Rádio ao Vivo: terça de Cultura & Música no CCBN

Centro Cultural Banco do Nordeste inova e vai realizar programa de rádio direto de seu auditório, em transmissão pela Universitária FM

Denise e nós

Denise Dumont, atriz  e produtora, na bancada do Cultura & Música                       

São 7 anos  no ar pela Universitária FM e uma audiência consolidada nas tardes de segunda-feira: o programa Cultura & Música estreou dia 7 de agosto de 2007, no horário das 16h às 17h, com apresentação da dupla de jornalistas/radialistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto numa realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, com produção do cantor e compositor Calé Alencar.                           

Fagner rádio

Raimundo Fagner ladeado por Aurora Miranda Leão e Calé Alencar: artista cearense foi um dos primeiros entrevistados…

O Cultura & Música é um programa de entretenimento radiofônico que destaca a produção cultural nordestina, seja através da música, do cinema, do teatro, da fotografia, do jornalismo, e das artes de modo geral. 

???????????????????????????????

Aurora Miranda Leão e o músico/pesquisador/ambientalista Bené Fonteles

Dividido em diversos módulos, a atração das tardes de segunda-feira na Rádio Universitária FM reúne música, entrevistas ao vivo e/ou gravadas, flashes noticiosos de outras cidades (via celular), objetivando divulgar realizações do Centro Cultural Banco do Nordeste, bem como toda ação do Banco do Nordeste que favoreça a Arte e a Cultura, dando espaço também para ações culturais relevantes realizadas por outras instituições.

???????????????????????????????

Os locutores do Cultura & Música com Fernando Pessoa e músicos do Rock Cordel…

Quando o Cultura & Música (C & M) entrou no ar, o Centro Cultural Banco do Nordeste inovava mais uma vez, estabelecendo novos parâmetros de comunicação e interatividade com seu diversificado público, a partir de um programa próprio, destinado a melhor informar à população (de qualquer parte do país, uma vez que o programa também é veiculado via internet) sobre as muitas atividades desenvolvidas pelo CCBN, e a manter permanente conectividade com sua audiência.

???????????????????????????????

Em 7 anos de veiculação semanal através do respeitado espaço da Rádio Universitária FM, o programa Cultura & Música ganhou credibilidade e estabeleceu-se como opção privilegiada para quem quer ouvir boa música brasileira, sobretudo em versões históricas e bem pouco conhecidas do grande público. De lá pra cá, o programa consolidou-se como relevante canal de divulgação da música nordestina e da cultura brasileira de modo geral, definindo-se como espaço de relevante importância para um contato mais próximo com a programação do CCBN e um conhecimento mais aprofundado das raízes culturais formadoras da essencialidade do povo nordestino.

tibico no nat

Nelson Augusto, Calé Alencar, Tibico Brasil, e Aurora de Cinema em dia de aniversário do Cultura & Música…

Desde quando o Cultura & Música entrou no ar, muito se pode aquilatar de sua penetração na cidade e relevância na divulgação das ações do CCBN. Sabendo-se, nos jargões radiofônicos, que a cada um ouvinte que sintoniza o programa, há exatas 25 outras pessoas na mesma sintonia, estes 7 anos de C & M no ar nos dão bem a dimensão do alcance do programa e sua capacidade de atingir a audiência, composta por diversas faixas etárias e sociais.

Rádio Nelson eu e Calé

O trio principal do Cultura & Música: Nelson, Aurora e Calé…

A cada audição do C & M, pelo menos 30 ligações diárias são registradas, dos mais diversos bairros da cidade, observando-se ainda os contatos pelo MSN, Twitter, e-m, Facebook, e outras redes sociais. Levando-se em conta que, a cada programa, a produção realiza sorteio de brindes – produtos culturais patrocinados pelo programa BNB de Cultura -, a audiência do C & M reafirma-se a cada nova audição, e, em dias de entrevistas ao vivo, é comum ainda a participação de ouvintes que telefonam para o programa para expressar-se verbalmente, seja com perguntas ao entrevistado seja com elogios à presença daquele convidado.

A rádio CCBN

O êxito do programa Cultura & Música verifica-se também a partir da criação de um novo programa: o Conversando com Arte – programa de entrevistas veiculado todos os domingos -, estreou em 2009 e já é referência no rádio como horário democrático onde artistas, produtores e gestores culturais podem falar à vontade, e sem pauta determinada, sobre sua história de vida, suas raízes culturais, suas influências, próximos trabalhos, e idéias de futuros projetos.

Macalé rádioCom os locutores Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão, o cantor e compositor Jards Macalé, entrevistado no programa Conversando com Arte…

Agora em março, a partir da realização do programa Cultura & Música diretamente do auditório do CCBN no centro de Fortaleza – na nova sede da instituição – o que se pretende é uma intensificação ainda maior na formação de plateia para a cultura nordestina, a partir de uma interação presentificada com os apresentadores do programa, a produção e seus convidados. Assim, a realização do Cultura & Música ao vivo remete aos áureos tempos dos programas radiofônicos de auditório, nos quais o público tinha acesso direto e contato com artistas que formaram gerações e garantiram enorme audiência ao rádio.

Calé e eu CCBN

A intenção do programa Cultura & Música, a partir desse novo formato – ao vivo e com participação da plateia – é favorecer ao público de maneira geral e, em especial, aos estudantes das várias áreas de Comunicação – jornalismo, radialismo, publicidade e propaganda, audiovisual e novas mídias -, e estudantes e outros profissionais interessados, o contato direto com artistas e produtores culturais, criando pontes para um diálogo freqüente sobre a arte e a cultura brasileiras.

CCBN nós 2

Locutores Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão com o produtor Calé Alencar

Dessa forma, o CCBN vai passar a oferecer a seu qualificado, diversificado e cativo público a chance de reviver a mesma atmosfera dos programas radiofônicos, que tanto sucesso fizeram nas rádios de todo o país nas décadas de 40, 50 e 60. Ao mesmo tempo, realizar um programa de rádio com a presença de plateia é a oportunidade de se presenciar um programa de rádio feito ao vivo e criar laços para a efetivação de contato direto com formadores de opinião.

CCBN 11 mar 14

Calé Alencar, Jacqueline Medeiros (Coordenação do CCBN), Nelson Augusto e Aurora Miranda Leão: congraçamento ao final do programa-piloto do C & M…

CCBN equipe

Nelson Augusto, Calé Alencar, Clarisse Melo, e Aurora Miranda Leão: equipe que faz o programa Cultura & Música direto do Centro Cultural Banco do Nordeste

* O Centro Cultural Banco do Nordeste funciona na rua Conde D’Eu, 560, no centro de Fortaleza, pertinho da Catedral Metropolitana. Quem quiser participar das audições do programa Cultura & Música, é só chegar lá às terças-feiras, a partir das 15h. ENTRADA FRANCA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s