Outubro de CINEMA em Catanduva

Cidade paulista prepara sua primeira mostra audiovisual

Catand Est Central

Antiga estação ferroviária de Catanduva…

Nascida Cerradinho, nome dado por conta de sua localização, iniciada em área de cerrado ralo. A Vila pertencia ao município de São José do Rio Preto até chegar a Estrada de Ferro em 1910. E o progresso fez surgir o município de Catanduva, instalado em 14 de abril de 1918, em solenidade realizada no Clube 7 de Setembro.

 

Conhecida como Cidade Feitiço pela hospitalidade típica de seus moradores, CATANDUVA orgulha-se por esse traço tão peculiar e festejado por quem a visita: receber com muito carinho e atenção todos os visitantes.

A Estação Cultura de Catanduva, onde funcionava a estação ferroviária, hoje sede da Secretaria de Cultura…

Agora, a CIDADE FEITIÇO prepara-se para realizar sua primeira mostra de Cinema. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Catanduva, através de sua Secretaria de Cultura, e acontecerá durante 4 dias, com a programação inteiramente gratuita.

Mostra CARTAZ

De 23 a 26 deste outubro, os catanduvenses estarão recebendo de braços abertos os visitantes, realizadores e artistas de cinema que vão aportar na cidade paulista para ver, debater, conversar e ensinar cinema.

A programação completa você vai acompanhar aqui no blog Aurora de Cinema, onde estaremos abordando, a partir de hoje, todos as etapas de realização da I Mostra de Cinema de Catanduva e dando detalhes da programação.

AMostra de Cinema de Catanduva conta com apoio de várias parcerias importantes, como Secretaria de Educação, SESC, APAE, FATEC, IMES CATANDUVA, e PAULINHOS GRILL.

 

Matriz Catand

A bela igreja Matriz de Catanduva…

SAIBA MAIS SOBRE CATANDUVA


Entre as diversas versões sobre a fundação de Catanduva, os historiadores destacam duas. Uma delas afirma que o povoado teria se iniciado quando uma família mineira chamada Figueiredo chegou ao local no final do século XIX, em torno de 1890, onde deu início à primeira lavoura e construiu a primeira casa de telhas no bairro São Francisco. Os Figueiredo teriam recebido as terras como herança da família Moreira, de nacionalidade portuguesa.

Catand

O bairro São Francisco, por sua vez, é apontado como o primeiro bairro catanduvense, devido à proximidade com o Córrego Minguta. Outra versão diz que a cidade teria sido fundada por Antônio Maximiano Rodrigues, mineiro de Conceição do Rio Verde, que teria adquirido terras da região por volta de 1890, fazendo, posteriormente, a doação de alqueires de sua propriedade para a paróquia de São Domingos. Existe ainda uma terceira versão, mais descartada pelos historiadores, que aponta Domingo Borges da Costa, conhecido como Minguta, como fundador. 


Pelas datas e nomes nada se resolve. Se de fato Figueiredo herdou essas terras de seus antepassados, não existem documentos que provem isso. Por outro lado, os únicos documentos existentes e conhecidos apontam Maximiano como o verdadeiro possuidor e fundador dessas terras, o que se confirma na transcrição feita em 18 de setembro de 1890 no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Jaboticabal, na qual Maximiano adquiriu, por escritura pública lavrada, 100 alqueires de terra na Fazenda Barra Grande, no termo daquela Comarca e onde hoje se situa Catanduva. Historicamente, sabe-se: Catanduva surgiu em meados dos anos 1850, em terras que pertenciam ao município de Araraquara e que, posteriormente, originaram as cidades de Jaboticabal, Monte Alto e São José do Rio Preto, de onde viria a se desmembrar o município de Catanduva.

Estação esta

A Estação Cultura de Catanduva: espaço histórico que reúne beleza e funcionalidade…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s