Deborah Finocchiaro viaja o país com Solos e Bem Acompanhados

Atriz de farto talento, impressionante sensibilidade e carisma, Deborah Finocchiaro percorre o país ganhando aplausos, prêmios e mais tarimba pra sua incrível performance cênica…

A Companhia de Solos & Bem Acompanhados, de Porto Alegre, segue mostrando sua performance em  mais uma turnê nacional através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Os espetáculos são Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario  Quintana e Pois é, Vizinha… apresentados em cinco cidades,  sendo a primeira etapa realizada em agosto nas cidades de Teresina e  Parnaíba, no Piauí.

Na segunda etapa, este mês, as apresentações serão em Palmas (TO), e  Natal e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.

Mostra Companhia de Solos & Bem Acompanhados
ETAPA TOCANTINS 13 e 14 de outubro de  2012
13/10 – 20h Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario  Quintana
14/10 – 19h Pois é,  Vizinha…
Teatro SESC  Palmas
Centro de Atividades do SESC – 502 Norte – Palmas/TO – (63) 3212.9954
Após os  espetáculos, bate papo com a plateia.
ETAPA Rio Grande do Norte – 17 a 22 de  outubro de 2012
SANTA  CRUZ
17/10 – 20h Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario  Quintana
18/10 – 20h Pois é,  Vizinha…
Teatro  Candinha Bezerra
Centro – Santa Cruz/RN – (84)  9651.2112
NATAL
20/10 – 20h Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario  Quintana
21/10 -20h Pois é,  Vizinha…
22/10 – das 18h às  22hOficina Espontaneidade e Desenho no  Espaço
Casa da  Ribeira
Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira – Natal/RN – (84)  3211.7710
Assista aos  clipes das peças:
Companhia de Solos & Bem Acompanhados já  percorreu diversos estados brasileiros e também a Argentina. Em sua trajetória,  contabiliza 32 prêmios, sendo 6 de Melhor Espetáculo, 17 de Melhor Atriz, um de Melhor Direção, e ainda Melhor Cenário, Trilha, Texto Adaptado e 2 como Melhor  Artista de Teatro. O espetáculo Pois é,  Vizinha… está há 19 anos em cartaz e soma mais de 200.000 espectadores e mais de 10 prêmios. A peça  é uma adaptação do texto Una Donna Sola, de Franca Rame e Dario Fo  (Prêmio Nobel de literatura 1997). O premiado Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario  Quintana estreou em junho de 2006, dentro  das comemorações oficiais do centenário do poeta Mário Quintana, e vem  participando de temporadas, projetos e festivais nacionais e  internacionais.
Leia alguns comentários  da etapa Piauí (realizada em agosto de  2012)
Sobre Sobre Anjos & Grilos
“ Um raio fulminante de luzes e dramaturgia varreu o  solo do palco do Theatro 4 de Setembro, em Teresina, na noite do dia 07 de  agosto de 2012… esteve cheia de graça, alegria e virtuose mimetizada entre  obra e artista quintaniano, a atriz Deborah Finocchiaro que não deixou sobra de  não entendimento, nem sombra de falha de compreensão das falas de Mario… A  iluminação grave para feitos e efeitos de técnica invejável… Sons, luzes,  imagens animadas, signos e siglas poéticos, emblemas e ilustrações de natureza  criativa em mímesis da humanidade experimentada, um luxo de concentrado ato  dramático eficaz… Definem para acertos de contas, a performance inteira de  Deborah Finoccchiaro, em poeta feito forma vívida, e a equipe fechada que assina  como Companhia de Solos & Bem Acompanhados…”
Maneco Nascimento, ator, radialista e  jornalista  – Blog do Maneco – http://www.vooz.com.br /  manekonascimento.blogspot.com , 08/08/2012 – Teresina/PI
A beleza esteve em Teresina ! Faço referência ao  espetáculo “Sobre Anjos & Grilos”, ancorado na poética de Mario Quintana e com a vibrante performance de Deborah Finocchiaro. Delicadeza e profundidade  pisaram no palco. O poeta ganhou uma representação cênica afinada com o encanto da sua poesia. O solo de uma atriz bem acompanhado dos poemas e textos de um  poeta subvertedor e transcendente… O teatro está  vivo !
Francisco Junior, Dr. em Sociologia e Professor da UFPI – 08/08/2012 – Teresina/PI
Sobre Pois é, Vizinha…
“… O público não arredou um instante do denso e divertido enredo… Deborah Finocchiaro não só demonstra ser uma excelente  atriz, como também despende pique para não deixar dúvida de que reconhece a  terra em que está pisando… Nessa divertida comédia para fundo crítico exasperado, ela consegue metralhar informações com uma dinâmica concentrada em que não se perde qualquer fio da informação. Direta, humorada, sinuosa quando necessário, lacônica por exigência da dramaturgia, a  personagem encontra na atriz, e vice versa, uma afinidade teatral muito precisa… “Pois é, vizinha…” atrai a atenção, mesmo que  pelo riso, a uma discussão sobre violência contra a mulher. A atriz se despoja a trazer essa chaga social de forma empertigada e crítica em filtro tragicômico. Seu recado fixa ao riso e à reflexão. O ator convidado, Tito Grando, está muito à vontade e declina sua atuação sem que se confunda as  personagens da sua pauta de contracena… Deborah e sua personagem encantam, chocam, comovem e  deixam um exemplo de teatro para rir e pensar…  A Cia. de  Solos & Bem Acompanhados cumpre seu papel no roteiro e pauta do teatro  brasileiro. Sabe das coisas de Baco e Téspis.”
Maneco Nascimento, ator, radialista e  jornalista  – Blog do Maneco – http://www.vooz.com.br /  manekonascimento.blogspot.com , 11/08/2012 – Teresina/PI
Deborah Finocchiaro: uma atriz admirável, com total domínio da cena
Sobre Anjos & Grilos – O Universo  de Mario Quintana 

