Grandes Sucessos do Cinema Brasileiro em Debate

Arrasa Quarteirão Brasileiro – Os Maiores Sucessos de Público de Todos os Tempos

Este o tema do encontro A Fórmula do Blockbuster – como conquistar o público, com a participação de Marco Aurélio Marcondes, Diler Trindade e Pedro Rovai que, irão sentar-se à mesa com Gustavo Dahl no próximo domingo, dia 3, às 18h, na Sala de Cinema da Gamboa, na sede do Festival do Rio, com entrada franca.

O encontro tem como tema a edição nº 52 da revistaFilme Cultura’ – que voltou a circular trimestralmente em abril deste ano, iniciativa do Instituto Herbert Levy, com patrocínio da Petrobras.

Na edição nº 52cuja capa traz o títuloArrasa Quarteirão – os filmes brasileiros que todo mundo viu’ -, destacamse uma entrevista exclusiva com Daniel Filho – a versão integral estará disponível no site da revista no domingo -, uma tabela com todos os filmes brasileiros que fizeram mais de 1 milhão de espectadores desde a década de 70, um perfil de Roberto Farias, além de artigos da equipe fixa de colaboradores: Marcelo Cajueiro, João Carlos Rodrigues, Carlos Alberto Mattos, Daniel Caetano, Joana Nin; e um editorialartigo de Gustavo Dahl.

Também colaboraram para a edição Luciana Corrêa de Araújo, João Luiz Vieira, Rafael de Luna Freire, Alfredo Sternheim, Susana Schild, André Piero Gatti, Ruy Gardnier, Jorge Vasconcellos, Luíz Alberto Rocha Melo e Caio Cesaro. Na coluna ‘E Agora?’, a edição traz Vladimir Carvalho e Paulo Sacramento. No encontro serão distribuidos 300 exemplares da revista.

Além do lançamento da nova edição, os presentes terão a oportunidade única de adquirir a versão impressa facsimilar, em cinco volumes, das quase 4.000 páginas de ‘Filme Cultura’ – publicadas entre 1966 e 1988 – que reproduzem fielmente as edições 1 a 48 e mais duas especiais internacionaisFestival de Cannes e Festival de Berlim.

Nestes volumes, encontra-se a crônica do cinema brasileiro e de aspectos importantes do cinema internacional no período. Em suas páginas, textos hoje considerado clássicos de Jean-Claude Bernardet, Sérgio Augusto, Antonio Moniz Vianna, Ismail Xavier, Inácio Araújo, João Luiz Vieira, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira, entre muitos outros nomes de peso.

Entre seus editores, a Filme Cultura contou com Ely Azeredo, Flávio Tambellini, David Neves, José Carlos Avellar, Cláudio Bojunga e João Carlos Rodrigues.

Seu conteúdo abrangia críticas de filmes, ensaios, pesquisas, entrevistas, perfis, catalogação de diretores brasileiros e estrangeiros, bem como artigos sobre técnica, produção, mercado, festivais e premiações. Há também um precioso material iconográfico sobre a história do cinema brasileiro, fundamental para cinéfilos, pesquisadores e estudantes.

No dia do encontro a coleção estará a venda pelo preço promocional de R$ 50custa R$ 100 -, nas principais livrarias do país

* Informações de Carlos Alberto Mattos

Site: http://www.filmecultura.org.br.

Acesse: http://carmattos.wordpress.com / https://twitter.com/carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s