Cinema de todas as fronteiras em Bagé: Festival de Cinema será aberto hoje

O convite é geral, para quem gosta de Cinema ou para os que querem conhecer melhor a Sétima Arte:

O III FESTIVAL DE CINEMA DA FRONTEIRA será aberto hoje, às 18h, no Palacete Pedro Osório, onde o prefeito Dudu Colombo fará uma saudação de boas vindas aos visitantes de outras cidades, outros estados, outros países, e explanará sobre as ações em honra do Bicentenário de Bagé, tendo o festival como ápice das celebrações de cinema no país.

Em seguida, a oficialização do senhor Aristides Kúcera, ex-distribuidor de cinema e atual radialista, como Presidente de Honra do Festival. Seu Aristides foi o primeiro exibidor de cinema de Bagé e, entre tantas coisas bacanas, doou as cadeiras que hoje compõem a platéia do Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila de Santa Tereza, lugar onde ocorerrão as sessões das mostras competitivas do Festival de Cinema da Fronteira.

Depois então terá início a apresentação teatral e performática do grupo Falos & Stercus, que vem de Porto Alegre trazendo na bagagem uma carreira coroada por muitos prêmios e aplausos.

Falos & Stercus é um grupo de teatro contemporâneo cuja proposta é a “fertilidade criativa e o exercício da sensibilidade humana“.

Na sequencia, no belo e frondoso Bosque do Palacete Pedro Osório, apresentação da banda Viajantes do Éden, enquanto no Cine Sete será exibido o primeiro dos filmes da Mostra de Longas-Metragens, o clássico Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva (co-produção Brasil-Argentina) – clássico do cinema gaúcho com uma atuação magnânima de Aracy Esteves.

No domingo, tem mais. E começa de manhã com uma atividade incomum e interessante. Quem conta é a professora Sandra Camerini Vieira, do Instituto Federal Sul rio-grandense:

” O Festival de Cinema da Fronteira já pode ser entendido como um dos grandes eventos culturais do Rio Grande do Sul !

Este ano, o festival apresenta uma diversificada e incrível programação. Eu estarei participando nas ações paralelas do festival. No domingo, 12, às 10 h, eu, Elaine Bastianello e Luiza Neitzke, convidamos para uma visita guiada ao cemitério de Bagé. O nome da atividade é “Um passeio à Perpetuidad”…

O passeio tem a intenção de mostrar, a partir de um olhar para o rico passado histórico da cidade, sua beleza material vista pelas belas esculturas tumulares; ao mesmo tempo, ele pode servir como auto-falante de uma cidade na qual a ARTE pulsa em suas veias !

Parabéns Bagé! Parabéns Zeca Brito! Parabéns à Curadoria!

Pessoas, do dia 10 a 17 de dezembro, todos os caminhos encontram-se na Fronteira”           *  Sandra Camerini Vieira        

Cemitério da Santa Casa, considerado um dos mais ricos do país na arte cemiterial…

Programação completa: www.cinemadafronteira.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s