Helena Ignez ministra oficina de Teatro-Cinema no Rio

Leve sua PERSONAGEM para ser DESENVOLVIDA num FILME !

Este é o instigante convite que vem sendo oferecido pela ONG Cinema Nosso, que promove no próximo mês de março uma oficina com a atriz e diretora Helena Ignez.

O convite diz:

Venha participar de um work in progress para a construção de um filme dirigido pela cineasta e atriz Helena Ignez. Vai ser  dias 08,09, 12, 13, 14, e 15 de março no Cinema Nosso ! Venham com seus Personagens !

 Personagens Em Busca de Um Filme é um projeto de cinema comunitário que propõe a realização de um filme a partir de uma oficina de atuação com a diretora e atriz Helena Ignez. Cada ator deverá trazer uma personagem para ser trabalhada durante um período de seis dias e o roteiro desse filme será construído através das improvisações dos atores/participantes, nos exercícios propostos para o desenvolvimento das personagens. 
O projeto inspira-se no texto O Tempo Na Cidade, do geógrafo Milton Santos. Nesse texto, a cidade é retratada como um palco de atores, os mais diversos, que se movimentam em suas trajetórias diárias, segundo tempos os mais distintos. 

Cada participante inscrito deverá desenvolver sua personagem através dos exercícios propostos por Helena Ignez, baseados na trajetória da atriz.

Estrela dos filmes de Rogério Sganzerla, como O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, co-fundadora da legendária companhia de produção Belair, a atriz tem também no seu currículo trabalhos de atuação com os principais cineastas brasileiro, como Glauber Rocha, Julio Bressane, Joaquim Pedro de Andrade, José Mojica Marins, entre muitos outros. 
Diversos fotógrafos de cinema convidados acompanharão a oficina, a fim de registrar não só as experiências performáticas das personagens, mas todo o desenvolvimento da vivência, como debates e improvisações. Um percussionista sonorizará ao vivo os exercícios. A montagem das imagens será coordenada pelo montador e cineasta Ricardo Miranda, editor premiado de importantes filmes do cinema novo e marginal. 
Um filme comunitário, popular, com inscrições abertas não só para atores profissionais, mas para quem deseje expressar uma idéia através da arte cênica. A contribuição sugerida é de 300 reais. 


METODOLOGIA DE TRABALHO 

Durante 6 dias, Helena Ignez estará ministrando a oficina, contando com a assistência de direção de Barbara Vida e com os registros de imagem e som realizados por diversos cinegrafistas convidados.

 A abertura do trabalho será feita pelo cineasta Joel Pizzini, realizador do filme Helena Zero, documentário poético sobre a trajetória cinematográfica da atriz. 

Atriz e diretora consagrada, Helena Ignez vai transmitir um pouco do muito que sabe aos seus novos alunos…
Após a exibição, iniciam-se os exercícios de desenvolvimento dos personagens, os quais consistirão na primeira etapa da oficina: 
1 – Exercícios de aquecimento ligados à prática de Tai Chi Chuan
2 – Concentração através da música, que terá execução ao vivo, com um percussionista convidado. Exercícios de aquecimento corporal relacionados ao dançar e ao se soltar dionisiacamente. 
3 – Estudos de textos teóricos de alguns autores como Nietzche, Artaud e Milton Santos. Esse momento faz parte da construção do roteiro, que terá a participação de todos. 
A segunda etapa da oficina será diretamente direcionada às filmagens das performances individuais de cada participante. 
Em momento posterior, a montagem será realizada pelo cineasta Ricardo Miranda. 

SERVIÇO :

Helena Ignez: carisma, talento, vocação e amor à Arte são o eixo central da atuação desta Artista-Patrimônio da Cultura…

Oficina com HELENA IGNEZ
Dias: 08,09,12,13,14 e 15 de março

Hora: 10h às 14h

Local: Cinema Nosso

Contribuição: R$ 300

Contato: embuscadeumfilme@… / 88731712

3 Respostas para “Helena Ignez ministra oficina de Teatro-Cinema no Rio

  1. Até gostaria de participar, mas tenho uma história que já dei inicio, com uma esquete já apresentada em Araraquara/SP., seria um grande salto, mas vou deixar para outra vez. Pretendo terminar esse conto para o Teatro, e só depois poderei ingressar em algo semelhante. Desejo sucesso a todos que vierem a participar. Um abração do Nonô do BBB.9.

  2. Quem partiipar deste curso vai ter uma oportunidade GENIAL e única de conhecer pessoalmente uma das maiores atrizes – Ouzada- da Historia do Cinema Novo e Experimental e mais, apreender um pouco das suas técnicas artísticas como atriz e também de cineasta vividas com os grandes cineatas do nosso cinema brasileiro. Isso é só o começo ! bino

    • Realmente é uma oportunidade de ouro, porém, tenho compromissos nesses dias, razão pela qual não vou participar ou me inscrever no momento. História para o filme até tenho, mas por motivo imperioso não poderei participar, deixo para outra oportunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s