Porque os pássaros cantam e as pessoas gostam de ouvir histórias

Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, o padre Pedro Rubens transforma em deliciosas leituras suas vivências no recôndito distrito cearense de Vazantes, onde nasceu e viveu sua infância

“O que as grandes e puras afeições têm de bom é que depois da felicidade de as ter sentido, resta ainda a felicidade de recordá-las”, disse um dia o dramaturgo Alexandre Dumas. Depois de ter tido a felicidade de reviver suas lembranças em forma de histórias entre amigos, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, decidiu ampliar seu público e dividir essas histórias, que mesmo sendo particulares ganham caráter universal, em seu primeiro livro literário “Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias”, lançado na noite de terça, no Salão Receptivo da Católica.

Editado pela Confraria do Vento e impresso pela Fasa Gráfica, Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias traz sete histórias vivenciadas por Padre Pedro em sua cidade natal, Vazantes, no interior do Ceará. Curtas e com uma leitura dinâmica, essas histórias nos apresentam não só o homem Pedro, mas também personagens marcantes e elementos singulares das pequenas cidades do País. Em uma escrita que transita livremente e com propriedade entre o acadêmico e o poético, o clássico e o popular, Pedro nos relata o que também desejou o poeta pernambucano Manuel Bandeira “Não quero amar, não quero ser amado. Não quero combater, não quero ser soldado. Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples!” E dentro dessas coisas simples, Padre Pedro conseguiu apreender o importante daquele cotidiano.

“São histórias pitorescas, bem características do Ceará. É uma leitura leve, gostosa”, comentou Padre Sérgio Mendonça, professor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e amigo do Padre Pedro. Já a coordenadora do curso de Letras, Haidée Camelo, que escreveu com Padre Miguel Martins o prefácio do livro, ressaltou que a obra traz “histórias contadas por uma pessoa que tem profunda sensibilidade poética”. Karla Mello, da Editora Confraria do Vento e ex-aluna do curso de Filosofia da Unicap, destacou: “Pedro já lançou outros livros, mas esse é seu primeiro literário. Todos estão emocionados com a escrita poética dele.”

O lançamento  da terça passada, dia 16, no Salão Receptivo da Unicap, foi prestigiado por gestores, professores, funcionários, alunos e amigos do Padre Pedro, que autografou dezenas de  livros. 

Os interessados em adquirir um exemplar, poderão encontrá-lo na loja da Fasa, no térreo do bloco A, ao preço de R$ 30,00.

* Informações da Assessoria de Comunicação da Unicap, cujo comando é da jornalista Paula Losada e do webdesigner Kiko Secchim, os quais contam com preciosa colaboração do jornalista e cineasta Leo Tabosa.

Padre Pedro Rubens: as histórias de Vazantes agora serão lançadas no Rio de Janeiro

O distrito de Vazantes atualmente destaca-se pela presença de diversos projetos culturais e de inserção social através da Fundação Fé & Alegria, que chegou à localidade cearense pelas mãos do padre Pedro Rubens

Uma resposta para “Porque os pássaros cantam e as pessoas gostam de ouvir histórias

  1. ETA TERRINHA ADORAVEL, TERRA ONDE OS PASSAROS CANTAM E AS PESSOAS CONTAM HISTORIAS.
    TERRA ONDE VIVEU MUNDICO MEGUEL COM D. DIQUINHA E SUA PROLE.
    TERRA QUE ABRIGA BOAS RECORDAÇÕES, BONS MOMENTO, SAUDADES

    SIM ,MUITAS SAUDADES , DO MEU, DO TEU,DO NOSSO
    ‘SITIO RECANTO’
    SIM, MUITAS SAUDADES, DO MEU, DO TEU,DO NOSSO ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s