Mistérios da Amazônia no Teatro

ESPETÁCULO INFANTIL AMAZÔNIA ADENTRO APRESENTA MISTÉRIOS E HISTÓRIAS DA REGIÃO AMAZÔNICA
 
Com a Cia. Conto em Cantos, a peça possui texto inédito, criado a partir da pesquisa de campo em comunidades ribeirinhas realizada pelas atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder

 
A Cia. Conto em Cantos está em temporada do espetáculo teatral infantil Amazônia Adentro, no Auditório do Sesc Pinheiros, fazendo apresentações todos os domingos até 12 de dezembro.  A peça aborda lendas e culturas da região amazônica e busca aproximar as crianças, jovens e adultos deste universo de magia, repleto de seres encantados e misteriosos.
 
O espetáculo possui texto inédito criado a partir da pesquisa de campo realizada pelas atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder. As artistas pesquisaram por dois meses a cultura popular em comunidades ribeirinhas da Amazônia (Amazonas e Pará) e dedicaram quase dois anos para a construção da obra (entre 2008 e 2009), que possui também trilha sonora ao vivo e canções do poeta manauara Celdo Braga.
 
Na peça, Barbra e Sirona são vizinhas ribeirinhas no Amazonas. Sozinhas numa canoa desejam chegar a Parintins e participar da “Festa do Boi”. Nesta viagem percorrem uma trajetória mítica que envolve universos humanos e amazônicos, resgatando lendas, tradições, músicas, superstições e encantamentos do povo ribeirinho. Adentrando rios infinitos e matas densas e seculares, Barbra e Sirona, fazem também uma viagem para dentro de todos nós desvendando histórias, muitas vezes desconhecidas, mas tão ligadas a nossa fonte inicial, a nossa raiz: o ser brasileiro, o ser universal.
 
 
Ficha técnica
Direção e dramaturgia | Solange Dias
Pesquisa de campo | Juliana Offenbecker e Priscila Harder
Atrizes | Juliana Offenbecker e Priscila Harder
Direção musical e Músico | Fabio Freire
Canções | Fábio Freire e Celdo Braga (compositor manauara)
Manipulação de bonecos e contra-regra | Ludmila Dorta
Iluminação | Camila Andrade
Cenografia e adereços | Marisa Rebolo
Orientação de manipulação de bonecos | Carolina Cal
Preparação circense e teatro de sombras | Wilson Mandri
Figurinos e bonecos | Leide de Castro
Produção | Juliana Offenbecker e Priscila Harder

 
 
Cia. Conto em Cantos
A companhia Conto em Cantos foi fundada em 2005 pelas atrizes Juliana Offenbecker (formada pelo teatro-escola Célia Helena e licenciada em Artes Cênicas na UNESP) e Priscila Harder (formada pelo teatro-escola Célia Helena e Bacharel em Direção Teatral na Escola de Comunicação e Artes da USP).

Com interesse em aprofundar seus conhecimentos na linguagem cênica por meio de histórias e narrativas, e de levar o potencial transformador da vivência teatral ao mais diversos lugares a companhia desenvolveu, ao longo de 05 anos, apresentações de narração de histórias, entre as quais destacam-se: Contos de Meio Ambiente, Quatro Contos do Mundo, Encantos Reais, Limeriques, Contos Brasileiros e Uma Linda Mulher e outras histórias.
 
A linguagem da companhia prima por mesclar narração e dramatização, utilizar recursos sonoros e materiais simples que estimulem a imaginação. Atualmente, a companhia Conto em Cantos trabalha com espetáculos teatrais, narração de histórias e oficinas de teatro. Foram realizadas, desde 2005, mais de 400 atividades que ocorreram em teatros, escolas públicas e particulares, centros culturais, rede Sesc, livrarias, bibliotecas, feiras de livros e parques no estado de São Paulo  e em comunidades ribeirinhas e na periferia dos estados do Amazonas e do Pará.
Desde 2007 a companhia é contemplada pelo PROART e realiza apresentações em escolas municipais, CEUs e participa do programa Recreio nas Férias da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Em 2009 estreou o espetáculo de teatro-narrativo VOZ INVENTADA, criado a partir de poemas de Manoel de Barros. Este espetáculo foi convidado a participar do projeto Viagem Literária 2010 e a realizar diversas apresentações em cidades do interior do estado de São Paulo.
No ano de 2008 iniciamos uma pesquisa de campo na Amazônia com os seguintes objetivos: intercambio cultural (narração de histórias do nosso repertório e coleta de histórias populares da região), imersão cultural, criação de uma nova dramaturgia baseada na cultura amazônica, e apresentação do espetáculo AMAZÔNIA ADENTRO. A pesquisa e o processo de criação duraram aproximadamente 2 anos, e culminou na estréia e temporada do espetáculo no Centro Cultural São Paulo.

VAMOS AO TEATRO !
 
Mais informações :
http://www.ciacontoemcantos.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s