PARAFERNÁLIOS em 298…

DSC02545

Núcleo de Pesquisa Teatral OS PARAFERNÁLIOS estréia espetáculo Nº298, sobre as memórias de uma casa.

 

Próximo dia 29, no espaço Casa Contemporânea, estréia Nº 298, do Núcleo de Pesquisa Teatral Parafernálios.

O espetáculo é resultado de um ano e meio de pesquisa do núcleo, criado por alunos do curso superior de teatro da Universidade Anhembi Morumbi em 2008.

O tema central da pesquisa é a memória de uma casa e, consequentemente, dos objetos e pessoas que por ali passaram. A chave, o peão, o vestido, os vidros quebrados. A família que construiu a casa; uma madame que a perdeu após o falecimento do marido; moradores de rua que a ocupam, a prostituta que a herda e empreiteiros com projeto de demolição.

Para dar fio condutor a estas memórias está José, personagem esquecido e confuso, que transita e tenta, através de fatos e objetos, reconstituir histórias que aconteceram nesse espaço. José, interpretado por todos os atores (cada um em um momento da peça) é a representação da própria casa tentando não deixar de existir.

            Narra-se todas as ocupações e desocupações desde a construção até a demolição, de maneira poética e não cronológica. As músicas são pontos fortes do espetáculo e nascem a partir de poesias criadas pelo núcleo.

Sobre Os Parafernálios

Surgiu na Universidade Anhembi Morumbi no primeiro semestre do ano de 2008, formado por alunos do curso superior de teatro, com o intuito de pôr em prática a pesquisa adquirida dentro e fora da universidade, a partir da vivência de cada integrante do núcleo.

Sua primeira pesquisa resultou em O mistério das meias vermelhas, espetáculo infantil com linguagem de teatro popular, musicado e criado colaborativamente pelos integrantes do grupo. Premiado na MAC (Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos) 2008, o grupo ficou em cartaz durante o segundo semestre do ano de 2008 em Guarulhos e São Paulo, apresentou em escolas públicas e particulares, projetos sociais e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Em março de 2009 teve inicio a nova pesquisa, que teve como tema gerador a memória das coisas e do lugar, e deu origem ao espetáculo Nº 268.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Os Parafernálios

Direção: Os Parafernálios

Elenco: Angela Consiglio, Edu Cesar, Jimena Peinado, Laís Loesch e Marina Gadioli.

Preparação Vocal e Direção Musical: Caroline Urias.

Apoio Artístico: Gira de Oliveira.

SERVIÇO

Nº 298

De 29 de Outubro a 14 de Novembro

Sextas e sábados às 21h. Domingos 19h.

Local: Casa Contemporânea. Rua Capitão Macedo, 370. Vila Mariana.  Tel: 2337-3015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s