Porque amamos Rubens Ewald Filho

Rubens 1

SENHOR CINEMA: Jornalista é dos mais respeitados do país, tem uma legião de seguidores e encanta amigos e plateias por onde passa…

Todo dia é dia de declarar Admiração, Apreço e Aplauso para RUBENS EWALD FILHO. Mas especialmente isso acontece a 7 de março, dia de PARABENIZAR este incrível colega de profissão, um dos mais ilustres e atuantes jornalistas de Cinema do país, por conta de seu aniversário.
Rubens, Anoli e David
Os atores Marcus Anoli e Germano Pereira, Aurora Miranda Leão, Rubens Ewald Filho, e David Cardoso em noite de festa em Anápolis – abril 2013
Crítico, professor, palestrante, comentarista, ator, roteirista, diretor de teatro, escritor de telenovelas ( a exemplo de Gina e Éramos Seis, em parceria com Sílvio de Abreu), Rubens Ewald Filho tornou-se o mais conhecido e respeitado crítico do país ao comentar oficialmente a solenidade de entrega do cobiçado Oscar. E uma coisa muito rara entre os que exercem o ofício da crítica: RUBENS EWALD FILHO coleciona fãs, é parado na rua para dar autógrafos e tirar fotos com admiradores, e é um Querido nos muitos meios onde atua – seja na TV, Teatro, ou Cinema.
IMG_8910
Germano Pereira, Cláudio Luzza e Rubens Ewald Filho em Gramado…
Foi ele também quem criou o primeiro Dicionários de Cineastas, o Guia de DVDs, e a meritória Coleção Aplauso (Imprensa Oficial de SP). É Curador do Festival de Gramado, além de ser também Curador e criador do Festival e do Pólo de Cinema de Paulínia. Mas isso é só um pouquinho do que a memória me traz agora. De fato, Rubens Ewald Filho é tanto, e realiza tudo com tanta excelência, que falar ou escrever sobre ele é deveras difícil. Ficamos sempre com medo de esquecer dados relevantes.
oficina Rubens
O fato é que ele foi descoberto quando ainda era um iniciante repórter em jornal santista, pelo pioneiro Adhemar Gonzaga, criador da histórica revista CineArte e da companhia cinematográfica CINÉDIA.
Cineasta Lina Chamie, Aurora Miranda Leão e Rubens Ewald Filho em Curitiba
Rubens em casa
São mais de 40 anos de profissão, sempre como pioneiro: foi o primeiro a escrever sobre filmes na TV, sobre vídeo, depois sobre DVD. Foi o primeiro crítico a trabalhar numa televisão por assinatura, e a criação da Coleção APLAUSO foi gesto de extremo cuidado com a preservação da memória da Arte e da Cultura, enfatizando um ponto da personalidade do emérito jornalista que talvez poucos conheçam: o lado do carinho, do respeito ao próximo e da imensa generosidade.
Rubens, Riccelli e eu 1
Carlos Alberto Riccelli, Aurora e Rubens Ewald Filho na edição 2012 do Anápolis Festival de Cinema, da qual Rubens é Curador…
Rb e Marina
Rubens Ewald Filho e Marina Person durante uma das edições do Festival de Paulínia…
Tenho a honra de ter o primeiro livro de meu pai editado por ele. O segundo livro tem prefácio assinado por Rubens. Enfim, o Cinema, o Jornalismo, os muitos encontros e as afinidades nos tornaram amigos. E eu o admiro ainda mais depois que o conheci de perto.
Rb Anáp 2012
Rubens Ewald Filho em visita à Base Aérea de Anápolis – by Aurora de Cinema
Para Rubens Ewald Filho meu abraço mais carinhoso, minha gratidão, minha Homenagem permanente, e os melhores votos de Vida Longa com Saúde, PAZ, Amor, LUZ, e muitas Vitórias !
FELIZ ANIVERSÁRIO, meu Querido RUBENS EWALD FILHO ! E um Aplauso muito caloroso deste blog AURORA DE CINEMA, seu fiel leitor e aprendiz !
turma na Estância com Alex
Rubens Ewald Filho: sempre rodeado de pessoas de Cinema, movidas por enorme bem querer a ele !
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Serginho Groissman e Rubens Ewald Filho…
Algumas palavras de amigos sobre Rubens Ewald Filho:
“Sou um pouco suspeito pra falar do Rubens, pois sou seu fã de carteirinha desde os anos 70, muito do meu trabalho de pesquisa é inspirado na sua obra. Depois de muitos anos, em 1998, quando lancei meu primeiro livro, nos conhecemos pessoalmente, passamos a ser amigos, o que muito me honra e orgulha. Através de sua indicação, fiz quatro livros pela coleção Aplauso. REF é daquelas pessoas que está para todos. Um monumento do cinema. Por isso, novamente desejo-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO. Abraço do amigo. Parabéns por seu texto Aurora. Beijo pra você também.”
Antônio Leão, historiador e pesquisador de Cinema.

“Rubens Ewald, Parabéns. Faço minhas, as palavras da Aurora. E minha gratidão por, entre outras coisas, junto com Hubert Alqueres , ter possibilitado a minha biografia na Coleção Aplauso. Felicidade. Para todo o sempre (título de filme).”

– Alfredo Sternheim, escritor e pesquisador de Cinema

“O que falar de um precursor da crítica cinematográfica no Brasil? O que falar de um crítico que conhece profundamente sua arte como cinéfilo, jornalista e roteirista? Além de filmes e realizadores, ele conhece a mecânica da produção cinematográfica, fala com a propriedade de quem é íntimo da linguagem. Cresci vendo cinema e acompanhando a crítica cinematográfica pelo olhar de Rubens Ewald Filho, tive o prazer e o privilégio de conhecê-lo pessoalmente numa das edições do Fest Cine Goiânia. Um profissional exemplar e uma pessoa incrível que faz questão de atender a todos. Dá atenção e não sonega informação! Uma enciclopédia viva do cinema! Ao Rubens, minha grande admiração e meu sincero abraço!”

Alex Moletta, roteirista, dramaturgo, ator, e professor de Cinema com 2 livros editados

Rubens Ewald Filho entrega troféu Cidade de Gramado ao ator Wagner Moura (que fez questão de receber a comenda das mãos do emérito crítico) na edição do Festival de Gramado 2013…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s