Hitchcock, o Mestre do Suspense, será destaque no CineCE

 

Inscrições abertas à oficina gratuita com o jornalista Marcelo Lyra  

Estudo sobre as técnicas narrativas, e evolução do estilo ao longo de 53 longas metragens e 25 filmes feitos para a TV. Serão analisados os principais longas-metragens e alguns filmes feitos para a TV, por intermédio de uma seleção das cenas mais importantes de cada filme.

Seminário com três aulas de três horas cada, totalizando nove horas-aula. 

Programa:

1° aula – Os filmes mudos, de 1926 a 1929, a arte de falar por imagens, fundamental em sua obra. A fase sonora inglesa, de 1929 a 1939, a influência do expressionismo e o desenvolvimento das técnicas de suspense.

A Fase Americana

2° aula – Descobrindo o sistema de Hollywood, de 1940 a 1947, a criação da própria produtora, a descoberta da cor e do parceiro essencial, o fotógrafo Robert Burks, o auge da maturidade técnica e artística, de 1953 a 1962

3® aula – Hitchcock chega à TV e se torna popular, a retomada de velhos temas e a busca por novos caminhos. A fase final, com lampejos de genialidade, de 1963 a 1976. Balanço geral da carreira e influência nas novas gerações. Referências em Coppola, Spielberg, Brian de Palma, Scorsese etc.

SERVIÇO

Curso: Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense

Com Marcelo Lyra, jornalista de São Paulo

Período: 4 a 6 de junho

Horário: 15h às 18h.

Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira 

Turma: 35 alunos 

GRATUITA 

Inscrições: www.cineceara.com

Contato: oficinas@cineceara.com (85)  32643877

Um pouco sobre MARCELO LYRA

Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.

Ministra regularmente cursos sobre cinema brasileiro e crítica de cinema, em eventos em espaços culturais como o Espaço Unibanco e Cinesesc, em São Paulo, ou em eventos como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2004 e 2007), Cine Ceará etc.

É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”.

Jornalista Marcelo Lyra dará oficina em Fortaleza…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s