Avenida Brasil definindo-se como a Melhor Novela das últimas décadas…

Novela de João Emanuel Carneiro, Amora Mautner e José Luiz Villamarim tem rasgos de excelência impressionantes e atuações exponenciais…

Chegando ao fim a estupenda novela AVENIDA BRASIL  – para tristeza de milhares de fãs, como esta que redige este AURORA DE CINEMA -, o trabalho pode ser considerado a Obra Prima do autor João Emanuel Carneiro.

Adriana Esteves e Débora Falabella: irretocáveis como personagens principais…

Mesmo já tendo dito aqui que A FAVORITA, outra sensacional novela do autor, foi a Melhor Novela da primeira década do ano 2000, ouso dizer: AVENIDA BRASIL supera em muito esta outra. O que só confirma e credencia ainda mais o magnânimo trabalho de João Emanuel Carneiro e a equipe da Rede Globo que o acompanha. Afinal, como vinho, o autor melhora com o tempo.

Murilo Benício e Cauã Reymond, que se diz fã do colega e gosta de vê-lo ‘brincando’ ao compor “Tufão”: convincentes e amados pelo público…

Uma obra da dimensão de uma telenovela – para a qual um autor escreve cerca de 8 mil páginas -, naturalmente que é uma obra de equipe. Equipe que vai desde quem criou o argumento, passando por locações, figurinos, maquiagens, até chegar a quem cuida da direção, da trilha sonora, da edição. Desnecessário dizer que sem a Força, Intensidade, Talento e Competência do elenco, uma obra dramatúrgica não caminha muito.

AVENIDA BRASIL é uma soma de tantas capacidades que é difícil enumerá-las sem esquecer de alguém, tantas são as pessoas envolvidas.

Adriana Esteves e Vera Holtz: força dramática criou torcidas pró-Lucinda e contra Carminha…

Fã incondicional da novela, estou triste há dias porque sinto que obra de tamanha envergadura vai chegar ao fim, e difícil demais será revê-la (mesmo quando a TV Globo exibe reprises, o faz cortando cenas). Tão difícil quanto isso, será construir outra telenovela com o mesmo pique, o mesmo vasto leque de assuntos abordados e sempre com tanta propriedade, e reunir elenco tão magistralmente coeso e impecável – no tocante às qualificações da fotografia, enquadramentos, trilha, edição, direção de arte, e direção geral, esta é apenas mais uma novela com o cuidado, o capricho, o esmero, e a tão conhecida e festejada excelência artística e técnica da emissora líder de audiência.

Cauã e Débora: Jorginho e Nina contam com torcida do público pelo final feliz…

Mas nesta semana pré-final de AVENIDA BRASIL, sinto-me instigada a comentar de novo sobre a obra, embevecida, sempre surpreendida e emocionalmente tocada com a maestria exacerbada deste elenco formidável.

Murilo Benício e Adriana Esteves: intérpretes de alto quilate…

Estreando sem nenhuma grande ‘Estrela” – Débora Falabella, Cauã Reymond e Murilo Benício, embora bastante queridos pelo público, fogem desse estereótipo com leveza e angariando simpatias -, AVENIDA BRASIL tem um naipe de atores e atrizes supimpa, de coesão e sintonia raras vezes observada com tanta eloquência numa obra televisiva sujeita a tantos desgastes como uma telenovela, que fica meses no ar, passível de tantos senões e questões variadas que podem afetar seu desenvolvimento harmônico e coerente.

Débora Falabella e Marcelo Novaes: excelentes atuações deram força à Avenida Brasil

Pois é isso o que mais ressalta em AVENIDA BRASIL: a qualidade de seu elenco, que se afirmou e se impôs justamente pela força de seus intérpretes, os quais tornaram verossímeis e críveis as situações criadas, a intensidade dos sentimentos evidenciados, os conflitos imbricados, as relações de causa e efeito envolvidas.

Murilo Benício e Débora Falabella: Tufão e Nina vivendo momentos cruciais…

Na minha intensa rotina de participar profissionalmente de festivais de cinema e eventos artísticos pelos quatro cantos do país, o mais difícil foi acompanhar o andar desses trabalhos e criar a lacuna “Avenida” no meu cotidiano.  Sofri todas as vezes em que precisei perder a novela porque sabia estar perdendo muito.

A menina Mel Maia, a “Rita” do início da trama: atuação elogiada…

AVENIDA BRASIL se construiu e se firmou como uma telenovela onde diariamente, a cada capítulo – e muitas vezes, a cada corte de intervalo – trazia novas, surpreendentes e muitas vezes inesperadas reviravoltas. Perder um capítulo significava perder muito em força interpretativa, convencimento ante às situações desenhadas, rasgos de atuação de extrema eficiência, pontos da história que era necessário ver e não apenas ler ou ouvir dizer.

Carminha no momento crucial em que teve o cabelo cortado por Nina: momento de clímax da trama…

Especialmente, nos capítulos desta semana – na qual o ápice era o desvendar da relação Max (Marcelo Novaes) e Carminha (Adriana Esteves) para o personagem Tufão (Murilo Benício) – e que tornam fundamentais qualquer gancho da trama, foi excepcional a atuação de ADRIANA ESTEVES, Marcelo Novaes, Murilo Benício e Marcos Caruso (Leleco), que fazem seus personagens com tamanha força que logo ganharam a adesão do público, da crítica e dos colegas.

