A Alegria ESQUENTA nas tardes de domingo

Programa comandado por Regina Casé é melhor a cada audição…

O lema do programa de Regina Casé é “Xô, Preconceito !”

Regina Casé faz o melhor e mais animado programa dominical dá TV brasileira…

Faz alguns meses e virei fã. Sempre que estou em casa, assisto. Comecei a ver o programa enquanto esperava amigos pra ir almoçar… eu também achava que o ESQUENTA era um programa que só devia funcionar bem nos meses de janeiro e fevereiro, antecedendo ao carnaval. E não é que me surpreendi absolutamente bem com o ESQUENTA ?

Idealizado pela dupla Regina Casé e Hermano Vianna, o programa marca a estreia da atriz comandando um programa de auditório. E o ESQUENTA é um belo Gol de Regina Casé, Hermano Vianna, Estêvão Ciavatta, Guel Arraes e equipe ! Tem uma proposta interessantíssima, avançada (até o ponto em que se pode ‘furar’ os bloqueios de um meio de comunicação de massa como a tevê), com um conteúdo calcado na diversidade, na pulsação da alegria, da brincadeira, do bom humor, pontos de grande relevância para uma atração exibida justamente no primeiro dia da semana, cuja ‘missão’ subreptícia é recarregar as baterias para a nova jornada que começa a cada segunda-feira.

Regina Casé com o pai Geraldo e a filha Benedita…

Regina Casé, que traz no sangue a vocação para a empatia popular, o humor, a musicalidade e a valorização da diversidade cultural, é  pessoa certa no programa certo. Neta do radialista Ademar Casé – produtor e apresentador pioneiro do rádio brasileiro -, e filha de Geraldo Casé, a atriz comanda o ESQUENTA como se estivesse na sua casa, numa grande sala de celebração das múltiplas variáveis que fazem da Cultura Brasileira este belo matelassê, onde todos os ritmos e formas de arte misturam-se formando-se harmoniosas combinações.

Geraldo Casé, o pai de Regina, ainda moço começou a trabalhar com seu pai auxiliando-o no Programa do Casé da Rádio Philips, onde foi sonoplasta, operador de áudio e, depois, diretor artístico. Além da Phillips, Geraldo Casé trabalhou na Rádio Mayrink Veiga e na Rádio Globo. Depois de algum tempo, foi parar na TV, e lá, criou, entre outros o programa de auditório ‘Um Instante, Maestro’, comandado pelo apresentador Flávio Cavalcanti. Sempre ligado ao público infanto-juvenil, Casé criou programas como Teatro de Malasartes e Fantoche estrela. Mas a maior realização de Casé foi a adaptação das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para uma série de televisão, entre 1977 e 1986. Casé também compôs músicas e dirigiu peças de teatro. E foi dele que partiu o nome do lendário grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, do qual Regina foi uma das expoentes. A última ocupação de Geraldo Casé foi como Diretor Artístico da Divisão Internacional da Rede Globo.

Para desenvolver o ESQUENTA, Regina conta com a ajuda da equipe que a acompanha há muitos anos. São quatro diretores: Estêvão Ciavatta, o marido, e os amigos Leonardo Netto, Mônica Almeida e Mário Meirelles, e mais o diretor de núcleo, Guel Arraes. Alberto Renault e Hermano Vianna assinam o roteiro final.

É Mônica Almeida quem diz: “Nosso grupo tem essa característica de ser totalmente junto e misturado. Estamos todos trabalhando na criação do programa. Os roteiristas dão ideias para a direção, a gente sugere coisas para o roteiro… Todo mundo faz tudo”.

Periferia, subúrbio, favela, morro, pobres e ricos, bonitos e feios, dançarinos e cantores amadores, artistas das mais diversas áreas, projetos importantes, cantores e atores da emissora líder, tudo junto & misturado. E XÔ Preconceito !

Assim é o cerne do programa desta artista grandiosa e de invejável empatia que é Regina Casé. Assistir ao ESQUENTA é como participar de uma festa domingueira onde a alegria recepciona os convidados e a plateia – a do estúdio e a de casa – através da mistura de ritmos, cores, ideias, de convidados múltiplos, congregando várias tendências e estilos formadores de um autêntico painel da diversificada cultura brasileira. E Viva a Diferença, como tão bem dizem os franceses !

