Catanduva de Cinema vai lembrar Centenário de Vinícius

De 23 a 26 próximos, a cidade de Catanduva realiza sua I Mostra de Cinema e terá filmes com grandes ícones da Música Popular Brasileira…

Nome mais popular da Poesia Brasileira, VINÍCIUS DE MORAES será lembrado na tela e em recital…

A primeira Mostra Cinema de Catanduva é uma realização da Prefeitura Municipal de Catanduva (SP) através de sua Secretaria de Cultura, cujo titular é o professor Nelson Lopes Martins.

A Mostra começou a ser pensada em 2012, e vem sendo trabalhada desde então, tendo como objetivo principal oferecer ao público acesso gratuito a importantes obras da Cinematografia Brasileira.

Mostra CARTAZ

Enxergando o fazer artístico e a produção cultural como pilares para o desenvolvimento saudável e prospectivo de qualquer contingente demográfico, defendemos a necessidade de o Cinema – entendido como a arte mais rica de todas porque a mais abrangente -, figurar entre as prioridades da gestão municipal pelo papel estratégico que tem no processo de desenvolvimento.

Catand Est Central

A Estação Cultura de Catanduva: já a todo vapor para a Mostra de Cinema…

Nesse sentido, e entendendo só ser possível amar o que se conhece, nasceu a I Mostra Cinema de Catanduva. Idealizada pelos jornalistas Felipe Boso Brida e Aurora Miranda Leão, os quais assinam a Curadoria, a Mostra Cinema de Catanduva será aberta às 19:30h do próximo dia 23 e vai acontecer até dia 26 em diversos espaços culturais de Catanduva.

A Curadoria acredita ser de fundamental relevância para estimular o apreço pelo Cinema Brasileiro e o respeito pelo enorme contingente de trabalhadores nele envolvido, o contato com a quantidade/diversidade de filmes que vem sendo feitos no país. E uma das formas de estimular esse amor e respeito ao Cinema Brasileiro é tomando conhecimento da vasta produção audiovisual do país, por isso todos os filmes da I Mostra Cinema de Catanduva terão exibições gratuitas para a população de Catanduva e cidades vizinhas.

Humberto Teixeira, notável parceiro de Luiz Gonzaga, foco do filme de Lírio Ferreira e Denise Dumont, também estará na tela de Catanduva…

Daí porque a Mostra foi pensada de forma diferenciada e sem prender-se a anos de produção. Na grade de programação, estarão filmes de décadas diversas, de temáticas variadas e gêneros distintos, vindos de diversos estados do país. Na programação está desde o clássico Roberto Carlos em ritmo de aventura, de Roberto Farias, até o premiadíssimo Colegas (vencedor, entre outros, do Festival de Cinema de Gramado em 2012), bem como os também premiados curtas-metragens Acalanto, Hooji, O Membro Decaído, A Dama do Estácio (com Fernanda Montenegro), e Um de nós morre hoje.

Filme mais conhecido com Roberto Carlos será exibido em Catanduva em sessão especial…

A oportunidade de conhecer, conversar e trocar idéias a partir de alguns importantes títulos dentre as muitas produções expressivas do Cinema Brasileiro contemporâneo  – de várias décadas distintas -, objetiva difundir entre os moradores de Catanduva e cidades vizinhas o apreço pelo cinema brasileiro; despertar vocações e fomentar o gosto pelo estudo da Sétima Arte; e, sobremodo, contribuir para a formação de plateia para a crescente produção cinematográfica brasileira, de curtas, médias e longas-metragens, cuja qualidade vem sendo atestada constantemente pela recepção que nossos filmes vem obtendo no circuito de festivais, seja no exterior ou em nível nacional.

Ittala Nandi estará em Catanduva para lançamento de sua biografia

Para tanto, a I Mostra Cinema de Catanduva terá uma programação de 4 dias, nos quais serão exibidos 4 curtas-metragens por dia, antecedendo a exibição de um longa-metragem, totalizando 30 filmes entre sessões infantis, sessões extras e especial.

Fe eu e David Blog

Felipe Brida, Aurora M. Leão, Uélita (amiga de Anápolis) e David Cardoso…

Ressalte-se: a I Mostra Cinema de Catanduva também quer dar visibilidade a grandes ícones da Cultura Brasileira, daí porque em sua programação estão filmes onde se reverenciam Personalidades da Cultura…

1.Um dos grandes ícones do cinema popular, o ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi (Documentário do jornalista Celso Sabadin);

2. O movimento musical que promoveu uma reviravolta na música (Tropicália, de Marcelo Machado);

3. O grande compositor nordestino que foi um dos mais constantes parceiros de Luiz Gonzaga, o chamado ‘Doutor do Baião’, Humberto Teixeira (Doc ‘O Homem que engarrafava nuvens’, de Lírio Ferreira);

4. O grande Poeta, Compositor, Cronista e Crítico de Cinema, criador da Bossa Nova, Vinícius de Moraes (documentário Vinícius, de Miguel Faria Jr.), no ano de seu centenário;

5. O grande ícone da MPB, o Rei Roberto Carlos, através da exibição do filme mais popular com o REI, ‘Roberto Carlos em ritmo de aventura’, de Roberto Farias.

Além desses filmes, haverá também o lançamento das biografias do ator/diretor/produtor David Cardoso, e a da atriz Ittala Nandi; lançamento de dois livros do poeta Jorge Salomão (que estará em Catanduva como um dos representantes da Tropicália); oficina de Roteiro com o professor Pedro Lucínio; e palestras com a atriz Ittala Nandi e o ator Flávio Guarnieri.

Flávio Guarnieri vai fazer palestra sobre o ofício do Ator

Poeta Jorge Salomão, ícone tropicalista, vai lançar dois livros em Catanduva…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s