Dia de Celebrar: PARABÉNS, Mauro Mendonça !

MAURO MENDONÇA: ator vencedor de muitos prêmios, tem carreira premiada, recheada de papéis memoráveis e tipos inesquecíveis…

Ele é mineiro de Ubá, terra que ama e da qual fala sempre com muito carinho. Começou ainda bem jovem numa ponta – conforme são chamados os pequenos papéis. Foram os amigos Jackson e Modesto de Souza que indicaram e estimularam, num dos costumeiros encontros no Vermelhinho (famoso bar da histórica Cinelândia carioca), para ele tentar uma oportunidade no cinema. Ele foi sem levar fé alguma, muito mais pela farra de conhecer o que os amigos apontavam e acabou entrando pro elenco de O Sedutor, de Diego Fabri. A encenação tinha a marca do TBC. Ele fazia um garçom e dizia apenas uma palavra, mas a interpretação agradou tanto que ele virou destaque no espetáculo:era aplaudido em cena aberta – honraria para poucos, ainda mais estreando…

Glau e M

No início da carreira em ‘O Doce Pássaro da Juventude’ com a saudosa Glauce Rocha

Em seguida, veio Casa de Chá do Luar de Agosto, uma pequena participação, onde porém o ator já sinalizava uma estrada próspera: ganhou logo destaque em crítica assinada por Décio de Almeida Prado, um dos bam-bam-bam do métier. Daí pra ganhar um papel com fala e tudo foi um pulo.

Na sequência, chegava a vez de dar boas-vindas ao Cinema: a estreia foi fazendo figuração em Carnaval em Caxias. Mas saiu-se tão bem que a Sétima Arte lhe “adotou” e veio o que ele considera mesmo o primeiro filme, que o tempo transformou num clássico: Rio 40 Graus, direção de Nélson Pereira dos Santos, precursor do Cinema Novo.

No clássico Dona Flor, grande êxito dirigido por Bruno Barreto, que rendeu a Mauro Mendonça muitos prêmios e reconhecimento internacional…

MAURO Mendonça lembra direitinho a data de estréia na tevê (tem memória preciosa): 20 de dezembro de 1955. Paralelamente, seguia carreira no TBC. O primeiro papel foi um convite do famoso mestre do tablado – seguidor de Stanislavski – o russo Eugênio Kusnet, de quem Mauro tornou-se amigo. Foi lá que conheceu a bela atriz ROSAMARIA MURTINHO, que viria a se tornar a mãe de seus três filhos: João Paulo, Rodrigo e Maurinho. A primeira peça juntos foi Rua São Luiz, de Abílio Pereira de Almeida.

Mauro Mendonça na novela Te Contei ?, sucesso no horário das 19h em 1978…

E a vida profissional foi ganhando as cores da fama. Mauro Mendonça foi acumulando variados personagens, amontoando histórias pra contar, personalidades diferentes pra dar vida, e lá se vão mais de 50 anos de uma carreira que acumula sucessos, referendados por alicerce invejável fincado notripé Talento, Dedicação, AMOR à ARTE de interpretar Vidas. Muitas vidas, às quais Mauro sempre dedicou o melhor de seu sentimento, sua sensibilidade, generosidade e muito de seu tempo.

Super Querido e reconhecido GENTE BOA, Mauro Mendonça aniversaria alvo do amor da família, do respeito dos colegas, aplausos da crítica e carinho do público…

Pepita e M

Mauro Mendonça e Pepita Rodriguez na novela Espelho Mágico, de Lauro César Muniz, exibida em 1977 no horário nobre…

Tudo isso foi muito bem entendido por público, crítica, estudantes, profissionais das mais diversas áreas e por seus muitos e muitos colegas de trabalho. Mauro Mendonça é um dos Artistas mais respeitados, queridos e aplaudidos da cena artística brasileira.

Natália Dhill e Mauro Mendonça, dupla da novela ‘Paraíso’…

Os APLAUSOS estão em parte traduzidos nos muitos prêmios que ele guarda com carinho, alegria, gratidão e cuidado. Outra parte está nos convites constantes que o ator recebe para novos trabalhos, seja no cinema, teatro ou televisão, muitos dos quais ele às vezes precisa recusar – para também ter tempo de ser apenas o Mauro, filho da inesquecível Ubá, cidade mineira que vai homenageá-lo com um teatro no seu nome.

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça na celebração das Bodas de Ouro do casal…

Hoje MAURO MENDONÇA festeja idade nova e, por certo, seu celular vai passar o dia tocando. Hoje, MAURO MENDONÇA vai receber abraços de amigos de todas as idades e estar cercado de pessoas queridas, como acontece sempre com gente do Bem, como ele.

Contracenando com Tarcísio Meira como Gonçalo Fontini na novela ‘A Favorita’, de João Emanuel Carneiro, em 2008

Pra mim, Mauro Mendonça é um amigo querido, um Artista a quem Admiro profundamente e a quem o tempo só me fez ainda mais Querer Bem, Aplaudir, Reverenciar. Quem conhece Mauro de perto sabe o quanto ele é pessoa generosa, brincalhona, bem humorada, amigo, companheiro, boa praça – como dizem os amigos mais cotidianos.

Mauro e nós meu nat 96

Aurora Miranda Leão, Rosamaria Murtinho, João Paulo e Mauro Mendonça em festa de aniversário para esta jornalista onde Rosinha e Mauro foram anfitriões…

Tônia e M

Mauro Mendonça em cena com Tônia Carrero na peça ‘Um barco para o sonho’

Para a redatora deste Aurora de Cinema, Mauro Mendonça sempre foi/é/será o Artista que viveu com maestria o Dr. Teodoro Madureira em Dona Flor e seus Dois Maridos; que nos fez chorar com a intensidade dramática de Longa Jornada Noite Adentro (Eugene O’Neill); que roubou a cena no musical EVITA; deu alma e corpo ao Fernandes de Duran, dono dos prostíbulos da Lapa no aplaudido musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque; que marcou como o bandeirante Dom Braz de A Muralha; que deu dimensão de grande papel a seus trabalhos nos filmes Benjamim e O Redentor; enfim, Mauro Mendonça é o ator certo no papel certo, sempre, seja o saudoso Gonçalo de A Favorita ou o Antero de Paraíso, novelas da TV Globo, emissora onde o consagrado ator está desde 1973.

Mauro e fillhos

Mauro Mendonça com a esposa, Rosamaria Murtinho, e os três filhos artistas – Rodrigo, Maurinho e João Paulo, e mais a neta Anna Luíza…

Mauro e eu Rio 2008

Jornalista Aurora Miranda Leão e Mauro Mendonça em encontro no Rio…

Para MAURO MENDONÇA, nossos votos mais positivos por um FELIZ ANIVERSÁRIO, um abraço efusivo de PARABÉNS – não só pela data mas pelo Ser Humano incrível que É -, um beijo carinhoso, e o APLAUSO #BlogAurora deCinema, constante e verdadeiro, por tudo que ele consegue transmitir de riqueza humanitária em sua carreira tão bonita e por tudo que ousa alcançar – e o faz com maestria – com sua capacidade ilimitada de Ser, Doar, e Transformar-SE através das muitas Vidas a nos revelar por entre as filigranas sensoriais dos personagens que compõe de forma tão visceral e com tanta competência, dignidade, singeleza e simplicidade.

                 VIDA LONGA PARA MAURO MENDONÇA !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s