Beto Leão e os 100 do Cinema Goiano

 
Livro histórico, de importância seminal para o audiovisual goiano, será lançado dia 16 no Festival de Anápolis  

  • Para contextualizar a trajetória do cinema goiano em seus 100 anos de existência, Beto Leão começa falando de sua própria dedicação à sétima arte – que ele diz ter começado ainda no útero de sua mãe, que trabalhava na bilheteria do Cine Goiás, na Av. Anhanguera, em Goiânia, e já o levava à sala escura quando grávida dele -, passando pelo cinema holywoodiano, o cinema russo e o expressionismo alemão, e o cinema de autor do neo-realismo italiano, a nouvelle vague francesa, os primórdios do cinema brasileiro de sua belle époque, as chanchadas da Atlêntida e da Cinédia, a tentativa do cinema industrial da Companhia Vera Cruz, o Cinema Novo brasileiro e o novo cinema alemão (das décadas de 1960), Embrafilme, fechamento de salas de exibição e a entrada dos multiplex, provocando o fim dos cinemas de bairro.

  • No livro Centenário do Cinema em Goiás 1909-2009, o pesquisador Beto Leão lembra que foi a partir da década de 1940 que Goiás passou a ter uma produção própria significativa, com o trabalho do fotógrafo Jesco von Puttkammer, que atuou junto com os irmãos Villas Boas no Centro-Oeste e na Amazônia registrando o contato com grupos indígenas. Ele cita também os cinejornais de Jamil Marjane, Atualidades do Planeta, exibidos nos cinemas na década de 1950.

 

  • “É preciso falar de temas universais, mas também valorizar a riqueza da nossa cultura, tradição e cenários naturais, mas isso deve acontecer com uma estética própria, com roteiros mais apurados e estruturas narrativas e de montagem melhores, não é apenas o fazer por fazer”, conclui Beto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s