Vinícius de Moraes: às vésperas do centenário do Poeta

“Eu sou o amanhã universal porque vivo e me mato a cada instante, num silêncio que fecunda o amor, num amor de onde floresce o sonho, num sonho que recria a vida, numa vida de onde nasce a morte, numa morte que se nutre do amanhã”.

CCBN promove curso sobre VINICIUS DE MORAES, antecipando-se às celebrações pelo CENTENÁRIO do POETA do AMOR 

Curso é gratuito e será ministrado pela jornalista e atriz Aurora Miranda Leão 

Poeta brasileiro dos mais férteis, de literatura apreciada internacionalmente, e figura das mais emblemáticas da cultura brasileira, Vinícius de Moraes (VM) é o tema do curso que o Centro Cultural Banco do Nordeste promove na semana de aniversário do Poeta.

Com o violonista Toquinho, a parceria mais fértil, que durou a vida inteira…

O curso é gratuito e será ministrado pela jornalista e atriz Aurora Miranda Leão, apreciadora da obra do Poeta e grande estudiosa de sua obra. O objetivo é ampliar o leque de informações sobre a obra do Poeta e sua trajetória na cultura brasileira, estimular a percepção sobre a importância dessa obra, e incentivar a reflexão e posicionamento crítico para melhor fruição do legado de Vinícius, despertando o interesse pelo conhecimento desta obra tão importante e fundamental para a Cultura Brasileira.

Vina e Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema

As aulas pretendem funcionar como ferramenta para aguçar noções e/ou despertar a curiosidade do aluno, reavivando conhecimentos na área da literatura ou despertando a vontade em saber mais sobre tão importante criador da Literatura Brasileira.

Vinícius de Moraes e Maria Bethânia, pra quem o Poeta deixou uma lacuna sem solução…

Aurora conta: “... primeiro, encantou-me a beleza de sua música. Depois, a força de seus versos e a riqueza de sua trajetória de vida nos impulsionaram a enveredar pelo estudo mais minucioso de sua vasta obra e suas muitas implicações. Em Vinícius, tudo está imensamente conduzido pela emoção e não há como distinguir cotidiano profissional e vida pessoal, tal a intensidade do mergulho que o poeta sempre fez, onde quer que estivesse. Desde o impedimento oficial de prosseguir na carreira diplomática, passando pela criação do Hino da União Nacional dos Estudantes (em tempos de supressão das liberdades democráticas) e o grande incômodo causado ao poder constituído por conta de seu comportamento transgressor e defesa intransigente da liberdade, até chegar à consagração como o grande intelectual da Bossa Nova, VM tornou-se um dos mais queridos artistas brasileiros”.

Ao lado do grande músico Pixinguinha, amigo de todas as horas, e sobre quem o Poeta dizia ser a melhor pessoa que conheceu na vida…

O curso Percorrendo o itinerário do poeta às vésperas de seu centenário será ministrado a partir de terça-feira, na Vila das Artes, e inscrições são aceitas até a hora do início do curso.

Ao lado de Tom Jobim, o Poeta criou algumas das mais belas pérolas do cancioneiro brasileiro…

O conteúdo a ser ministrado nasceu de um trabalho acadêmico apresentado pela jornalista Aurora Miranda Leão no X Congresso da Sociedade Argentina de Análise Política, realizado ano passado em Córdoba, na Argentina. A aceitação foi tanta que Aurora resolveu transformar a pesquisa apresentada em território argentino em aulas que pudessem ser transmitidas a seus conterrâneos e aos muitos estudiosos da cultura brasileira e apreciadores de Vinícius de Moraes, os quais, assim, terão uma oportunidade rara de conhecer e debater sobre a obra do Poeta.

Vinícius e o poeta francês Pierre Seghers: facilidade notória em fazer grandes amigos…

O centenário de Vinícius de Moraes será celebrado em 19 de outubro de 2013. Portanto, o curso que o CCBN ora oferece acontece justamente na semana em que se celebram os 99 anos do Poeta mais querido da Língua Portuguesa, “O único de nós que viveu como poeta”, conforme dizia o também saudoso poeta Carlos Drummond de Andrade.

Vina, Tom e Chico Buarque: amigos e parceiros…

Para a orientadora do curso, “Em se tratando de Vinícius de Moraes, é quase imperceptível a fronteira entre obra e vida pessoal. Seu legado, mais recorrente quanto mais avança a história no tempo, faz com que aflorem sempre novos olhares sobre a biografia do homem Vinícius e constantes releituras de sua vultosa obra, na qual é possível observar, com freqüência, o empenho na defesa intransigente da liberdade de expressão, o amor às mulheres, o respeito ao negro e o carinho com as crianças”.

SERVIÇO

“Vinícius de Moraes – Percorrendo o itinerário do Poeta às vésperas de seu centenário”

Curso gratuito sobre VINÍCIUS DE MORAES

Com Aurora Miranda Leão

Onde: Vila das Artes

Data e Hora: de 16 a 19 de outubro, de 14:30h às 17:30h

Mais informações: 3464.3108 e 8511.0014

Vinícius de Moraes e o Rei Roberto Carlos: admiração recíproca…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s