Curitiba movimenta Cinema e público aplaude Mr. Sganzerla

Aurora de Cinema direto de CURITIBA

Teatro Guairinha foi pequeno para ver Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz 

A abertura oficial do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba provou que chegou em boa hora:  “Um Festival que nasceu como uma maneira de retribuir a acolhida que Curitiba tão carinhosamente proporcionou a mim, como ao Antonio Júnior e a Marisa Merlo, que organizamos o festival”.

Assim, Aly Muritiba, um dos criadores da Grafo Audiovisual, empresa produtora do Olhar de Cinema, dizia, visivelmente feliz, na abertura da edição inaugural do festival. Muritiba explica que nenhum dos três nasceu na capital paranaense, mas que se tornaram curitibanos por adoção. Criar e produzir o Festival foi a forma encontrada de dizer “muito obrigado” à cidade.

“Mas é bom lembrar que a cidade não deve se satisfazer apenas com estes 7 dias de cinema”, lembra Marisa Merlo. “Queremos que o Olhar de Cinema seja um incentivo para que venham outras iniciativas do gênero, para que Curitiba viva cada vez mais a experiência do cinema”, afirma.

Antonio Júnior contabiliza: “Para chegarmos até esta noite de abertura, foram mais de 1.500 filmes vistos. É espantoso! E hoje a gente se sente melhor e mais completo do que quando começamos a ver todos estes filmes”.

O Olhar de Cinema 2012 – Festival Internacional de Curitiba oferece 156 horas de cinema, distribuídas por 8 Mostras. E todas as sessões são gratuitas.

Pizzini e Sganzerla

Ao subir ao palco do Guairinha para apresentar o filme de abertura, o diretor Joel Pizzini afirmou: “Estão passando diversos filmes na minha cabeça agora. Foi aqui em Curitiba que conheci Rogério Sganzerla, foi aqui que eu fui tomado e me apaixonei pelo Cinema. Apresentar este filme neste palco é muito significante para mim”. E concluiu: “Longa vida ao Olhar de Cinema!”.

O filme Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla através de uma linguagem experimental que, segundo o próprio diretor, “homenageia ainda elementos relacionados a Orson Welles e à Antropofagia”.

Unindo raras e preciosas imagens de arquivo a uma narrativa ensaísta, Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz não apenas homenageia a obra do famoso cineasta, como também contribui para um importante mapeamento histórico do audiovisual brasileiro.

A programação completa do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba está em www.olhardecinema.com.br

 SERVIÇO:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

De 29 de maio a 4 de junho de 2012.

Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Patrocínio: Volvo, Copel, Schweppes. 

Apoio: Estúdio Tijucas, Conta Cultura, Governo do Estado do Paraná, Shopping Crystal

Apoio Cultural: SESI-PR, SESC-PR, SESC Paço da Liberdade.

Promoção: RPCTV, Gazeta do Povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s