Textos e Poemas – Mário Quintana / Concepção, Roteiro e Atuação – Deborah Finocchiaro / Direção – Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira / Imagens – Zoravia Bettiol / Trilha Sonora Original – Chico Ferreti (Com exceção das músicas Ecogliter, de Laura Finocchiaro e Franco Junior, e trechos das músicas Baleada Noturna, de Lory Finocchiaro, 4ª Sinfonia de Mahler e Concertos de Brandenburgo n° 4 e 5 de Johann S. Bach) / Voz em OffPaulo José / Iluminação – Fabrício Simões e Jessé  Oliveira / Figurino – Raquel Cappelletto / Programação Visual – Ricky Bols / Operação de luz e  Responsável técnico – Leandro Roos Pires / Operação de Som e Imagens – Zé Derli Rodrigues / Programação Gráfica – Ricky Bols

 

Deborah Finocchiaro como ‘A Vizinha’: 19 anos em cartaz e 17 troféus de Melhor Atriz… ela mereceeee !

Pois é, Vizinha…

Texto – Dario Fo e  Franca Rame / Tradução (do original Una Donna  Sola) – Roberto  Vignati  / Direção, Adaptação e Atuação – Deborah Finocchiaro / Ator convidado – Zé Derli Rodrigues / Cenografia – Rafael Silva / Iluminação – Fabrício Simões e Leandro Roos Pires / Operação de luz – Leandro Roos Pires / Operação de som – Vitor Leal  / Figurino – Cléria Finocchiaro / Projeto gráfico – Eloar Guazelli Filho e  Cléo Magueta 

Mostra Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Produção Executiva – Daniela Lopes e Deborah  Finocchiaro / Assessoria de Imprensa – Bebê Baumgarten / Produção  Local – Antoniel Ribeiro (PI), Ana Carolina de Aguiar (TO), Henrique Fontes e Mariana Hardi  (RN) / Assessoria de Imprensa Local – Biá Boakari (PI), Ana  Carolina de Aguiar (TO), Casa da  Ribeira (RN)

Assessoria de Comunicação  Digital e Assistência de Produção – Vitor Leal / Projeto  Gráfico – Sandro Ka / Gerenciamento de Projeto – Deborah Finocchiaro

Produção e  Realização – Companhia de Solos & Bem  Acompanhados

Este projeto foi contemplado com o  Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011

* DEBORAH FINOCCHIARO é uma Artista Querida, que conheci no final dos anos 90, no Festival de Teatro Isnard Azevedo, realizado na adorável Florianópolis.  Em Deborah, chamou-me a atenção, de pronto, a simpatia contagiante, a inteligência vibrante e a atriz vulcânica em cena, dividindo-se em diferentes nuances sensórias, numa mesma personagem. A ‘Vizinha’ de Dario Fo e Franca Rame – que vira também na versão com Marília Pera – foi destaque naquele festival de teatro de Floripa. E a grande prova do acerto do público ao aderir ao espetáculo, e do festival, ao premiá-lo, é a trajetória que Pois é, Vizinha vem cumprindo de lá pra cá.
Fico feliz em saber da permanência aguerrida de Deborah Finocchiaro em palcos pelo Brasil e noutros países, e mais ainda em saber de seu sucesso junto ao público e à crítica. Tenho certeza que muito mais ainda há de vir. E, mesmo de longe, aplaudo a querida Débora Finocchiaro com efusão !
A Deborah Finocchiaro e sua Companhia de Solos & Bem Acompanhados meu aplauso efusivo e meus votos de vida longa, sempre com muito público, palcos diversos, e muito mais troféus e adesões, no Brasil e em qualquer parte do Planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s