Festival de Cinema Fantástico agenda terça com RUGGERO DEODATO

 

RUGGERO DEODATO NO CINEFANTASY

Principal evento dedicado ao cinema de gênero fantástico (ficção científica, horror e fantasia), o CINEFANTASY – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO chega à sua sexta edição e traz, pela primeira vez, parte de sua programação à Cinemateca Brasileira. Reunindo o melhor do cinema de gênero do Brasil e do mundo em mais de 140 filmes, o festival é uma realização da Fly Cow Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura, com curadoria de Eduardo Santana e Vi vi Amaral. Além da Cinemateca, a programação do CINEFANTASY se estende para a Biblioteca Viriato Corrêa, para o Centro Cultural São Paulo e o Cinesesc.

Neste ano, a principal atração do festival é a homenagem ao diretor italiano Ruggero Deodato, autor de clássicos como Canibal holocausto, conhecido por ser um dos filmes mais polêmicos da história do cinema. Nascido em 1939, Deodato começou sua carreira como assistente de direção de Roberto Rosselini e de Sérgio Corbucci. Em 1977, dirigiu O último mundo dos canibais, produção responsável por trazer à tona o gênero de filmes sobre canibais. Além disso, O último mundo dos canibais impulsionou Deodato a realizar, em 1979, Canibal holocausto, filme que causou grande controvérsia na Itália e no Reino Unido devido à violência extrema e ultra-realista, obrigando o diretor a revelar os segredos por trás dos efeitos especiais e de levar os atores principais frente à corte Italiana, para provar que eles ainda estavam vivos.

O filme segue uma linha de “falso documentário”, num formato copiado inúmeras vezes em obras como A bruxa de Blair e o mais recente REC. Celebrado por fãs de horror no mundo t odo, Deodato está para os canibais assim como Romero está para os zumbis. É uma lenda viva entre os diretores de filmes de horror Italianos, junto a Lucio Fulci e Mario Bava, criadores dos filmes mais bizarros da história do cinema.

A Cinemateca Brasileira exibe em sessões especiais três das mais famosas produções do cineasta italiano, O último mundo dos canibais, House on the edge of the park e Canibal holocausto, rodados nas décadas de 1970 e 1980. Além disso, tem a honra de recebê-lo para uma conversa com o público terça-feira, dia 22, às 20h.

Em sua palestra, Deodato falará sobre sua experiência, polêmicas e sobre os bastidores de seus filmes. A mesa também contará com a presença do crítico de cinema Luiz Carlos Merten e do jornalista italiano Paolo Zelati, conhecedor do cinema de horror produzido na Itália. 

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próxima ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

PROGRAMAÇÃO 

22.11 | TERÇA 

SALA CINEMATECA PETROBRAS 

16h30 O ÚLTIMO MUNDO DOS CANIBAIS 

SALA CINEMATECA BNDES

 

18h15 HOUSE ON THE EDGE OF THE PARK

20h00 CANIBAL HOLOCAUSTO | ENCONTRO COM RUGGERO DEODATO, LUIZ CARLOS MERTEN E PAOLO ZELATI 

 FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES 

Canibal holocausto (Cannibal holocaust), de Ruggero Deodato

Itália, 1980, 35mm, cor, 95’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Robert Kerman, Francesca Ciardi, Faye Daniels,< span> Perry Pirkanen

Professor da Universidade de Nova York vai atrás de documentaristas perdidos na Amazônia. Lá chegando, ele descobre os horrores que< font size=”2″> eles passaram nas mãos de canibais.

classificação indicativa: 18 anos

ter 22 20h00

 

House on the edge of the park (La casa sperduta nel parco), de Ruggero Deodato

Itália, 1980, 35mm, cor, 91’ | Legendas em português | Exibição em DVD

David Hess, Annie Belle, Christian Borromeo, Giovanni Lombardo Radice

Dois vagabundos arruaceiros entram sem ser convidados numa festa chique. Após serem expulsos por seus anfitriões esnobes, eles os fazem de reféns e os submetem a diversos tipos de tortura e sofrimento.

classificação indicativa: 18 anos

ter 22 18h15 

O último mundo dos canibais (Ultimo< /span> mondo canibale), de Ruggero Deodat o

Itália, 1977, 35mm, cor, 95’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Massimo Foschi, Ivan Rassimov, Me Me Lai, Sheik Razak Shikur

Alegadamente baseado numa história real (o que não é verdade), o filme mostra o drama de Robert Harper, um magnata do ramo do petróleo que, perdido nas selvas da Nova Guiné, é aprisionado por uma tribo de primitivos que vivem nos tempos das cavernas e praticam o canibalismo.

classificação indicativa: 18 anos

ter 22 16h30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s