Críticos elegem Melhores Filmes de 2011…

A ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – está divulgando a lista dos filmes escolhidos por seus integrantes como os melhores filmes de 2011. São eles: 

·         Melhor Longa Estrangeiro: A Árvore da Vida (The Tree of Life), de Terrence Malick.

·         Melhor Longa Brasileiro: Transeunte, de Eryk Rocha.

·         Melhor Curta Brasileiro: Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. 

Fundada em julho do ano passado, esta é a primeira vez que a Abraccine anuncia esta escolha.  Trata-se de uma premiação jovem, mas que já nasce com importância e representatividade nacional: “A votação para o Prêmio Abraccine mobilizou, dos seus 80 associados, 53 críticos de cinema vindos de 10 estados brasileiros, que representaram todas as regiões do País”, afirma Luiz Zanin Oricchio, presidente da entidade. “E entre os eleitores estão críticos atuantes nos principais veículos brasileiros, seja na mídia impressa como nos veículos eletrônicos e virtuais”, diz Zanin. 

Diferente da maioria das premiações, o Prêmio Abraccine não é feito somente através da simples soma aritmética de votos. Os vencedores foram definidos após longo processo de discussão interna entre os associados, com votação em dois turnos, quando a maioria absoluta não foi alcançada no primeiro escrutínio. 

“Assim, os filmes premiados espelham a filosofia central da entidade: alta qualificação profissional dos sócios, respeito à diversidade regional do País, democracia interna e recusa de bairrismos”, afirma Zanin.

Transeunte, de Erik Rocha, foi eleito Melhor Longa Brasileiro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s