Pousada do Sobrado: você precisa conhecer !

IMG_5950

Lugar onde repousam a PAZ e a tranquilidade, e onde a NATUREZA Feliz caminha de mãos dadas com a Poesia, a centenária Pousada do Sobrado é  parada obrigatória em Bagé

IMG_5947

Amigos a gente não faz, reconhece, já dizia o sábio e queridíssimo Poeta Vinícius de Moraes.

Pois foi por causa de um amigo desses – que às vezes nem nos damos conta de que gostam tanto da gente – que tive a feliz oportunidade de conhecer um dos lugares mais adoráveis pra onde já fui, a POUSADA DO SOBRADO.

IMG_5935

Ela fica num cantinho ‘escondido’ da cidade de Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, e não fora eu caminhar no primeiro dia deste dezembro feliz que já se avizinha do final, em plena tarde de domingo, pelas tranquilas ruas de Bagé, e eu não teria conhecido este lugar acolhedor e inesquecível que é a POUSADA DO SOBRADO.

IMG_5955

Fauna e flora convivem harmoniosamente na Pousada do Sobrado…

Pois bem, vou explicar melhor:

IMG_5638

Passava um domingo tranquilo na graciosa cidade de Bagé e, após o café da manhã,  fiquei como de costume, ocupada entre pensar, escrever, dar conta da agenda, digitar  ouvir música. Nisso, quando fui me dar conta de que deveria pensar no almoço, desci do quarto do hotel onde estava e me dirigi a um restaurante. Sem prestar atenção no horário, não consegui encontrar mais nenhum restaurante aberto. Então decidi ir ao supermercado mais próximo para reabastecer meu estoque de energia alimentar.

IMG_5636

E comecei a subir a Rua Sete, que como sói acontecer aos domingos, estava tranquila e convidativa ao passeio. Depois de andar não mais que dois quarteirões, fui ‘parada’ por um belo carro vermelho, de onde desceu meu querido amigo, Kydo Ferreira – artista plástico bageense. Kydo vinha na companhia de uma mulher bonita e elegante: foi então que fui apresentada à estilista Clenea Brito. E de imediato os dois me chamaram ‘para dar uma volta e conhecer Bagé’. Pois Clenea estava estreando seu novo carro naquele instante. E vinha como autêntica e descolada roqueira: “Meu carro é vermelho/Não uso espelho pra me pentear...”

IMG_5848

Uma das belas residências do bairro Jardim do Castelo, zona nobre de Bagé…

E lá fomos nós, embarcando de cabeça numa ‘aventura’ que acabou tornando-se um momento inesperadamente mágico na história de cada um.

A e Clenea

Aurora e Clenea: sintonia imediata e um domingo inesquecível em Bagé…

De fato, embora eu já conhecesse bastante Bagé – lugar onde tenho vários amigos queridos, e para onde vou há 3 anos seguidos (porque desde 2011 assino a curadoria do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que acontece lá) -, não podia me furtar a este novo passeio, e saímos em adoráveis conversas sobre artes, comportamento, moda, turismo, etc, contornando alguns lugares de Bagé totalmente novos pra mim. Dentre esses lugares estão o Kartódromo e o bairro Jardim do Castelo, considerado o bairro mais chique de Bagé.

IMG_5943

IMG_5778

De fato, ali vi casas belíssimas, ruas arborizadas e tranquilas, desenhos arquitetônicos e belos exemplos paisagísticos, que me fizeram mais ainda encantar-me com Bagé. Kydo e Clenea foram anfitriões impecáveis e me mostraram uma Bagé até então desconhecida. É claro que fiquei absolutamente encantada e grata a estes dois ‘anjos caídos do céu’. E ainda bem que, como é costume, andava com meu Tablet e meu Ipad na bolsa, e pude registrar em fotos muito desse feliz e inolvidável domingo por ruas, lugares e histórias de Bagé.

