Agosto de Cinema e Cultura Asiática em Sampa

TRAFFIC  terá primeira edição de 2 a 9 de agosto 

 

Será a primeira mostra cinematográfica de filmes representantes do cinema asiático, especialmente da Ásia Oriental e Sudeste Asiático. Durante o TRAFFIC, cerca de 30 títulos serão exibidos no Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira e Cine Olido. O festival também levará a São Paulo convidados da região asiática, além de apresentar alguns títulos de Hong Sang-soo e homenagear o diretor Carlos Reichenbach. 

A edição de estreia do TRAFFIC – Festival de Cinema e Cultura Asiática de São Paulo –, tem curadoria de John Badalu, direção artística de Suzy Capó,  produção executiva de Rafael Sampaio e Chris Liu. 

Curador, produtor, professor, crítico e consultor em mais de dez instituições de prestígio dentro e fora do seu país, a Indonésia –  como o Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Hong Kong Film Award –, Jhon Badalu apresentará uma programação marcada pela diversidade cultural dos países representados e dos estilos cinematográficos que a compõem.  

 

São Paulo, possui o maior número de pessoas que se declaram de origem asiática do Brasil – cerca de 456 mil são de origem oriental, dos quais 326 mil japoneses, a maior comunidade fora do Japão. 

Além disso, calcula-se que vivem no Brasil, 1,5 milhão de japoneses, 350 mil sino-brasileiros (chineses ou taiwaneses) e 50 mil coreanos. Asiáticos são os principais povos que imigram para São Paulo. Mais de 70% dos brasileiros asiáticos estão no Estado de São Paulo.  

Vale lembrar: a China e o Japão conformam a 2a e 3a maiores economias do mundo. Depois dos EUA, a China é o 2o maior mercado de  filmes do mundo, além de ser um forte mercado atualmente em expansão para importação e exportação no Brasil.  

A programação do Festival TRAFFIC vai reunir longas-metragens que representam de forma diversa aquilo que é produzido nos países asiáticos. De filmes independentes, autorais ou de culto à blockbusters da região, o festival pretende cumprir a lacuna no calendário cultural de São Paulo, exibindo filmes que representam a pluralidade estética, artística e de gêneros das cinematográficas asiáticas.    

O TRAFFIC vai exibir 5 filmes dirigidos pelo cultuado coreano Hong Sang-soo, diretor de mais de 15 títulos entre longas e curtas.

Estão confirmados: Hahaha, Like You Know It All, Oki’s Movie. 

Homenagem ao diretor Carlos Reichenbach 

O cineasta Carlos Reichenbach era um dos habitués das salas da Liberdade e apaixonado pelo cinema japonês. Carlão, como era conhecido no meio, assistia a uma média de dois, três títulos japoneses por semana. Em uma de suas entrevistas, contou que o primeiro impacto com o cinema japonês foi quando assistiu ao Intendente Sansho, de Mizogushi. Carlão contou ainda que viu uma cópia sem legenda, mas mesmo assim ficou absolutamente fascinado. Quando assistiu a Contos da Lua Vaga, decidiu que queria fazer cinema. A exibição do filme de Kenji Mizogushi homenageará Carlão, falecido recentemente. 

TRAFFIC – FILMES confirmados :  

Adorável Homem, de Teddy Soeriaatmadja

P-047, de Kongdej Jaturanrasamee

A Mulher na Fossa, de Marlon Rivera

O Sono Dourado, de Davy Chou

Te Carreguei Pra Casa, de Tongpong Chantarangkul

Remington e a Maldição dos Zumbis Gays, de Jade Castro

O Espelho Nunca Mente, de Kamila Andini

De Volta ao Crime, de Dain Said

Vendados, de Garin Nugroho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s