CineTeatro Xin vai sediar mais um Olhares do Pantanal

Cidade histórica do Mato Grosso, Cáceres está  localizada na mesorregião Centro-Sul do estado e na microrregião do Alto Pantanal, com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes, na fronteira com a Bolívia.

Apesar de ser considerada uma típica cidade pantaneira, Cáceres está situada dentro da Amazônia Legal, que compreende, além de todo o estado de Mato Grosso, mais 8 estados brasileiros, que formam o Pantanal Norte (onde fica Cáceces, também chamado Pantanal Amazônico por estar totalmente inserido na Amazônia Legal).

O município é de grande importância para o Pantanal (disputa com AquidauanaMS a segunda colocação em importância na região; a primeira é Corumbá, considerada a Capital do Pantanal), pois serve de acesso terrestre à região. Além disso, Cáceres se destaca no turismo histórico e esportivo. Fica situado numa das regiões mais privilegiadas do pantanal matogrossense, visto que ostenta uma das maiores potencialidades turísticas do estado, ou seja, a grandiosidade e a beleza do Rio Paraguai e seus afluentes. Isso fez com que ali se desenvolvesse um pródigo cenário em torno da pesca esportiva, e hoje Cáceres sedia um evento de alcance mundial: o Festival Internacional de Pesca (FIP), registrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais.

Desde o ano passado, Cáceres ganhou mais um motivo para tornar-se atração e com muito mais amplidão. Foi quando uma empreendora da área audiovisual tomou a decisão de criar um Festival de Cinema. E assim surgiu o Festival de Cinema de Cáceres – OLHARES DO PANTANAL. 

A determinação da empreendora Elainne Cintra, ou simplesmente Elaine Xin (como é mais conhecida por conta de seu CineTeatro XIN), fez com que ela realizasse ali, ano passado, com apoio do Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a primeira edição do Festival OLHARES DO PANTANAL, que tem na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) uma grande parceira.

Visão interior do CineTeatro XIN, onde acontecem as sessões do Festival OLHARES DO PANTANAL…

Objetivando divulgar filmes que lancem um olhar sensível e especial para os estados e países que permeiam a região do Pantanal, o festival quer privilegiar cinematografias autorais e de produção independente, e, na edição do ano passado, contemplou a realização de um grande encontro regional dos cineclubes de Mato Grosso, tendo como foco a integração e o reconhecimento dos cineclubistas como grandes difusores da cultura do audiovisual.

O Festival divide-se em 3 mostras competitivas: a primeira para filmes de longa-metragem brasileiros; a segunda para filmes de longa estrangeiros, e a terceira para curtas e videoclipes brasileiros. Podem participar obras captadas em película ou vídeo digital, mídia móvel celular, em qualquer bitola ou formato. As inscrições devem ser abertas esta semana.

Elainne Cintra trabalhando a todo vapor na realização do II Olhares do Pantanal

O festival, idealizado e tocado adiante por Elainne Arruda Pires Cintra, conseguiu mobilizar Cáceres em torno do Audiovisual, levando ao público mostras competitivas de produções independentes, além de promover oficinas como forma de aproximar o público das técnicas de produção típicas da Sétima Arte.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Juliana Mattiello, a proposta do festival reacende na população de Cáceres a paixão pelo cinema, além de incentivar a formação de novos públicos. A pró-reitora enfatiza o papel da Universidade em apoiar ações que incentivem a cultura e a produção artística.

Sucesso de público e perante a imprensa local (em Cáceres, há várias emissoras de rádio e TV) e nacional, a primeira edição do festival trouxe a satisfação de contribuir para o fomento das produções audiovisuais da região, destaca a empreendedora Elainne Pires Cintra. Para ela, a proposta foi muito bem aceita pela população que prestigiou todas as exibições e participou ativamente das oficinas e do encontro de cineclubes.

Agora, Elainne Cintra tem planos de fazer uma edição ainda melhor e mais diversificada. Aguardem novidades aqui no Aurora de Cinema.

Belezas e atrações de Cáceres ficarão mais evidentes através do Cinema…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s