Maio tem Semana ABC na Cinemateca…

Abertas as inscrições para o Prêmio ABC 2012

Até 29 de fevereiro, abertas inscrições para o Prêmio ABC 2012, as quais poderão ser feitas pelo site  www.abcine.org.br. Os finalistas do Prêmio ABC 2012 serão selecionados através de votação dos sócios da Associação Brasileira de Cinematografia.

Concorrerão todos os Longas-Metragens exibidos comercialmente em 2011, sendo escolhidos os cinco filmes mais votados nas categorias: Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem,  Melhor Direção de Arte e Melhor Som. Também concorrerão ao Prêmio ABC 2012 os filmes inscritos nas categorias: Melhor Direção de Fotografia em Curta-Metragem, Filme Comercial, Programa de TV e Filme Estudantil. 

Os ganhadores do Prêmio ABC 2012 serão conhecidos dia 12 de maio, em cerimônia a ser realizada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

receberam o prêmio, entre outros, os longas Tropa de Elite 2, de José Padilha; A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor; Os Famosos e Os Duendes da Morte, de Esmir Filhoa minissérie  Afinal, o que querem as Mulheres? de Luiz Fernando Carvalho; e o curta-metragem Haruo Ohara, de Rodrigo Grota. 

Desde 2001, a Semana ABC de Cinematografia reúne personalidades das diversas áreas da produção audiovisual, do Brasil e do exterior, em conferências, painéis e debates. Após a Semana, toda a programação é disponibilizada em streaming no site www.abcine.org.br. O grande momento do evento é a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, outorgado pelos associados em várias categorias (Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som) para o formato longa-metragem, além do prêmio de Melhor Direção de Fotografia nos formatos curta-metragem, publicidade, programa de TV e filme estudantil.


Sobre a ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia, ABC, fundada em 2 de janeiro de 2000, reúne profissionais de cinema, especialmente diretores de fotografia, com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria.

Com mais de 300 associados, a ABC mantém várias listas on line, a principal delas de uso exclusivo dos sócios, e envia um Boletim Eletrônico para cerca de 2.000 assinantes. As listas representam um importante ponto de encontro entre os profissionais mais experientes, os iniciantes e os estudantes, que encontram on line informação atualizada sobre diversos temas de interesse.

A ABC publica, em conjunto com editoras, obras relevantes para a cinematografia, como o livro Expor uma História, de Ricardo Aronovich. A Associação é uma das fundadoras do Congresso Brasileiro de Cinema e associada da IMAGO, Federação Européia das Associações de Cinematografia. A ABC colabora também com estudos técnicos visando à qualidade das projeções no país, e suas Recomendações Técnicas vêm sendo adotadas pela ANCINE nos projetos de instalação de novas salas.

A ABC atua na área do direito autoral, seguindo a tendência de reconhecimento dos direitos legais de co-autoria nas obras audiovisuais, nos moldes já adotados em alguns países europeus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s