Noite de Glória em Gramado: começa o Festival de Cinema !

41a edição do mais concorrido e popular festival de cinema do país vai reunir centenas, a partir de hoje, na serra gaúcha

Festival_preparitivos02

Abertura terá Orquestra Sinfônica de Gramado

A cerimônia de abertura do 41º Festival de Cinema de Gramado, grifada para às 17h no Palácio dos Festivais, contará mais uma vez com a performance da Orquestra Sinfônica de Gramado. Regidos pelo maestro Bernardo Grings, os músicos irão interpretar trechos de conhecidas trilhas sonoras do cinema brasileiro, latino e internacional.

Os donos do palco

Responsável pela cenografia de palco do 41º Festival de Cinema de Gramado, Rubens Bandeira está preparado para mais uma edição: “Fazer este evento há tanto tempo envaidece e, ao mesmo tempo, preocupa. O palco tem que ser bacana e conduzir tudo com elegância, mas as estrelas são os filmes, os concorrentes e os premiados”. Bandeira e o sócio Jorge Ghiorzi comandam a Produttora, Eventos e Vídeos que está com equipe de dez pessoas em Gramado.

Miranda Otto e Glória Pires protagonizam ‘Flores Raras’, de Bruno Barreto…

Flores Raras abre 41º Festival de Cinema de Gramado

Com direção de Bruno Barreto, Flores Raras é o filme escolhido para a abertura do 41º Festival de Cinema de Gramado. A sessão começa às 19h, no Palácio dos Festivais. Baseado em fatos reais, o longa traz Glória Pires e a australiana Miranda Otto como protagonistas. Otto, que recentemente finalizou The Homesman ao lado de Meryl Streep e Tommy Lee Jones, é Elizabeth Bishop, poetisa que viveu uma história de amor com a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares (Glória Pires), idealizadora e supervisora da construção do Parque do Flamengo durante a ditadura militar no Brasil.

 

 Noite de Homenagem a Glória Pires: Atriz vai receber Troféu Oscarito

Além de apresentar o filme de abertura Flores Raras, do qual é protagonista, Glória Pires é a homenageada do troféu Oscarito, distinção que contempla grandes intérpretes do cinema brasileiro. A cerimônia de homenagem acontece antes da exibição do filme, às 19h. A atriz começou sua carreira ainda garota na TV mas em 1981 já começava a trilhar o caminho do cinema com A Filha do Sol, primeiro longa-metragem de Fabio Barreto. Nos anos seguintes, consolida sua carreira no cinema atuando em filmes de grande sucesso de pública e crítica. Com O Quatrilho, segundo de quatro brasileiros indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Havana e no Festival de Cinema de Viña del Mar. A atriz ainda estende sua carreira às comédias, a exemplo de A Partilha e Se Eu Fosse Você, que atestam sua inegável versatilidade. Nos últimos anos, GLÓRIA PIRES ganhou prêmios por papeis em filmes como É Proibido Fumar e Lula, o Filho do Brasil.

 Mais de 400 jornalistas devem participar da cobertura

A 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado contará com a presença de 420 profissionais de imprensa, divididos entre 138 veículos, de diversos estados do Brasil e do exterior. Pelo oitavo ano, a assessoria de imprensa está a cargo da Pauta – Conexão e Conteúdo. A transmissão oficial do festival fica a cargo da TV Feevale. Este é o segundo ano consecutivo no qual a emissora universitária assume a cobertura. A PressPhoto, coordenada por Edison Vara, é novamente responsável pela cobertura fotográfica do Festival.

Primeiro aplicativo do Festival de Cinema de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado conta, pela primeira vez, com um aplicativo disponível para Iphone. O app traz informações básicas sobre o Festival como programação geral, filmes concorrentes, informações sobre os prêmios, notícias atualizadas e compra de ingressos, e está disponível para visitantes e convidados: “A ideia é proporcionar maior agilidade e mobilidade de informações para os visitantes do Festival”, diz Ralfe Cardoso, diretor da Um Cultural e produtor do evento. Para acessar as informações, não é necessário estar conectado à internet, exceto para a compra de ingressos e para visualizar as notícias mais recentes. O aplicativo está disponível para download na AppleStore.

Palácio dos Festivais terá novo visual

O Palácio do Festival, tradicional palco do Festival de Cinema de Gramado, estará de cara nova para a 41ª edição. O arquiteto Bernardo de Magalhães, sócio da CRIO Arquitetura, responsável pela coordenação de cenografia, explica que a concepção do novo visual foi inspirada em grandes festivais da Europa. Brises laterais irão cobrir o “aquário”, configurando imponência e elegância, além de proporcionar um ar de mistério para quem vê o local da rua. Também na Rua Coberta estão painéis com a identidade visual do Festival. Na fachada do prédio, um telão irá exibir matérias, imagens de edições anteriores do evento, além de transmitir o que acontece dentro do Palácio dos Festivais.

Neblina_Gramado03 (1)

PREVISÃO DO TEMPO

A abertura do Festival de Cinema de Gramado tem mais uma atração garantida: o frio. Conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura deve despencar em Gramado após o calor dos últimos dias. Faz frio hoje, com marcas de 8ºC pela manhã e entre 4ºC e 6ºC à noite. O vento deve ter rajadas fortes, aumentando a sensação de frio. Frio e chuva seguem no sábado, com temperaturas entre 2ºC e 6ºC. No domingo, o sol aparece com nuvens e segue frio, apesar de marcas mais altas à tarde.

Quem chega em Gramado hoje:

– Glória Pires (Oscarito e Flores Raras)

– Bruno Barreto (Flores Raras)

– Rubens Ewald Filho (Curador)

Programação 09/08 – Sexta-feira

Palácio dos Festivais

17h – Cerimônia de abertura na Rua Coberta

19h – Filme de abertura: Flores Raras, de Bruno Barreto

Homenagem: Troféu Oscarito – Glória Pires

* O blog Aurora de Cinema estará em Gramado com apoio do SKY HOTEL !

Sky

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s