Aplausos de Cinema : PARINTINS terá Cine Oriental reaberto

Deputado Tony Medeiros e Secretário Robério Braga vão entregar presente ao AMAZONAS…

Uma histórica sala de cinema, o Cine Oriental de Parintins, em 2012 completando seu cinquentenário, terá suas portas reabertas e a previsão é para junho próximo.

Quando uma sala de Cinema se abre, isso é motivo de alegria para as muitas centenas que amam e apreciam a Sétima Arte. Imagine então o tamanho e a intensidade do sentimento de satisfação plena quando um espaço de CINEMA vai voltar a funcionar numa cidade do interior, ainda mais carente de Arte & Cultura que as grandes cidades.

Soube desta auspiciosa notícia durante minha estada recente em Manaus e já tive oportunidade de divulgá-la aqui no AURORA DE CINEMA.

Foi o próprio deputado Tony Medeiros quem nos contou, quando eu redigia notícias do Amazonas Film Festival na confortável sala de Imprensa abrigada no Caesar Business.

De repente, ele adentra o espaço com seu assessor Hugo Bronzere e, com um tremendo sorriso, nos conta da emocionante Vitória ! Eu também vibrei junto com ele, assim como minhaquerida Alice Gonzaga, Primeira Dama do Cinema Brasileiro, minha companhia constante e animada em Manaus.

Tony Medeiros anuncia que acordo confirma reabertura do Cine Oriental em Parintins

Pois é: o Cine ORIENTAL de Parintins  será restaurado e passará a receber filmes dos circuitos nacional e internacional de longas-metragens. O anúncio aconteceu durante encontro entre o herdeiro do Cine Oriental, Almir Kimura, o Secretário Estadual de Cultura, poeta Robério Braga, e o deputado estadual Tony Medeiros (PSL).

Ficou definido: o Governo do Estado do Amazonas, com apoio de patrocinadores, fará a recuperação do Cine Oriental. O local está fechado há mais de dez anos, quando Parintins deixou de receber filmes que também eram exibidos em Manaus e outras capitais.

O Cine Oriental foi inaugurado em 1962 e foi, por muito anos, a grande sala de atrações e encontros de Parintins, exibindo com constância e muito público os grandes sucessos do cinema de todos os tempos.

Foram quase 4 décadas em funcionamento. No auge do Cine ORIENTAL, Parintins chegou a ter outras três salas de exibição, o Cine Oriental II, o Cine Saul e o Cine-Teatro da Paz.

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Cultura (SEC), acompanhada do deputado Tony Medeiros e do herdeiro Almir Kimura, já fez visitas ao prédio onde funcionava o Cine Oriental, a fim de analisar as condições de conservação e avaliar os investimentos necessários para a reabertura do imóvel.

Outra novidade: o Cine Oriental terá um palco para apresentações teatrais, beneficiando grupos de teatro de Parintins e outros municípios da região do Baixo Amazonas. A idéia é criar um espaço que sirva para exibir filmes e também para a encenação de peças teatrais.

Tony Medeiros, um apaixonado pelo Boi e por Cinema, inspeciona ele próprio os equipamentos do Cine Oriental…

Tony Medeiros está encantado com a eminência da ‘entrega’ do Cine Oriental aos moradores de Parintins e do Amazonas, de modo geral: “Estamos envidando todos os esforços para agilizar a entrega da documentação necessária para que as obras de recuperação do Cine Oriental comecem”.

Almir Kimura diz há anos sonhar com a reabertura do cinema, mas a falta de recursos prorrogou o sonho até aqui: “Parintins é uma cidade cultural, com população favorável à reabertura do cinema. Tenho certeza que agora o projeto será um sucesso”.

O secretário Robério Braga lembra:”O Cine Oriental é um imóvel particular, por isso a reforma do local, com apoio do Governo do Estado, requer alguns cuidados legais. Nossa proposta é reabrirmos o cinema em regime de comodato. Também há a possibilidade de criarmos um conselho de gestão, que fará a administração do local”, planeja. “São hipóteses que serão analisadas e discutidas a fim de encontrarmos a melhor solução para o Cine Oriental”, afirma Robério Braga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s