Cineclube Araucária é CINEMA de graça em Campos do Jordão

Descobri o Cineclube Araucária, que vem conquistando mais e mais público, através do laborioso trabalho em prol do Cinema que acontece na bela cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, e resolvi dividi-lo com você, leitor amigo.

Cineclube Araucária é uma iniciativa da Associação Cultural Cineclube Araucária, cuja presidência cabe a Cervantes Sobrinho, o mais tranquilo, competente e gentil produtor de cinema que já vi em ação.

É ele quem mantém o Cineclube funcionando, organiza a programação (para a qual aceita sugestões) e agradece textualmente no site da entidade:

“A todos que colaboraram para a implantação e o funcionamento do Projeto O CINEMA ESTÁ DE VOLTA A CAMPOS DO JORDÃO, em especial à Secretaria Municipal de Cultura pela cessão do Espaço Cultural Dr. Além, que, graças ao esforço conjunto do Cineclube, da Secretaria de Cultura e de todos os nossos apoiadores, já voltou a ser a Casa do Cinema em Campos do Jordão, oferecendo entretenimento sadio à população da cidade. Estamos felizes com o resultado obtido em 2011 e já temos o aval da Secretária de Cultura, Flávia Guimarães, para a continuidade desta missão em 2012.

Neste mês de janeiro, seis grandes clássicos da Sétima Arte serão exibidos, sempre com entrada franca. Compareçam e ajudem a divulgar ! Este é um Projeto Cultural da cidade de Campos do Jordão, o qual visa, prioritariamente, ao público jordanense”.

Campos do Jordão é uma importante porta de entrada cultural em São Paulo…

A programação para JANEIRO é esta:

20 de Janeiro às 19h30
CINEMA PARADISO,  de  Giuseppe Tornatore ,Italia, 1988, Drama, 123 min, 14 anos
Com  Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullotta
 
 
21 de Janeiro às 19h30
 
 
O BEM AMADO,  de Guel Arraes, Brasil, 2010, Comedia, 107 min, 12 anos
 
Com  Marco Nanini, José Wilker, Caio Blat, Maria Flor, Matheus Nachtergaele
 
22 de Janeiro às 15h00

A PRINCESA E O SAPO,  de Ron Clementes e John Musker, EUA, 2008, Animacao, 97 min, Livre
 
 
Cineclube Araucária no Espaço Cultural Dr. Além

Avenida Januário Miraglia, 1582 Abernéssia, Campos do Jordão
Retire seu ingresso no local a partir das 14h do dia da exibição 
Entrada Gratuita | Lotação: 250 lugares
 

* Temos a honra e a alegria de parabenizar CERVANTES SOBRINHO por sua natural vocação para a atividade cinematográfica, sua incansável dedicação ao Cinema, e seu abnegado esforço para fazer reviver em campos do jordão o movimento de cinéfilos, estudantes e interessados em cultura.

Cervantes Sobrinho: um apaixonado por Cultura, mobilizando o CINEMA em Campos do Jordão…

graças a essa dedicação incansável, cervantes sobrinho tem conseguido reunir tantos apoios importantes para fazer reviver a Sétima Arte em Campos do Jordão, fazendo prosperar a atividade cineclubista numa cidade que tem tradição de Cinema.

Afinal, foi em Campos do Jordão onde aconteceram as filmagens do romance Floradas na Serra, um dos sucessos da escritora Dinah silveira de Queiroz.

Floradas na Serra foi inteiramente filmado em Campos do Jordão, tendo como protagonista a atriz Cacilda Becker, que atuou ao lado do saudoso Jardel Filho. Também atuaram no filme Célia Helena, Liana Duval, José Mauro de Vasconcelos, John Herbert e Rubens de Falco (na época, ainda assinando Rubens Costa).
 
 
Floradas na Serra é um clássico do Cinema Brasileiro, sendo o último filme produzido pela Companhia Vera Cruz, lançado em Outubro de 1954 (o estúdio fechou as portas em Dezembro), sendo um grande sucesso de bilheteria. Na época do lançamento, a critica elogiou muito o filme, até hoje considerado por alguns o melhor drama romântico já realizado no Brasil. O filme custou cerca de Cr$6.500.000,00, um orçamento gordo para a época.
 

Portanto, reavivar o gosto pelo CINEMA nesta cidade que conta um capítulo importante do Cinema Brasileiro é ação digna de todos os APLAUSOS, apoios e incentivos.

Parabéns a Cervantes Sobrinho pela empreitada.

 
 VIVA O CINECLUBE ARAUCÁRIA !

2 Respostas para “Cineclube Araucária é CINEMA de graça em Campos do Jordão

  1. Cine Club Araucaria – Campos do Jordão

    Nestes tantos anos em que vivi com Mazzaropi, por quem fui criado, tive a oportunidade de estar neste cinema com ele algumas vezes, pois ai eram exibidos seus filmes; fiquei muito feliz ao saber que o cinema está sendo recuperado, Campos do Jordão éra a cidade de descanso preferida de Amácio Mazzaropi; em Campos do Jordão na minha época com ele Mazzaropi escreveu os filmes; Jecão…Um Fofoqueiro no Céu; Jeca e seu Filho Preto, A Banda das Velhas Virgens e o Jeca e a égue milagrosa; tres dos quais faço o papel de seu filho; ficavamos hospedados em dois Hoteis um na entrada de Campos do Jordão neste momento não me recordo o nome do primeiro hoteil; o outro ao fundo do Capirari Hotel Vila Inglesa, hoje leva seu nome; Hotel Vila Mazzaropi; no Vila Inglesa foram escritos os filmes Filho Preto e Banda das Velhas Virgens; eu o ajudei a escrever, e produzilos; Ao Cervantes Sobrinho meus agradecimentos e desejo de sucessos , assim que puder ir a Campos do Jordão vou lhes doar uma Coletânea com os 32 filmes de Mazzaropi em celebração ao CENTENÃRIO DE MAZZAROPI – São Paulo – 09 de Abril de 1.912 á 2.012.
    André Luiz Mazzaropi – O Filho do Jeca

  2. Um bom caminho para conhecer a história de Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do cinema nacional, é o Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), responsável pela administração do Museu Mazzaropi e por outros projetos como a biografia “Sai da Frente! A vida e a obra de Mazzaropi”, de autoria de Marcela Matos, publicado pela editora Desiderata após 5 anos de pesquisas, entre outros. São quase 20 anos de coleta de dados, depoimento de anôminos e famosos, professores, historiadores, apoio no desenvolvimento de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado; e mais contínua coleta de dados, fotografias e documentos. Um acervo valioso para quem quer conhecer mais detalhes da carreira, da história e do sucesso de Mazzaropi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s