Adriana Esteves e Marcelo Novaes: interpretações prodigiosas, dignas dos maiores elogios…

Sobre ADRIANA ESTEVES, a magistral antagonista, já discorremos aqui, várias vezes, ressaltando o acerto da escolha da atriz para viver a vilã CARMEM LÚCIA. Ao longo da trama, Adriana só cresceu e lapidou sua personagem.

‘Carminha’ teve sempre uma história bem improvisada para enganar o bom caráter ‘Tufão’…

Grandiosa Atriz, Adriana Esteves teve a chance de ‘ganhar’ um personagem que lhe deu oportunidade de evidenciar toda a amplidão e magnitude de seu talento descomunal. Não se fez de rogada e abraçou a tarefa com esmero, competência e aguerrida dedicação. Com a vigarista Carminha, a atriz entra na galeria das Grandes Damas da Teledramaturgia Brasileira, alcançando um patamar até então reservado a Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Glória Pires e outras Divas.

A Carminha de ADRIANA ESTEVES é uma composição visceral desta Atriz magnânima, que um dia pensou em largar a carreira – o quanto não teríamos perdido nós, apreciadores do trabalho de Atores e Atrizes, do qual depende a eficiência e alcance de qualquer obra dramática -, e mais ainda o ‘cast’ da Televisão Brasileira.

Foi com tal magnetismo, competência, intensidade e aptidão que Adriana compôs sua difícil personagem (no sentido de achar o tom, dar todas as nuances, decorar os ‘bifes’ e dizê-los como se saíssem de sua própria emoção; e também por tratar-se de uma vilã, ruim o bastante para fazer qualquer ator ‘tremer’ nas bases ao assumir vivê-la com tamanha expressão) que é inquestionável, indubitável e elementar sagrar ADRIANA ESTEVES como A ATRIZ DO ANO.

Tufão e Leleco descobrem farsa da doação de verbas para obra social ‘inventada’ por Carminha

Quanto a mais destaques da semana, MURILO BENÍCIO e MARCOS CARUSO, dois outros Monstros Sagrados da Interpretação, basta dizer que não se consegue imaginar outros atores vivendo Tufão e Leleco. Os dois criaram personagens com tanta intensidade, profundidade e viço que nos passam, a todo instante, a certeza de termos as pessoas certas, nos papéis certos, da forma certa, nas horas apropriadas, e na trama acertada. Show de criação, a merecer os mais efusivos Aplausos deste AURORA DE CINEMA, quiçá ecoando por todo o país.

Marcelo Novaes compôs um vilão para figurar na galeria dos grandes patifes da telinha…

E deixei o final para falar de MARCELO NOVAES, este Ator que, através do vilão MAXWELL, conseguiu escancarar seu enorme talento, criando expressões verbais, gestos, olhares e posturas que fazem/fizeram de seu ‘MAX’ um dos grandes trunfos da obra de João Emanuel Carneiro. Ator que até então nunca havia recebido um personagem de tanta importância dentro de uma trama, MARCELO NOVAES alcança com “MAX” um divisor na carreira e cria um dos personagens mais viscerais, autênticos e bem construídos na galeria de grandes personagens da história das telenovelas globais.

Vibro ao ver a interpretação de Marcelo Novaes ! É como se O Presente que o Ator merecia há tanto tempo enfim lhe tivessee chegado às mãos. E ele recebeu o presente com a alma em festa, retribuindo com a galhardia que vemos transbordar dele quando em cena ‘vivendo’ MAX.  Um DEZ imenso para a atuação irretocável de MARCELO NOVAES.

Adriana e Novaes como Carminha e Max: amantes vilões, safados, cruéis, nojentos, ignóbeis…

Assim também  fico imensamente feliz ao observar a prodigiosa atuação de Adriana Esteves. Sem a Força Avassaladora de ADRIANA para construir esta Carminha mau-caráter, torpe, pútrida, e ao mesmo tempo, engraçada, espirituosa, ‘lourinha sangue ruim’, a trama de AVENIDA BRASIL poderia facilmente descambar para o inverossímel, a patuscada, a não adesão do público.

A família “Tufão”: discussões e conflitos comuns a qualquer família, sobretudo na hora das refeições…

Mas o que se viu ao unirem-se tantos talentos imensos (alguns deles talvez impensados) foi um grupo de atores magnânimos tornando uma obra aberta, como uma telenovela, uma obra de arte digna dos melhores e mais calorosos APLAUSOS. E antes que alguém venha me dizer que novela não é obra de arte, informo que sou apaixonada por (BOAS) Telenovelas, acompanho-as (as das 21h) sempre que posso, e leio bastante sobre o tema. Portanto, você que não as assiste, ou as assiste cheio de preconceitos e olhares contaminados por uma insensata aversão à teledramaturgia, não me venha com indiretas.

Vera Holtz e Cauã Reymond: vó e neto em trama cheia de conflitos, problemas, e muita emoção…

Seria preciso, no mínimo, algumas boas 10 horas para debater o assunto TELENOVELA com você, que as julga mal, sobretudo porque não é capaz de vê-las sem um olhar viciado e uma emoção impregnada de supostos saberes acadêmicos.

SALVE AVENIDA BRASIL e toda a equipe que assina, junto com João Emanuel Carneiro, este glorioso trabalho que fundamenta, sedimenta e ratifica a Telenovela Brasileira como nosso Melhor Produto de Exportação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s