Diversidades INTERIORES em exposição na Unicamp

Exposição do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais) evidenciadora do cotidiano de gays, lésbicas, travestis, transexuais e heterossexuais por meio da fotografia,  Interiores: Diversidades é apresentada ao público de Campinas na Casa do Lago, na Unicamp (Universidade de Campinas).

Reunindo imagens feitas pelo fotógrafo Walter Antunes, a Interiores: Diversidades deixou de lado os chavões e flagrou o cotidiano de pessoas e não de seus estereótipos, tendo como ponto de partida a ideia de apagar os rastros de mofados preconceitos que ainda insistem em se relacionar à diversidade sexual.

Concebida em 2008, com conceito do jornalista e produtor cultural Fábio Takahashi, a Interiores: Diversidades já passou pelas cidades de Rio Preto, Araraquara, São Paulo, José Bonifácio e Alfenas (MG), além de ser formatada em livro no ano de 2010, com apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto.

As imagens da exposição compõem um panorama real dos fotografados; o ambiente em que vivem/convivem; suas histórias e aspirações; seus laços e bandeiras, além ou aquém do arco-íris.

Inicialmente, o projeto da exposição resultou em 27 fotografados em seus ambientes de trabalho, em casa, com seus parceiros (as) e familiares. Todas as fotos possuem legendas descrevendo pensamentos, reflexões e aspirações dos entrevistados.

Em 2009, a Interiores: Diversidades obteve prêmio do Ministério da Cultura, e foi implementada com mais dez fotos, somando 37 imagens da vida real, inclusive, em outros estados do Brasil.

“As pessoas estão mais do que nunca se fechando em seus mundinhos. Todos constroem suas verdades, criam seus guetos e clubes, suas páginas na web, seus playlists, elegem seus universos, comunidades. Não se pede aqui para ninguém viver a vida do outro, mas para se diminuir um pouquinho a altura do muro, para que se possa olhar e entender que do outro lado da rua, no apartamento vizinho, na mesa de trabalho ao lado, na outra mesa do restaurante, na fila do banco ou do teatro, existe vida e que esta vida é tão importante e bela quanto a vida dos olhos que estão agora olhando”, reflete o fotógrafo.

No mês de julho, a exposição “interiores:diversidades” seguirá para a cidade de Votuporanga, sendo apresentada no espaço da Atol Cultural.

interiores: diversidades
Local: Casa do Lago – Unicamp
Rua Érico Veríssimo nº1011 – Barão Geraldo – Campinas/SP
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3521-7701

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s