O Gênero: Festival e Seminário com inscrições abertas

Uma nova janela para curtas-metragistas: estão abertas inscrições para a mostra Curta O Gênero, a acontecer em março, em Fortaleza.

Podem concorrer produções audiovisuais de ficção ou documentário, desde que  tragam o gênero como pano de fundo dos roteiros e abordagens.

As inscrições prosseguem abertas até 10 de fevereiro para proponentes de todo o país. Podem participar realizadores maiores de 18 anos, com filmes de, no máximo, 20 minutos de duração, concluídos a partir de 2009. Edital e ficha de inscrição estão disponíveis em http://www.curtaogenero.org.br.

A relação entre homem e mulher, e a disparidade entre um e outro na sociedade são apenas algumas das questões que devem permear as produções, as quais podem ainda dialogar com temas como violência contra mulher, masculinidades, paternidade, diversidade sexual, raça, classe e exploração sexual. A Mostra Curta O Gênero será realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), de 7 a 11 de março próximos.

Itinerante

Após a edição em Fortaleza, a mostra segue em edição itinerante por 10 cidades do interior do Ceará. Além da exibição dos filmes, será promovido um seminário com participação de artistas, estudiosos e pessoas ligadas a entidades que tratem da questão. A curadoria dos filmes será feita pelo antropólogo Richard Parker, diretor do Centro de Gênero, Sexualidade da Columbia University – NY, pelo diretor da Fábrica de Imagens e coordenador da mostra, Marcos Rocha, e pela coordenadora-geral do Cine Ceará, Margarita Hernández.

Marcos destaca o principal ponto da mostra como fomentadora do debate sobre questões que, em sua avaliação, permanecem invisíveis às produções audiovisuais. Apesar das relações homem e mulher estarem bastante presentes nos filmes, não há problematização acerca delas: “Tanto a produção cinematográfica como televisiva precisa se qualificar para essas discussões. Queremos um debate político mais consistente”, diz.

O produtor enumera algumas das questões envolvendo gênero que podem estar nas produções, como raça, masculinidade, aborto, direitos humanos, gênero e geração, gênero e pobreza. “É bom ficar claro que não são só vídeos especificamente sobre mulheres. Vídeos que tratem não só das relações homem e mulher, mas de uma multiplicidade, onde entrem travestis, lésbicas, transexuais. Tudo entra nesse campo de possibilidades de produção”, exemplifica.


O Céu de Suely: filme de Karim Aïnouz aborda a questão com competência e sensibilidade…

Para esta primeira edição, reforça o coordenador, a expectativa é de poucas inscrições, exatamente pelo número reduzido de trabalhos nessa linha: “Nós não temos conhecimento de núcleos de cineastas preocupados em discutir esses temas”, afirma Marcos Rocha.

Seminário

Com uma proposta inicial de ser um festival, Curta O Gênero desistiu do formato, que na opinião dos organizadores, desviava o foco da discussão política dos temas. Os filmes serão, então, exibidos em mostra, sem caráter competitivo, e serão entremeados por debates, num seminário a ser realizado em paralelo.

Entre os participantes já confirmados estão Benedito Medrado (Doutor em Psicologia Social-PUC/ SP), o escritor João Silvério Trevisan, Suzy Capó (fundadora do Festival Mix Brasil), Vagner de Almeida (cineasta), Bia Barbosa (jornalista / Intervozes-Coletivo Brasil de Comunicação Social-SP) e Betânia Ávila (Doutora em Sociologia, Coordenadora Geral do SOS Corpo).

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: questões em evidência… 

O projeto inclui ainda realização de mostras em escolas, além de oficinas e minicursos para educadores e alunos da rede pública de ensino, e de organizações que trabalhem questões de gênero. “Queremos difundir essa produção mais qualificada e fazer com que ela chegue as pessoas”, reforça Marcos.

Mais Informações
Inscrições até 10 de fevereiro – http://www.curtaogenero.org.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s