Inscrições para Festival Nacional de Teatro

FESTA 54 abre inscrições para grupos de todo o País
 


Arte, Política e Pensamento é tema do Festival Santista de Teatro

Grupos teatrais de todo o Brasil já podem se inscrever para participar do 54º Festival Santista de Teatro, o FESTA, que vai acontecer de 13 a 21 de abril. As inscrições são gratuitas e feitas online, pelo www.festivalsantista.com.br, onde consta o regulamento completo do festival, considerado um dos mais importantes do País. O prazo final é 31 de janeiro.

Todo o processo de inscrição é feito pela internet, exceto o envio da gravação do espetáculo, a ser feito via correio. Os espetáculos inscritos passarão por curadoria, e os selecionados serão anunciados em março.

 

Seguindo o tema Arte, Política e Pensamento, o formato do festival será semelhante ao último, realizado ano passado. Serão apresentados espetáculos nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, de grupos de diferentes regiões do País e também da Baixada Santista. Debates, mesas-redondas, atividades formativas, performances e Mostra Paralela integram a programação, que contará ainda com o Quintal da Pagu, espaço instalado na Praça dos Andradas com apresentações musicais e intervenções culturais.

Como na última edição, é o público que vai escolher o valor dos ingressos, entre R$ 2 e R$ 10. A iniciativa objetiva facilitar o acesso às peças, além de valorizar o fazer teatral.

Novidade ano passado, o Intercâmbio Cultural será mantido no FESTA 54. Nele, 25 estudantes de artes cênicas serão selecionados para acompanhar o festival, com estada e alimentação garantidos. Além de terem a oportunidade de conhecer o FESTA e seus artistas, os intercambistas serão divulgadores do festival nas regiões onde vivem.

Mérito Cultural

PAGU, símbolo da transgressão, criou o FESTA nos anos de 1950

Em novembro passado, o Festival Santista de Teatro foi premiado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural. O prêmio, concedido pelo Governo Federal a 51 artistas, grupos e festivais, colocou o festival ao lado de grandes representantes das nossas artes, como Beth Carvalho e O Tablado, grupo teatral de São Paulo. A homenageada da Ordem do Mérito Cultural foi Patrícia Galvão, a Pagu, criadora do FESTA, cuja primeira edição aconteceu em 1958. O festival teatral é considerado o mais antigo em atividade no país.

O FESTA 54 é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista, sob a coordenação geral de Caio Martinez, Leandro Taveira, Platão Capurro Filho e Sarah Atunes. 

Uma resposta para “Inscrições para Festival Nacional de Teatro

  1. A CULTURA DEVERIA SER UMA DOENÇA, a cura em todos niveis e nao ficar bom tao rapido, temos os homens mais inteligente palavra bem popular dita pelos mais inteligentes os mais velhos, cantar, alegria, verdade, iluzao ou ate mesmo paixao palavras em melodia jogadas ao vento;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s