Eu sou Cinema, Eu sou TV: A Aventura Cinematográfica do FECIM

O FECIM – Festival de TV e Cinema Independente de Muqui (ES) – www.fecim.com.br – está em busca de fotógrafos, profissionais ou amadores, interessados na cobertura das gravações do clipe de lançamento/abertura e na sessão de fotos, a ser realizada nas ruas da cidade com personagens comuns da região, no intuito de ilustrar a identidade visual da próxima edição do Festival. A ação acontecerá nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo).

Tendo como tema “Eu sou Cinema, eu sou TV– Você na tela! Uma aventura cinematográfica no interior do Espírito Santo”, o Festival coloca como pano de fundo o sítio histórico de Muqui e as histórias de personagens inusitados da pequena cidade, conferindo valor à memória da população e ao interesse, cada vez mais latente, de representação-identificação na TV ou no cinema. Com esta abordagem, o FECIM busca discutir o gênero documentário, invadindo os campos do jornalismo, dos programas do reality-show e, inclusive, as relações em redes sociais, onde personagens comuns da “vida real” buscam e criam sua identidade “virtual”.

A bela Duda Teixeira, estrela das peças publicitárias da primeira edição do FECIM…

O 2º FECIM quer invadir o campo da imaginação e o sentimento de pertencimento, refletindo sobre a representação do sujeito, os personagens do interior e os paralelos entre realidade e ficção. O festival deseja abrir as cortinas do palco para o público, que se vê na tela e se reconhece enquanto parte do todo.

REGULAMENTO

1.0  DO EVENTO/AÇÃO PROPOSTA

1.1  FECIM

O FECIM (Festival de TV e Cinema Independente de Muqui) – www.fecim.com.br é uma ação cultural realizada pelo coletivo de jovens realizadores do município de Muqui com o objetivo de expandir o diálogo cinematográfico capixaba, promovendo a discussão, o fomento, a valorização e a exibição de obras audiovisuais de artistas e núcleos independentes do Estado do Espírito Santo e do Brasil. O objetivo central do projeto é criar um mecanismo potencializador na área cinematográfica, possibilitando um intercâmbio de ideias e de fusão cultural, fazendo do Sítio Histórico de Muqui o cenário de um novo pólo de referência na área.

1.2  DA AÇÃO PROPOSTA

O FECIM propõe uma ação de sessão de fotos nas ruas de Muqui, onde serão captadas imagens de pessoas comuns da cidade, interessadas em serem fotografadas e darem seu depoimento acerca da TV e do Cinema. Os vídeos e as fotos resultantes ilustrarão o material da identidade visual da 2ª Edição do FECIM.

1.3  DATAS

O FECIM 2013, se realizará entre os dias 5 e 8 de setembro.

A ação de fotos e gravação se realizará entre os dias 6 e 7 de Abril

2.0  FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Para participar da sessão de fotos/making-of das gravações, o fotógrafo (profissional ou não) deve enviar um e-mail para contato.fecim@gmail.com, fazendo constar no título – FOTOGRAFIA FECIM 2013. No campo de mensagem, o interessado deve colocar seu nome completo, telefone, e-mail, perfil no facebook (opcional), cidade de origem, e demonstrar interesse em participar do projeto. O número de fotógrafos estará condicionado a uma quantidade específica estabelecida pela produção.

O e-mail deve ser enviado até dia 31 de março (domingo).

O inscrito receberá uma mensagem validando sua inscrição, com um Brefing temático da nova edição do Festival, bem como vídeos, fotos e textos de referência para a sessão de fotos. Também receberá o roteiro de gravação do clipe, acompanhado de informações como hora e local específico da sessão.

Ressaltamos: as gravações acontecerão dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo) e  o festival não disporá de alimentação, transporte ou hospedagem ao grupo. Caso haja interesse, alguns dos interessados poderão recorrer aos Mobilizadores Locais do evento (pessoas da cidade), buscando alternativas de alojamento e hospedagem no município.

3.0  CONTRAPARTIDA

Como forma de contrapartida à participação do fotógrafo na ação, o Festival de Cinema de Muqui oferece:

·        Certificado de participação, fazendo constar o número de horas, bem como a relevância da participação no evento/ação.

·        Possibilidade de inclusão das fotos capturadas no material informativo do festival, fazendo constar o nome do fotógrafo na ficha técnica.

·        Possibilidade de contratação para cobertura do 2º FECIM, que será realizado do dia 5 ao dia 8 de setembro.

É importante salientar: a ação tem caráter voluntário e o FECIM ainda não dispõe de recursos orçamentários para pagamento de profissionais. De todo o modo, é grande o desejo de transformar cidades do interior do Espírito Santo em referenciais artísticos e culturais importantes para a afirmação/fortalecimento da identidade do Estado.

A primeira edição do FECIM, em 2012, trouxe para a cidade de Muqui importantes nomes do cinema capixaba e nacional, bem como produtores, diretores e autores de televisão, que reconheceram a importância sociocultural do evento.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Muqui, ES, 27 de fevereiro de 2013

Léo Alves e Jussan Silva e Silva

Coordenação geral do FECIM

contato.fecim@gmail.com

www.fecim.com.br

Uma resposta para “Eu sou Cinema, Eu sou TV: A Aventura Cinematográfica do FECIM

  1. Super Aurora!
    Que o Brasil tenha mais e mais pessoas como você afim de difundir e compartilhar a cultura independente. Saravá sempre e obrigado pelo carinho. Precisamos linkar nossos blog’s heim. Estou pensando em você nas minhas criações. Fica a dica!
    Bjs e te amo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s