‘Antígona’ da CAL em montagem transgressora…

A Casa de Artes Laranjeiras – CAL – é um prédio antigo, numa pequenina rua do agradável bairro de Laranjeiras, onde vivi momentos felizes na infância.

subindo

Ali, vi vários espetáculos, participei de eventos, assisti a palestras e seminários, aplaudi vários amigos em tempo de formação teatral.

DSC07510

O edifício é esculpido entre muito verde e tem escadas em profusão – bem poderia se chamar CEL – Centro de Escadas de Laranjeiras… para se chegar à Casa, há um antigo teleférico, e tudo cntribui para tornar aquele lugar um espaço onde a Arte se faz com gosto, dedicação, sensibilidade e muita garra.

DSC07503

Pois tive a alegria de retornar à CAL no último dia de novembro deste 2012 para assistir a uma nova montagem do clássico Antígona, do grego Sófocles. A convite da jovem atriz Ana Queiroz, egressa de estudos na Companhia Atores de Laura, e se revela, a cada dia, mais aficionada pelo fazer teatral.

DSC07478

Impressionou-me muito a força que vi brotar do tablado da CAL em Antígona. Agradeço a Aninha o honroso convite e parabenizo, a ela e a todos os seus companheiros de jornada, pela beleza de espetáculo que pude ver, ao lado de uma plateia silente e muito atenta.

DSC07487

A montagem desta Antígona nada tem de iniciática, a não ser o vigor com o qual seus atores exibem no palco, olhos vibrantes, corpo antenado, texto bem pronunciado porque bem sentido, tudo isso ajudado por um figurino exótico, contemporâaneo, e uma direção arrebatadora.

DSC07471

Destaques para a encenação idealizada na forma do espelhamento; a sonoplastia, de encaixe perfeito; e as cenas de beleza invulgar, fortemente imagéticas, do uso dos computadores, dos cordões tecendo a trama na qual todos estão inseridos (inclusive a plateia), e da trilha desenhada pelas Antígonas em passos vermelhos tecendo rastos num caminho branco.

DSC07482

Num horário ‘ingrato’ – 10 da manhã e 11:30h -, numa sala pequena mas aconchegante, o público compareceu e a atenção ao espetáculo semeou silêncio e notório interesse pelo trabalho.

DSC07473

A direção, precisa, teceu a trama de forma tão atual que até computadores, celulares, i-phones, ipads, tudo que é modernidade tecnológica, se prestou para contar mais e melhor a obra de Sófocles, destacando sua atualidade e provando que a Arte, quando existe, não tem idade, fronteira nem paradigmas a serem seguidos como cartilha.

DSC07481

A montagem de Antígona pela CAL, sob a direção de Fernando Philbert, é tão rica, impactante, exzpressiva e contundente que merece ganhar um palco e maior visibilidade, onde o público possa ser crescente e o espetáculo possa ser partilhado por mais e mais pessoas.

DSC07492

Fui atendendo a um simpático ocnvite da atriz Ana Queiroz, que faz a Antígona numa das turmas. E a Aninha agradeço pela oportunidade de ter visto trabalho tão bonito e eloquente, deixando aqui u mcaloroso APLAUSO AURORA DE CINEMA e esperando revê-la ( e a sua turma) muito em breve em novos e instigantes espetáculos, uma vez que o ‘vício do teatro” corre solto nasveias de quem faz e de quem o assiste com amor, reverência e sentido do imediato cotidiano, que e sua matéria-prima.

DSC07483

PARABÉNS à CAL pela permanência no fazer Teatral, a Fernando Philbert pela precios direção de Antígona, e a todo o elenco que criou um espetáculo coeso, afinado, vigoroso e cehio de méritos.

Ana em cena

Não tenho dúvidas: em breve, muitos desses atores estarão em cena, na telinha ou na telona porque garra, talento e disposição é o que não lhes falta.

DSC07500

A ficha técnica:

“ANTÍGONA” de Sófocles Direção: Fernando Philbert Elenco: Ana Carolina Marques da Silva, Ana Cristina Valente Borges, Ana Figueiredo Barbosa, Bruna Zanon, Elisa Pimentel Caldeira Cardoso, Evandro Mattei, Flavia Maria de Moraes Bittencourt Lima e Sá, Gabriel Lima de Mello, Ian de Carvalho e Braga, Lucas Gabriel Lincoln Brasil, Mariana Magalhães Lordelo de Souza, Natalia Pinheiro Gumprich, Olivia Denise Colombino Ferrari, Rodrigo Augusto Marques Cerqueira, Vivian Marreiros Rodrigues, Yndara Barbosa de Souza.

DSC07485

DSC07477

DSC07486

DSC07502

Aurora Miranda Leão entre as intérpretes de Tirésias e Antígona na CAL…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s