JÓIA RARA: novela é um festival de acertos !

Duca Rachid e Thelma Guedes assinam a melhor das obras dramatúrgicas da TV Brasileira atual: JÓIA RARA configura-se uma auspiciosa reunião de múltiplos talentos

Já comentamos aqui sobre a atual novela das 18h, JÓIA RARA. Mas a novela é tão espetacular que qualquer elogio que se faça, ainda fica a dever à brilhante obra, assinada com maestria por Duca Rachid e Thelma Guedes (as autoras), Amora Mautner, Joana Jabace, José Vilamarim e Ricardo Waddignton (os diretores), e um elenco excepcional, onde avultam grandes solos, lindas atrizes e atores, e um elenco secundário de primeira linha.

Some-se a tudo isso uma trilha sonora magnífica, casando à perfeição com o enredo, uma fotografia fenomenal, uma reconstituição de época de dar água na boca, os conflitos evocados, e a questão de sentimentos universais como o Amor, o Perdão, a Fé, a Esperança, a Solidariedade, a Humildade, e a Maldade no centro da história, ambientada no Rio de Janeiro do final da década de 30 e adentrando todos os anos 40, e você tem uma obra digna dos Melhores Aplausos, de todos os elogios, e de todos os prêmios que hão de vir.

É um luxo ser de um país que produz TELEDRAMATURGIA com a qualidade de JÓIA RARA. Assim como de tantas outras novelas inesquecíveis, como os festejados sucessos de Janete Clair, Dias Gomes, obras de Jorge de Andrade, Bráulio Pedroso, Cassiano Gabus Mendes, e, mais recentemente, A Favorita e Avenida Brasil (!!!), e Lado a Lado (recém-laureada com o EMMY), para citar apenas algumas.

Vou falar hoje de alguns pontos cruciais. Por certo, muita coisa vai-me escapar, involuntariamente, pelo adiantado da hora em que escrevo, depois de um dia cheio de tarefas e contato com amigos e leitores de todo o país. Peço desculpas antecipadas aos profissionais aos quais, por força do cansaço, se me escaparão os nomes. Voltarei outras vezes ao tema pois é um prazer ver, acompanhar e escrever sobre JÓIA RARA.

VAMOS AOS DESTAQUES DA HORA:

MIGUEL RÕMULO – Que primor está a atuação deste ‘garoto’. Com poucos anos de estrada, desde que ele estreou, revelou um carisma fabuloso e a empatia foi imediata. Sou fã de Miguel mas com o personagem atual, Décio  – do filho ‘malandro’ e massacrado pelo pai, um empresário inescrupuloso – ele vem superando todas as expectativas. O ator está casando ritmo, entonação, trejeitos, olhares, esgares com uma interpretação prodigiosa. Um DEZ enorme e um beijo emocionado para Miguel Rômulo.

NATHÁLIA DILL

Como Sílvia, Nathália Dill esbanja talento e deixa a audiência com merecido horror da vilã… Atriz de beleza retumbante e meiguice singular, quem primeiro me chamou a atenção sobre o talento da atriz foi minha amada filha Joyce, desde quando Nathália Dill apareceu na telinha. Ela começou em ‘Malhação’ (a grande escola de atores da Globo) em 2007, e estreou como protagonista em 2009 vivendo Maria Rita na novela Paraíso, a que eu nem assistia, mas, a partir daí, passei a observá-la com atenção. Logo depois, foi Mauro Mendonça (querido e grande ator, de quem tenho a honra de provar da amizade) quem me elogiou Nathália (ele contracenava com ela em Paraíso). E eu mesma estive com ela aqui em Fortaleza há alguns anos num festival de cinema. Nathália, portanto, já tinha feito outros papéis (ela é egressa do teatro) onde seu talento se destacou, mas em JÓIA RARA, vivendo sua primeira vilã, a atriz dá um baile de atuação e é certamente uma das grandes responsáveis pela força dramática da história. Um Aplauso caloroso e cheio de afeto para Nathália Dill.

