Inscrições de filmes e vídeos ao RECINE

Abertas até 31 de julho as inscrições para a Mostra Competitiva de filmes do 11º REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O objetivo da mostra é incentivar o reaproveitamento de imagens de arquivo em novas produções audiovisuais, além de divulgar e premiar os melhores trabalhos.

O festival recebe inscrições de filmes e vídeos de curta, média e longa-metragem de temática livre, que tenham em seu conteúdo, no mínimo, 40% de imagens de arquivo. O regulamento e a ficha de inscrição da mostra estão no site do REcine – www.recine.com.br – e no portal do Arquivo Nacional – www.arquivonacional.gov.br. A partir do dia 20 de setembro, serão divulgados nos sites os filmes selecionados para concorrer nas diversas categorias. Na noite de encerramento do REcine (9 de novembro) serão anunciados os vencedores.

Já a oficina de vídeo, que é gratuita, oferece 30 vagas para quem quer aprender na prática como produzir vídeos utilizando imagens de acervos audiovisuais de domínio público. Sob a orientação da cineasta Beth Formaggini, uma das mais conceituadas documentaristas da atualidade, pesquisadora e produtora audiovisual, os alunos realizarão vídeos para concorrer na Mostra Competitiva do REcine, em categoria especial.

A oficina acontece de 10 a 21 de setembro, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro – RJ). As inscrições podem ser feitas no site www.recine.com.br , e no portal do Arquivo Nacional – www.arquivonacional.gov.br. Os nomes dos candidatos selecionados serão divulgados a partir de 13 de agosto.

O REcine 2012 acontece de 5 a 9 de novembro, na sede do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, com entrada franca. O festival vai prestar uma homenagem aos grandes nomes do humor no cinema mundial, exibindo na Mostra Informativa de filmes, obras-primas e raridades de diretores e atores de diferentes países, da comédia-pastelão à sátira política. Gênero cinematográfico de maior sucesso junto ao público, a comédia contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e popularização do cinema.

Prédio do Arquivo Nacional, que sedia o RECine, na capital carioca…

Além da exibição de filmes, o REcine promove palestras e mesas de debates sobre o tema do ano, cinema de arquivo e preservação de acervos audiovisuais, com cineastas e profissionais de destaque na área de conservação e pesquisa de imagens em movimento.

O festival também homenageia personalidades da cultura brasileira e lança a nona edição da Revista REcine, com artigos sobre a arte do humor no cinema, ilustrados com fotos do acervo iconográfico do Arquivo Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s