Dia de celebrar Cultura & Música no rádio cearense

Programa completa 6 anos no ar pela Universitária FM numa parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste…

A e Nelson ao mic

Jornalistas Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão na locução…

São 6 anos no ar. Sempre nas tardes de segunda. E por isso, esta tarde, o programa Cultura & Música será especial.

???????????????????????????????

Atriz e produtora Denise Dumont numa das entrevistas do C & M…

Tudo começou precisamente no dia 7 de agosto de 2007, às 16h, no estúdio principal da rádio Universitária FM, emissora pertencente à Universidade Federal do Ceará, com 30 anos de atuação, e há muitos anos considerada uma referência importante no dial cearense por apostar na música brasileira de todas as épocas, e veicular, sobretudo, o que não se costuma ouvir nas rádios comerciais.

Antonieta e nós

Calé Alencar, a atriz Antonieta Noronha, Aurora e Nelson Augusto

É na Universitária FM – hoje dirigida pelo jornalista Nonato Lima (notável profissional do Rádio) – que o ouvinte pode ouvir o melhor da música brasileira, com ênfase para os artistas que não são ligados à indústria fonográfica, conhecer pessoas com ideias interessantes e construtivas sobre vários temas, refletir sobre ideias em diversas áreas, acompanhar entrevistas que a grande mídia não destaca, desfrutar do prazer de ouvir relíquias como Pixinguinha, Lupicinio Rodrigues, Adoniran Barbosa, Vinícius de Moraes, a Bossa Nova, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Gonzaga, Lauro Maia, Humberto Teixeira, João Bosco, Luiz Melodia, Xangai, The Beatles, e tantos outros.

???????????????????????????????

Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão conversam com Bené Fonteles…

Nesse viés, brotou a ideia do programa Cultura & Música, produzido pelo cantor e músico Calé Alencar com apresentação dos jornalistas e radialistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto.

A Calé e Nels

Nelson Augusto, Calé Alencar e Aurora Miranda Leão: o trio Cultura & Música

Veiculado às segundas-feiras, das 16 às 17 horas, pela Universitária FM, o programa Cultura & Música comemora 6 anos de atividades HOJE, 5 de agosto. Por isso, hoje, vamos entrevistar o gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, Ricardo Pinto, que vai falar sobre a bem sucedida política de apoio à cultura implementada pelo Banco do Nordeste, e a mudança de endereço do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza para o atual Centro de Referência do Professor (antigo Mercado Central), resultado de parceria entre o Banco do Nordeste e a Prefeitura de Fortaleza.

A Nels e Ricardo

Nelson Augusto, Aurora M. Leão e Ricardo Pinto numa das audições C & M

Macalé (2)

Nelson Augusto, Aurora Miranda Leão e Jards Macalé no estúdio da FM Universitária…

CULTURA & MÚSICA

O programa Cultura & Música (C & M), que estreou no rádio cearense a 7 de agosto de 2007, na Universitária FM, tem patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste, e também pode ser acompanhado por este blog, pelo site da Universitária FM e pelo site NELSONS.

Anicetos 6

Aurora Miranda Leão registrando em vídeo a presença dos Irmãos Aniceto no programa Cultura & Música…

Tendo por objetivo divulgar a agenda de Arte & Cultura dos centros culturais instalados pelo Banco do Nordeste em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa (alto sertão paraibano), o programa também divulga atividades de outros equipamentos culturais, além de abrir espaço para entrevistas e divulgação da produção musical, priorizando a cena artística nordestina e suas conexões com a música, o teatro, o cinema, a dança, a cultura popular, e demais atividades onde cultura e arte sejam a força motriz.

C&M 13.8.07 Haroldo Serra 007

O ator e diretor de Teatro, Haroldo Serra, foi o segundo entrevistado do Cultura & Música

Organizado em módulos, o Cultura & Música conta com os quadros Agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste, Arte em Conversa, A Hora do Rei do Baião, Pelas Ruas que Andei, O Assunto é Cinema, Chão Sagrado, Conexão Nordeste, Espelho Cristalino, Como é Bom Poder Tocar um Instrumento, e Música para Ler – cada um deles abordando com criatividade uma faceta da cultura brasileira -, além de mostrar, ao final de cada audição, uma versão especial da canção Asa Branca, composição dos imortais parceiros nordestinos Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – clássico da música, tido popularmente como Hino da Região Nordeste.

Evaldo e nós

Em dia de entrevista com o festejado compositor Evaldo Gouveia…

A cada nova audição do Cultura & Música são sorteados com os ouvintes, através de ligação para o estúdio, produtos culturais (Livros, CDs e DVDs) viabilizados com apoio cultural do Banco do Nordeste, resultando numa maior interação com os ouvintes. Nestes 6 anos, foram 3 sorteados a cada audição e muitos contatos com o programa através do telefone e também da internet, já tendo sido registrados ouvintes em países como Argentina, Uruguai, Itália, Finlândia e até em San Petersburg, na Rússia.

???????????????????????????????

Roqueiros cearenses tem espaço garantido no Cultura & Música

No programa que vai ao ar hoje, o músico e diretor do CCBN, Ricardo Pinto, falará também sobre os outras unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste, em processo de implantação nas cidades de Teresina (PI) e Vitória da Conquista (BA); sobre o Programa de Cultura Banco do Nordeste em parceria com o BNDES, e ainda sobre os editais de ocupação dos Centros Culturais mantidos pelo Banco do Nordeste.

Henilton no ar

Henilton Menezes (MinC), Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão

Contando com apoio do acervo da Casa da Memória Equatorial, o programa Cultura & Música é produzido pelo cantor, compositor e produtor musical Calé Alencar, sendo um dos mais bem sucedidos na programação da Universitária FM, e recebe todo apoio da direção da rádio e de sua valorosa equipe profissional.

Fotos Fev 8 068

Nelson Augusto e Aurora M. Leão entrevistam o fotógrafo e cineasta Tibico Brasil, à época titular do Centro Cultural Banco do Nordeste…

equipe

A equipe completa do Cultura & Música

Uma resposta para “Dia de celebrar Cultura & Música no rádio cearense

  1. El Programa “La Música de Todos” comenzó en el año 2004 y se encuentra hoy en avanzado estado de realización. Se trata de un emprendimiento de la Secretaría de Cultura de la Presidencia de la Nación, a través de la Dirección Nacional de Artes, dirigido a promover e integrar, desde los establecimientos educativos, los componentes fundamentales de las diferentes culturas regionales. Se orienta a poner a los niños y a las comunidades educativas en general, en contacto e interacción con la expresión cultural fundamental de su ámbito de pertenencia. Esto abarca, además de la música, otras expresiones de la cultura popular del área, como mitos y leyendas, fiestas populares, comidas típicas, hábitos sociales, abordadas con un enfoque reflexivo y crítico. Con carácter federal, el programa es de alcance nacional, dedicado a la difusión entre niños y jóvenes, de expresiones musicales y culturales en general, características de las respectivas regiones del país. El programa cuenta con una Coordinación General, en el ámbito de la Dirección Nacional de Artes, y en cada provincia un equipo provincial de producción y contenido, y un equipo de artistas, encargados de la ejecución del programa en los establecimientos educativos locales.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s