ANA CECÍLIA COSTA

Atriz baiana que estava há alguns anos afastada da telinha, ela ressurgiu como a sofrida Gaia, lituana moradora de um cortiço no Rio de Janeiro e integrante do partido comunista, onde conhece, se apaixona e casa-se com o belo Toni, personagem de Thiago Lacerda. Gaia é dada como morta por mais de 10 anos e agora, há 2 capítulos, é reencontrada, e uma nova fase começa. A atriz espargiu beleza e carisma na fase posterior à extradição. Agora, com a volta da personagem, ela reaparece com todas as marcas do duro tempo de exílio, sofrimento, clausura, e a atriz vem com o tom certo, a dor lancinante cravada no semblante, o olhar dolorido e, ao mesmo tempo, um sorriso cheio de esperança e amor ao antigo parceiro. Ainda vai ter grandes picos de atuação esta querida Ana Cecília Costa numa série de situações que deverão exigir muito dela, coisa que é um prato cheio pruma atriz do nível de Ana Cecília e com um texto supimpa nas mãos, além de uma direção que sabe o poder que é dar a um Ator a chance de extrapolar seus próprios limites. Que venha o desafio porque a baiana Ana Cecília está pronta para assumi-lo com força, garra e muito talento !

LUIZA VALDETARO

LV

Ela é Hilda Hauser, filha do maléfico Ernest Hauser, e esposa do humanitário Toni (Thiago Lacerda). Atriz que une talento e  beleza (é um dos rostos mais bonitos da trama), Luíza Valdetaro faz um papel difícil – da sofrida filha de um homem que só pensa em ter poder e usa de qualquer artifício pra atingir seus objetivos, carrasco e desamado por todos quanto o conhecem), além de ter o frustrado (até então) desejo de ser uma cantora. O papel de Luíza é intrincado sobretudo porque é sempre muito difícil fazer uma ‘mocinha’ e não cair no descrédito, no pieguismo, no apelo fácil da compaixão. Mas a atriz é mais uma a confirmar que as louras podem ter beleza, talento, vocação, carisma e muita determinação. Tudo isso a Hilda de Luiza Valdetaro transmite através de sua atuação comovida e comovente. PARABÉNSSS !!!

E JÓIA RARA se completa com um naipe de atores 36 quilates, como ANA LÚCIA TORRE, JOSÉ DE ABREU, CARMO DALLA VECCHIA, MARCOS CARUSO, CAIO BLAT, CAROLINA DICKMANN, e DOMINGOS MONTAGNER. Em outro post, falaremos sobre suas atuações. E também sobre as relevantes contribuições no enredo, uma delas do notável roteirista Newton Cannito, de quem já tive a honra de ser aluna.

Sem deixar também de destacar a atuação magistral destes dois gigantes da cena que são BIANCA BINN e BRUNO GAGLIASSO, secundados pela sensacional MEL MAIA, e Letícia Spiller, Mariana Ximenes, Cacau Protásio, Rosi Campos, Nicette Bruno, Leandro Lima, Rafael Cardoso, Pedro Neschling, Fabiula Nascimento, Claudia Ohana, Leopoldo Pacheco, Cláudia Missura, Ângelo Antônio, Marcelo Médici, Norma Blum, Vicentini Gomez, Jorge Maia, Marcelo Aquino, e tantos tantos outros.

Mariana Ximenes e Leandro Lima: casal ganha torcida do espectador…

A trilha sonora é outro ponto de destaque: um DEZ muito grande e especialmente efusivo para quem assina esse rosário de pérolas do cancioneiro nacional, mesclando – com imensa sensibilidade e senso de entrosamento com o cerne emocional da história – músicas de ontem, de hoje, antigas, permanentes e necessárias. De Tim Maia, a Caetano Veloso, passando pela Valsinha de Vinícius, Garoto e Chico, com Marisa Monte, Guilherme Arantes e Elis Regina, a TRILHA SONORA de JÓIA RARA é mais um fator preponderante para o conjunto de acertos magistrais desta novela que, sem dúvida, é o passaporte que faltava para colocar as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes no patamar dos autores sagrados das 21 horas.

Duca Rachid e Thelma Guedes: criadoras de obra espetacular da Teledramaturgia Brasileira…

UM DEZ EMOCIONADO para JÓIA RARA, suas excepcionais autoras, e a sensacional equipe de realização desta pérola da teledramaturgia brasileira.

Bruno Gagliasso, Mel Maia e Bianca Binn: trinca responsável pelo maior pique emocional de JÓIA RARA, novela da TV Globo que é orgulho para qualquer pessoa de bom senso !

2 Respostas para “JÓIA RARA: novela é um festival de acertos !

  1. Maravilhosa!!! …rica em detalhes ,trilha sonora perfeita ,atores excelentes.
    Essa sim é a Joia Rara da Rede Globo. 😀

  2. Luiza Maria Silva

    Estão lindas as fotos da novela Joia Rara.Parabéns aos autores pela belíssima história e também para a produção, a direção e os atores e atrizes que dão alma aos personagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s