São Luís verá LUME de Cinema em junho

Festival  vai  transformar  São Luís  em  território internacional  de  Cinema

Criado e organizado pelo cineasta maranhense Frederico Machado, o Festival LUME terá este ano sua segunda edição, na cidade de São Luís, começando no próximo dia 14 de junho.

E é assim que Frederico Machado apresenta seu festival:  “Cinema é pensamento e emoção convertidos numa representação que se confunde com o real, nele compondo um mosaico plural e arrebatador. São idéias projetadas através de imagens em movimentos e sons, numa articulação alucinada, com uma lógica própria que faz dela essa linguagem singular por onde é retratado o mundo, que inventado, torna sua versão mais factível do que a própria realidade”.

Festival Lume de Cinema, uma extensão dos 3 Festivais Internacionais de Cinema do Maranhão que a Lume Filmes criou em meados da década passada,  deseja despertar também no espectador uma consciência a favor da arte cinematográfica, mostrando, em diversos espaços da cidade, uma gama enorme de filmes, entre longas e curtas, participantes das mostras oficiais e paralelas, além de shows, lançamentos de livros, palestras, workshops e debates, visando  a estimular e aprimorar nosso conhecimento e sensibilidade em torno desta arte tão completa e plural.

Além disso, o festival pretende ser um marco cultural para a capital maranhense e para o país. É um projeto audacioso, e sabendo da capacidade turística da cidade de São Luís, e de seu aspecto social e geográfico propício para alimentar desejos visuais e sonoros em todos quanto a visitam, nada mais estimulante e encorajador do que realizar um festival nesses moldes, contando com presenças de cineastas, técnicos, atores e jornalistas internacionais e nacionais, justamente para se criar também condições de fortalecer a cinematografia maranhense e brasileira.

Agradecemos aos que acreditaram, contribuindo para a realização deste festival. A todos, nosso firme propósito de continuar na crença de que é possível um desenvolvimento qualitativo a favor do Maranhão e do Brasil, através da arte, na qual se insere a cinematográfica, razão deste Festival”

ATIVIDADES

O II Festival Lume de Cinema, além das várias atividades voltadas para o cinema, apresentará uma vasta programação cultural. O Festival contará com exposições, shows musicais, peças de teatro e festas em sua programação ! Tudo em prol de um enriquecimento cultural abrangente para a população de São Luís, que verá, nos 7 dias do evento, o melhor do cinema mundial.

RETROSPECTIVA

O II Festival Lume de Cinema fará uma retrospectiva de um cineasta, ainda a ser escolhido pela organização do evento. Será um renomado autor do cinema mundial. Com esta retrospectiva, o evento espera firmar ainda mais a sua proposta de ser um festival que privilegia de fato o cinema de autor e verdadeiro. 

O II Festival Lume de Cinema acontecerá em diversos espaços na cidade de São Luís. A abertura será no teatro Arthur Azevedo, um dos mais belos teatros do Brasil. Com arquitetura colonial, o teatro tem capacidade para quase 1.000 pessoas. Além do TAA, o festival acontecerá no Cine Praia Grande e em  diversos espaços públicos como praças, auditórios e colégios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s