal de Trânsito. Os trabalhos selecionados serão veiculados durante o evento e no site da Emdec. Também podem ser apresentados em eventos técnicos da área como congressos, seminários e outros.

SERVIÇO:

Inscrições até 1º de setembro: www.emdec.com.br

Cada participante pode inscrever apenas um vídeo em um dos três temas definidos e até três trabalhos fotográficos para cada tema na categoria fotografia

   

Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o ArteMOB deste ano prevê duas categorias, audiovisual e fotografia, e vai distribuir R$ 6 mil aos vencedores.
 

O ArteMob é destinado àqueles que se dedicam à produção artística construída em movimento.

Deixe um comentário