Cristina Granato, muito além da foto…

Com três décadas na estrada da arte e da cultura, a jornalista e fotógrafa CRISTINA GRANATO agora integra a equipe editorial do blog Aurora de Cinema…

Foto: Cristina Granato.

A Diva Maria Bethânia em registro de Cristina Granato…

Letícia musical OUTSIDE foto CG

Letícia Spiller no musical OUTSIDE, clicada por Cristina Granato…

Organizar um álbum de fotos é tarefa árdua para qualquer mortal. Agora imaginem selecionar, dentre mais de um milhão de imagens, 360 fotos que contassem a história das três últimas décadas da Música Popular Brasileira. Pois Cristina Granato conseguiu ! E o resultado está no precioso livro Cristina Granato – Um Olhar na Música Popular Brasileira.

Jorge Ben Jor e Ivete Sangalo em click de Cristina Granato…

“Minha relação com a MPB veio antes de surgir a paixão pela fotografia. Aos 4 anos, eu aprendi a tocar violão e pude sentir que a música era um segmento com o qual eu me identificava muito. Mas a retrospectiva em fotos surgiu de uma proposta de trabalho feita pelo Canecão, na comemoração dos seus 40 anos”, conta Cristina.

Cristiana Oliveira entre os irmãos Sandy e Júnior…

“O projeto acabou não acontecendo e a Heloisa Buarque me sugeriu montar o livro. O projeto ganhou forma quando me inscrevi e, entre quatro mil candidatos, ganhei o Edital de Publicação e Documentação da Oi”.

Bastidores de show de Lulu Santos nos anos 80: Caetano, Lulu, Paula Lavigne e Malu Mader… foto Cristina Granato


O livro Um olhar na Música Popular Brasileira, lançado pela Editora Aeroplano, reúne o trabalho de mais de 30 anos de estrada de Cristina Granato, tempo no qual a respeitadíssima profissional acumulou fotos e fez amigos. No livro, estão 350 dessas imagens.

Cristina Granato: lentes poderosas…
Segundo Cristina, o resultado agradou-a tanto que ela pretende fazer outras edições, com foco no Teatro e no Cinema: “Afinal, sempre que encontro um artista dos palcos ou telas, eles me perguntam: – Poxa ! E a minha foto?”, diz Cristina.

PJ Dom e Aderb

Paulo José, Domingos Oliveira e Aderbal Freire-filho: homens de Teatro/Cinema/TV em foto de Cristina Granato…

Mas o grande trunfo das fotos de Cristina Granato é a intimidade de que ela desfruta com os artistas que fotografa, coisa de deixar muito tiete com inveja. O leitor logo se pergunta como ela consegue certas imagens – como, por exemplo, a de Cássia Eller num banheiro do Bar da Keka, na Cobal do Humaitá, ou o selinho entre Erasmo Carlos e Maria Bethânia…
Erasmo e Bethânia em click precioso de Cristina Granato…
“Nesses casos, a questão vai além da técnica.  Sempre tive respeito, generosidade e delicadeza no trato com os artistas e, por isso,  ganhei espaço e liberdade na hora de fotografar. Fora que sou da época em que não existia assessor de imprensa barrando fotógrafo. Sendo assim, acabei estreitando relações com os artistas e pude fazer fotos incríveis. Como a da Cássia, que é uma das minhas preferidas”.

Cristina Granato

Cássia Eller no banheiro da Cobal do Humaitá, Rio…

Gil com a filha Nara e a mulher Flora, grávida do filho Bem, na casa deles de Salvador, em 94… foto Cristina Granato

Detentora de uma obra documental de alta relevância para a história cultural brasileira, as imagens do livro de Cristina Granato –  Um olhar na Música Popular Brasileira -, contam a história da música popular brasileira nos palcos do Rio de Janeiro desde 1978.

Em 30 anos de carreira, Cristina Granato acumulou arquivo de 1.058.500 fotos e escolheu 350 delas para ilustrar o livro Um olhar na Música Popular Brasileira, lançado na semana passada pela Editora Aeroplano

Cristina Granato: paixão pela música rendeu fotos maravilhosas dos Artistas da MPB…

Cristina Granato sempre acompanhou de perto os acontecimentos culturais da capital carioca. Esteve presente em muitos dos momentos mais importantes e marcantes – das intimidades dos camarins aos grandes shows – e conquistou confiança e amizade dos seus fotografados.  Assim, o acervo de Cristina abriga mais de 1.058.500 fotos coloridas e P&B, sendo um acervo valoroso dos que atuam na MPB e um testemunho singular de uma época.

Tim Maia em dia de apresentação no programa do Chacrinha…

Sobre o trabalho de Cristina Granato, vejamos o que dizem alguns renomados pesquisadores musicais:

Lucinha Araújo com o filho poeta Cazuza… by Cristina Granato

“É ainda interessante observar que, em seus primeiros tempos de profissão, a artista abre o campo, fotografa mais de longe, ainda que, mesmo nessa época, já possa ser identificado o DNA de seu olhar amoroso. Com o passar do tempo, a distância diminui. As lentes se aproximam, a intimidade se estabelece. Consolida-se o que poderíamos chamar o estilo Cristina Granato.” Heloisa Buarque de Hollanda

Cristina Granato e Cissa Guimarães em noite de lançamento…

“Cristina – talvez sem querer, ela me assegura que é tudo muito espontâneo e não didático (no que creio piamente) – elaborou um trabalho que consolida uma história, a saga das imagens que fizeram/fazem a MPB nesses últimos trinta anos.” Ricardo Cravo Albin

Caetano pelas lentes de Cristina Granato…

“A máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras nunca foi tão verdadeira. Em três décadas, Cristina Granato tem mostrado isso por meio de seu trabalho. E, além do bom olho para enquadramentos, foco, ângulos e demais requisitos de sua profissão/arte, tem o raro dom de conquistar a confiança de seus alvos e, dessa forma, revelar situações raramente documentadas.” Antônio Carlos Miguel

Cristina Granato saudada pela amiga Cissa Guimarães e Erasmo Carlos…

Cristina Granato saudada por Leila Pinheiro: fotógrafa é uma Querida no meio artístico… quem melhor que ela pra firmar com o blog Aurora de Cinema ?

Cristina Granato festejada por artistas: agora, com o blog Aurora de Cinema, uma parceria imageticamente afetiva…

Uma resposta para “Cristina Granato, muito além da foto…

  1. Cristina Granato – Um olhar na música popular brasileira, da fotógrafa Cristina Granato, chega às livrarias com o selo da Aeroplano Editora e com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. O livro comemora as três décadas de vida profissional da jornalista e fotógrafa Cristina Granato, detentora de uma obra documental de alta relevância sobre a vida musical e cultural carioca. As imagens registradas por Cristina contam a história da música popular brasileira nos palcos do Rio de Janeiro desde 1978.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s