Breno Silveira faz filme sobre o Rei do Baião

Sanfoneiro de forró será protagonista em novo longa de Breno Silveira 

 Mais de 5.000 candidatos disputaram o papel principal do filme Gonzaga — de Pai para Filho, novo longa de Breno Silveira. Mas foi o quase desconhecido Nivaldo Carvalho, paulistano de 31 anos, que já tinha encarnado Luiz Gonzaga no teatro, quem ganhou o papel: “É minha primeira experiência como ator. No início, tive dificuldade, devido à minha timidez, mas a música me ajudou muito, pois também exige tempo e sensibilidade. A minha aparência e o timbre de voz ajudaram igualmente”, diz Nivaldo.

A entrada dele no filme tem um fato curioso: no último dia de inscrições para os testes, a mulher dele, Daniela, enviou para a produção uma foto da capa de um CD e um vídeo, nos quais Nivaldo aparecia com trajes à la Gonzagão. Poucas horas depois, ele recebeu um telefonema, convocando-o para um teste no dia seguinte.

Nivaldo em cena no filme ‘Gonzaga — de Pai para Filho’ | Foto: Divulgação

Nivaldo em cena no filme ‘Gonzaga — de Pai para Filho’ | Foto: Divulgação

“Aluguei um carro e fui para o Rio. Chegando no teste, me caracterizei, toquei uma música e li alguns textos. Eles gostaram, mas disseram que eu não sabia nada de atuação”, diverte-se Nivaldo. “O processo de seleção durou meses. Àquela altura, eu já acreditava que conseguiria o papel”, conta o sanfoneiro-ator.

Com estreia prevista para outubro, o filme aborda a relação de Gonzagão com o filho Gonzaguinha, sendo que 3 atores vão interpretar o Rei do Baião: Nivaldo será o velho Lua, dos 30 aos 50 anos, auge da carreira do artista.

Filme vai homenagear dois dos maiores compositores do Brasil | Foto: Divulgação

Filme vai homenagear dois dos maiores compositores do Brasil | Foto: Divulgação

Assim como o Rei do Baião, Nivaldo veio de uma família de músicos. Já gravou com a lendária Banda de Pífanos de Caruaru e, desde 2007, investe na carreira solo. Nasceu e vive em São Paulo, mas tem raízes nordestinas: seus pais e avós são de Jaicós, no Piauí, onde ele morou por anos.

Milagre no mausoléu do Rei do Baião

Ainda no período de testes, Nivaldo foi visitar a cidade natal de Luiz Gonzaga, Exu (PE). Visitou o museu do Rei do Baião e foi fazer uma oração no túmulo do Gonzagão. “No momento em que entrei no mausoléu, a produção ligou novamente, dessa vez me convocando para conhecer o Breno Silveira. Foi uma choradeira só da minha família”, diz o ator.

Já escolhido como um dos atores principais do longa, ele fez um laboratório digno de sanfoneiros antigos: tocou em locais curiosos, como estações de trem, tudo isso para entender as dificuldades pelas quais esses músicos passavam.

Além de toda a pesquisa, Nivaldo chegou a perder nove quilos para se encaixar no personagem: “O Breno me auxiliou a entrar no personagem, ele acreditou em mim, disse que eu vivi as coisas que o Gonzagão viveu”, afirma um emocionado Nivaldo.

Uma resposta para “Breno Silveira faz filme sobre o Rei do Baião

  1. o filme tera senas gravadas na regiao dos lagos..MORRO GRANDE ARARUAMA RJ..GRUPO CINECLUBE TUPINAMBA,participou veja as fotos

    http://www.facebook.com/uguinho.noisnafita/photos#!/media/set/?set=a.278371295583623.69685.100002322636790&type=3

Deixe um comentário

