O olhar 360 de Ingra Liberato sobre filme de Meirelles

Atriz escreve texto emocionado sobre novo filme do cineasta…

Oi, Fernando.

Estou te escrevendo porque muitas questões ficaram reverberando na minha cabeça e no meu coração. Realmente não precisa responder. É só uma necessidade minha de retribuir como espectadora. Sua história bateu fundo em mim. A possibilidade de escolha e a chance são meus temas preferidos.”Só temos uma vida. Quantas chances teremos?” é uma pergunta recorrente dentro de mim. Nesse momento, estou vivendo uma mudança de trajetória de vida das mais radicais. Sempre fiz isso quando senti que precisava me dar nova chance, mas quando se tem uma família com uma estrutura mais engessada, isso é quase impensável. Eu pensei. E realizei um movimento gigante.

O filme não tem muitos acontecimentos externos, mas internamente as pessoas estão vivendo um tsunami!! E esse movimento interno é violento e revolucionário na vida de cada um. Não consigo imaginar ações mais intensas do que as que o filme revela. Pensamentos em turbilhão e corações expostos. Você descreve com extrema simplicidade, delicadeza e profundidade esse momento chave onde nos deparamos com uma porta que ainda não tivemos a coragem de abrir. Uma porta que tem estado ali esperando a hora certa para ser aberta. Geralmente levamos muito tempo para fazer isso, mas é um tempo fundamental para que essa decisão tenha consistência. Muita gente passa toda uma vida trancado do outro lado da porta. Amei seu filme por expor essa coragem(cheia de fragilidade absolutamente humana) nos seus personagens. E o nome 360 parece ter a ver com o fato de ser um filme “redondo”, “giratório”, estranhamente bem acabado mas que ao mesmo tempo não acaba…continua respirando. Pra mim, leiga que sou, pareceu a obra de alguém que sabe tanto daquela composição chamada cinema, que em alguns momentos desafina de forma afinada. Parece que você deu um passo além. Depois de dirigir com tanta correção e genialidade, está desconstruindo o que é convencional com mais genialidade ainda. O filme soa estranho em alguns momentos e isso é excelente!!! É impressionante como você consegue essa partitura tão original!… Não vou mais tomar seu tempo. É que hoje acordei com esse filme pulsando muito e resolvi sentar pra te escrever. Já tinha falado bastante com a Ciça sobre a música, mas faltou falar contigo. Desculpe minha inquietação para fazê-lo.

Obrigada por mais esse filme.

Beijos ! Ingra

Deixe um comentário