IMG_5752

IMG_5823

IMG_5793

Como se não bastasse tudo isso, e tudo isso já fosse muito especial pra quem tinha saído apenas para comprar um lanchinho simples no supermercado mais próximo, Kydo e Clenea ainda me levaram pra conhecer este lugar encantador que atende por POUSADA DO SOBRADO. Até chegar lá, uma aventura e tanto. Porque não sabíamos se íamos conseguir entrar. Um pouco afastada do centro da cidade, meus anfitriões não sabiam direito o caminho e fomos perguntando pela estrada. Numa de nossa paradas, encontramos uma roda de samba animada, de onde veio um senhor nos informar que, pra ir à Pousada, só tendo marcado com antecedência porque eles só recebem lá quem eles já estão esperando.

Clenea e Kydo

A estilista Clenea Brito e o artista plástico Kydo Ferreira: nossos adoráveis cicerones num domingo inesquecível em Bagé…

IMG_5933

Pelo caminho… até avistar a entrada da Pousada do Sobrado…

Mesmo assim, a ‘danada’ da Clenea resolveu seguir em frente. E, finalmente, depois de alguns atalhos, conseguimos encontrar um sinal da Pousada. Como Kydo já conhecia a dona – a senhora Elizabeth Martins – e já tinha estado lá com grupos de turistas, não foi difícil conseguir que nos recebessem na famosa e secular hospedaria.IMG_5938

IMG_5935

Fomos recebidos por uma educada moradora do lugar: a gerente da Pousada do Sobrado, de nome Cátia Souza. E foi com disponibilidade e extrema generosidade que Cátia começou a andar conosco pelos fartos e bem cuidados jardins da imponente Pousada do Sobrado.IMG_5945

IMG_5946

Não levou nem bem 10 minutos, e Cátia Souza já estava se oferecendo pra fotografar o pavão albino, nos registrar junto à Árvore do Amor (um frondoso e belo bouganville que ornamenta com louvor o jardim principal da Pousada), e foi nos conduzindo por outras áreas externas da Pousada.

IMG_5977

IMG_5967 Casarão de cerca de 180 anos: histórico, belo e  bem preservado…

E foi tão prazerosa aquela visita, o contato com a natureza – fauna e flora ao alcance dos olhos e do coração -, a conversa espontânea que começou a brotar de nós quatro – Cátia, Clenea, Kydo e eu -, que em pouco tempo, Cátia Souza virou nossa ‘fotógrafa oficial’, amiga de infância, parceria de sorrisos e brados de alegria, até resolver ir buscar também a própria câmera de fotografia para registrar nossa insólita presença ali.

IMG_5985Kydo e Cátia Souza: reencontro feliz e prazeroso na Pousada do Sobrado…Pousada do Sobrado

O majestoso lago que emoldura a Pousada do Sobrado…A em Bagé por Cátia Souza 1 dez 13

Aurora Miranda Leão adere ao chimarrão na Pousada do Sobrado – foto Cátia de Souza

E assim passamos adoráveis horas circulando pelos muitos espaços que compõem a adorável Pousada do Sobrado. Fotografamos os gansos, os cisnes, os pavões, o javali,  os cachorros, o lago onde há uma ilha e uma gruta (só não fomos até lá porque o tempo estava muito nublado e achamos que poderia cair uma bela chuva. Além do mais, seria preciso usar repelente porque lá pelo entorno da gruta, há muitos mosquitos, haja vista que ali a um respeitável cuidado com o meio ambiente).IMG_5984

Ali na Pousada do Sobrado, cada espaço conta uma história, cada lugar emana uma diversa e positiva energia. Tudo convida você a ficar e se encantar.A no Bugan

A POUSADA DO SOBRADO é um casarão centenário, de quase 180 anos, que já abrigou importantes personalidades da vida brasileira, seja da área política ou artística, e cada cômodo da casa – todos super bem cuidados, elegantemente decorados e convidativamente bem ambientados -, tem histórias novas e distintas a serem contadas.