Desde que comecei a ver o ESQUENTA, o programa só melhora. Que produção supimpa !!! De tirar o chapéu ! Aliás, o naipe de produtores da Rede Globo é qualquer coisa a ser analisada com muita atenção. Ali parecem estar congregados os grandes profissionais do país, nas mais diversas áreas da criação artística. O que são aqueles roteiristas, maquiadores, músicos e a turma que ‘pega no pesado’ da produção mesmo (nós já trabalhamos com produção de programa radiofônico e televisivo e sabemos: o trabalho é desgastante e difícil, embora fascinante) ? A cada domingo, os convidados, as músicas, as danças e os quadros do ESQUENTA são novos, interessantes e sempre primando pela união de forças que vai atuar em prol da Alegria e da propagação de ideias possibilitadoras de novas posturas diante de temas relevantes, ou do conhecimento de ações e projetos que estão fazendo bonito e diferente em questões pungentes.

A filha de Regina Casé, Benedita, registrando tudo…

Foi assim no ESQUENTA que juntou a cantora Ivete Sangalo e um senhor que cuida da maior biblioteca existente numa cidade do interior do Brasil – Biblioteca Professora Ivete -, justamente uma biblioteca erguida e mantida pelo senhor que adora livros e cuja primeira professora era a mãe de Ivete Sangalo. É claro que a emoção de Ivete e do bibliófilo baiano encharcou de emoção o ESQUENTA e foi difícil segurar as lágrimas.

Assim foi também com a presença de Zeca Pagodinho no ESQUENTA, sobretudo quando apareceu também a cozinheira que fez comida de graça pra toda a comunidade de Xerém quando da última enchente no lugar, gesto nobre tornado possível pela união das forças do Bem – de Pagodinho e da altruísta cozinheira vizinha do artista carioca.

E assim foi no ESQUENTA de hoje quando Regina Casé recebeu o Super Pop Lulu Santos; os atores Sophie Charlotte, Marco Pigossi e Humberto Carrão (novela Sangue Bom); o ator e humorista Marcius Melhem, que é um dos colabores do programa; e um projeto de Pindamonhangaba que trata da adoção de crianças e jovens, a partir de 5 anos. Um exemplo incrível que bem poderá ser seguido em várias outras partes do país. Quem quiser mais informações sobre a meritória organização que trabalha com esse tipo de adoção, é só entrar no site do ESQUENTA.

Além disso, o ESQUENTA tem um grupo fixo de músicos – como Péricles, Arlindo Cruz e o baino Mumuzinho (de voz belíssima), e prima pela criatividade nos figurinos, os quais, a cada domingo, se relacionam com o tema escolhido para o programa e dão banho de originalidade, beleza e propriedade com o tema ressaltado.

Lulu Santos tocou vários de seus hits no ESQUENTA deste domingo e fez a plateia dançar e cantar junto…

Enfim, assistir ao ESQUENTA é um dos ótimos programas para as tardes de domingo. Quem optar por ficar em casa, deve se ligar no programa. É uma delícia assistir ao ESQUENTA comandado com graça, bom humor, espontaneidade, e show de descontração, simpatia e muita criatividade por REGINA CASÉ.

Regina Casé no ESQUENTA: figurinos do programa são atração à parte…

Regina Casé e o marido Estêvão Ciavatta, diretor-geral do ESQUENTA

O blog AURORA DE CINEMA inscreve-se entre os muitos fãs do ESQUENTA e recomenda: se você for zapear no domingo, não há como não se ligar no programa de Regina Casé e Hermano Vianna ! O ESQUENTA É, DISPARADO, a opção inteligente pela ALEGRIA mais descontraída e a mais colorida mistura da Diversidade !

Regina Casé faz do ESQUENTA a atração mais alegre e divertida do Domingo !

Uma resposta para “A Alegria ESQUENTA nas tardes de domingo

  1. Para quem tiver interessado em mandar uma mensagem para Regina Casé e ainda participar do programa quem sabe, basta acessar o site http://tvg.globo.com/programas/esquenta/noticias/Participe/1.html e participe de todos os processos que certamente você irá fazer parte da plateia do programa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s