Os selecionados do Cinema Mundo de Itu

A organização do V Cinema Mundo – Festival Internacional de Cinema de Itu divulga os filmes selecionados para as Mostras Competitivas. São 36 produções, entre documentários, ficções, animações e filmes experimentais, concorrendo a R$ 18 mil em premiações.

Para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens foram escolhidos quatro títulos: “Garcia”, do colombiano José Luis Rugeles; “Post Mortem”, do chileno Pablo Larrain; “Mãe e filha” e “Os residentes”, dos brasileiros Petrus Cariry e Tiago Mata Machado, respectivamente. O presidente do júri desta categoria será o cineasta Carlos Reichenbach, com filmografia de mais de 40 anos.

Já para a Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericana, entraram 22 produções, das quais 16 são dirigidas por brasileiros. São elas: “Pero Vaz caminha”, “Breviário da Decomposição”, “My Way”, “Oyasuminassai”, “Praça Walt Disney”, “Duas Vidas para Antônio Espinosa”, “O Capitão Chamava Carlos”, “Tranca Rua”, “O Céu no Andar de Baixo”, “Afhasia”, “Entre Muros”, “Haruo Ohara”, “Corneteiro Não se Mata”, “Irmãs” e “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”. Entre as obras internacionais, “Los Bañistas” (Cuba), “Minuto 200” (Colômbia), “Deus Irae” (Argentina), “La Puerta” (Argentina/Uruguai), “Artur”, “Uma História de Cinema” e “Píton” (Portugal).

O júri desta categoria será comandado pelo cineasta Luís Rosemberg Filho. A Mostra Competitiva de Curtas Iberoameticana ainda fará a exibição do filme “A Melhor Idade”, do brasileiro Angelo Defanti. O título participa porém sem competir. Isso porque o comitê de seleção decidiu que, mesmo tendo sido inscrito para a seleção, tem um destaque especial que o caracteriza como hours concours. Em português, o termo faz referência a um concorrente de honra.

Os filmes produzidos apenas no interior paulista ganharam uma divisão exclusiva e disputam o troféu da Mostra Competitiva Raiz. São dez produções representando diversas cidades do Estado de São Paulo: “Bola de Neve” (Campinas), “O Funcionário Zumbi” (Santos), “49 Dias” (São Bernardo do Campo), “Os Hai-Kais do Príncipe” (Valinhos), “Ana e Pedro” e “Comunhão” (Itu), “Rái Sossaith” (Ribeirão Preto), “Lugar Nenhum”, “SuperSkateboarders 4” e “Star Wars: O Assassino de Jedis” (Sorocaba).

O público poderá votar no filme preferido, assim como nas demais categorias.

V Cinema Mundo – Festival Internacional de Cinema de Itu
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro
Local: Espaço Fábrica São Luiz (rua Paula Souza, 492, Centro – Itu)
Entrada Gratuita
Patrocínio: Rodovias das Colinas e Ministério da Cultura
Parcerias: Prótur, Espaço Fábrica São Luiz e Itu.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s