IMG_5969

Pousada

Cátia Souza, que vive ali há mais de duas décadas, é uma amorosa guardiã da Pousada. E nos recebeu tão acolhedoramente, e nos deixou tão à vontade, e nos ofereceu tanta gentileza e afeto, que não consegui segurar as lágrimas diante de tamanha receptividade, doação, prestatividade, cortesia, e vontade de acolher com o melhor sorriso e o mais generoso dos abraços: o abraço que afaga antes mesmo de chegar perto, o afeto que abraça antes do compromisso firmado, a hospitalidade que conquista num simples gesto de educação, a sensibilidade que traduz grandeza espiritual, a amizade que se vai tecendo em simplicidade e benquerença em poucas horas de convívio sadio e espontâneo, onde pudemos celebrar a Vida e caminhar de mãos dadas com a Alegria !

Pousada ThiagoHóspedes ilustres: Thiago Lacerda e a mulher Vanessa Loes viraram frequentadores…

É ali, na grandiosa, bela e bem cuidada Pousada do Sobrado onde se hospeda, de tempos em tempos, o ator Thiago Lacerda (que foi hóspede da Pousada – ao lado da companheira Vanessa Loes) o tempo que ficou em Bagé para filmar O Tempo e o Vento, o filme e a minissérie de Jayme Monjardim, que agora está no ar via TV Globo). Ali também, naquele lugar encantador, já ficaram e se hospedam diversas celebridades e nomes importantes de nossa cena artística e política.

Thiago no Sobrado

 

Cátia Souza com Thiago Lacerda, que foi hóspede da Pousada do Sobrado durante as filmagens de O Tempo e o Vento, e desde então virou visitante cativo…

Na Pousada do Sobrado, o hóspede ou visitante usufrui de espaço para fazer churrascos, tomar banho de piscina, confraternizações, apreciar um belo pôr do sol, deitar e curtir a paisagem numa rede, fazer reuniões com amigos, enfim: na Pousada do Sobrado, você pode se hospedar com a certeza de estar ancorando num lugar cheio de bons predicados, onde conforto, hospitalidade e tranquilidade são a tônica. Pra lá, você pode até levar seu animal de estimação porque na POUSADA DO SOBRADO há um lugar especial pra acolher seu bichinho de estimação. Outro detalhe muito especial: há várias suítes na Pousada, cada uma decorada de um jeito diverso, todas com ar condicionado e muito conforto.

IMG_5973

Pavão branco (albino): ele existe e pode ser visto na Pousada do Sobrado…

cisnes estes

Cisnes negros dão um toque especial à bela paisagem da Pousada do Sobrado…

IMG_5939

E não é pra menos: com tudo o que oferece a magnânima Pousada do Sobrado – casarão histórico que simboliza grande parte da história da formação do próprio povo gaúcho -, qualquer um tem vontade de chegar até lá, conhecer, visitar,  ficar, e passar temporadas na Pousada, erguida pelo patriarca  João Antônio Pereira Martins, ainda no século XIX.

lago 1

Saiba mais sobre a história da Pousada do Sobrado:

* João Antônio tornou-se o Visconde do Cerro Azul por serviços prestados ao Império do Brasil, falecendo aos 80 anos e deixando numerosa prole e imensa fortuna. Foi seu sexto filho, José Luís Martins, nascido em 1807, que herdou as terras  onde hoje está situada a Pousada do Sobrado. Não se sabe ao certo se foi ele ou o pai que iniciou a construção do histórico Sobrado. Mas sabe-se que foi por iniciativa de José Luís que se deu a construção da barragem que originou o belo lago, que permanece sendo um dos grandes atrativos da Pousada. Atualmente, a proprietária do imóvel é Elizabeth Martins Terra (da quinta geração da família de João Antônio Pereira Martins) desde 1997.

pousada 1

Clenea Brito, Cátia Souza e Aurora Miranda Leão nos jardins da Pousada do Sobrado, ponto turístico obrigatório em Bagé…

A histórica e imponente Pousada do Sobrado: beleza, aconchego, natureza em paz, tranquilidade, boa comida e o prazer da convivência saudável com boas energias. Ponto turístico obrigatório na cidade gaúcha de Bagé…

Pousada A Casa

* Visite a página da POUSADA DO SOBRADO no Facebookhttps://www.facebook.com/pages/Pousada-do-Sobrado/301650043245249

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s