Wilker e a homenagem que ficou faltando…

Enquanto o país chora a perda do grande Artista, temos vergonha alheia pela homenagem que nunca o Ceará fez para José Wilker

Enfim, a TV Verdes Mares fez uma pequena mas bela homenagem póstuma ao inesquecível José WilkerPode ser que a memória nos traia, mas a impressão mais forte é de que nunca a TV de maior repercussão no Estado do Ceará havia feito nada ressaltando o trabalho do profícuo ator cearense. Essa mudança deve-se ao fato de a TV ter deixado de ser simplesmente uma retransmissora da TV Globo para ser uma Afiliada. E aí a mudança foi considerável. Pra melhor. É fácil notar a inclusão de temas mais locais, incentivo à Cultura, apoio à Educação, mais produção cearense, programas focando na programação da emissora líder. Bem vinda melhora !

E é nesse bojo que se insere a Homenagem que a TV Verdes Mares veiculou ontem, 5 de abril, dia da morte de José Wilker, destacando o trabalho do Artista. Até matéria direto de Juazeiro do Norte, terra natal do ator, eles fizeram.

Infelizmente, em vida, José Wilker nunca recebeu as devidas honrarias no Ceará. Não ganhou nenhuma condecoração especial, nem as conhecidas medalhas oficiais, nem título de cidadania, nem um troféu ou coisa semelhante com seu nome, nem sequer uma mostra de cinema com boa parte de seus trabalhos na telona, nem o mais conhecido troféu do Estado, a Sereia de Ouro, entregue anualmente.

Não há justificativa nem explicação que justifique essa falha. WILKER era um Artista do Melhor Quilate, em qualquer parte do mundo. E um Artista múltiplo, em qualquer veículo no qual se apresentasse. Há muito o Ceará deveria ter prestado uma justa e digna Homenagem ao Ator, que também era escritor, dramaturgo, diretor de teatro, cineasta, e respeitado crítico de Cinema.

Resultado é que neste momento de dor, da súbita partida do magnânino ator cearense – reverenciado e chorado em profusão nas redes sociais e na mídia de modo geral -, não há nada que o Ceará possa mostrar como lembrança ou memória bonita de tal homenagem que fez a ele; da noite em que ele recebeu tal e qual homenagem; do almoço X ou Y, ou do debate tal que ele participou… é lamentável, sob todos os aspectos. Enquanto o povo, os artistas, a imprensa, e gente de todas as idades e classes sociais despede-se com muita tristeza e saudade de JOSÉ WILKER, nós cearenses amargamos essa ‘vergonha alheia’ de sermos a terra que deu berço ao Artista mas nunca teve o mérito de reconhecer, reverenciar e aplaudir seu talento, sua vocação, sua inteligência brilhante, sua poderosa atuação na cena artística brasileira.

Sim, o Estado do Ceará fica devedor de José Wilker. Agora que jornais, rádios, TVs, e a web tornam notória a reverência ao Artista – com gente de todas as idades, profissões e faixas sociais lamentando e fazendo suas saudações a Wilker – a atitude da TV Verdes Mares de lembrá-lo é quase uma ‘obrigação’. Mais que isso, é a tentativa de saudar uma dívida.

Lembro da época na qual esta redatora fizera uma entrevista com o ator, em Gramado, e trouxe a matéria prontinha pra publicar. Ofereci aos jornais locais, sem ônus algum, e, mesmo assim, a resposta foi o silêncio. Nem sequer recebi um Não. Simplesmente, não publicaram. E àquele tempo, José Wilker estava às vésperas de estrear na telinha como o lendário Presidente JK…

Felizmente, anos depois, quando Wilker veio a Fortaleza participar da inauguração de um espaço na Livraria Cultura do Iguatemi que leva seu nome – única distinção louvável feita ao artista -, pude estar com ele, prosear e falar de uma possível homenagem que tentaríamos fazer enquanto produtora e jornalista. Infelizmente, Wilker andava com a agenda bem cheia àquela época, às vésperas de estrear uma peça de teatro. Adiamos pra quando desse, mas pelas dificuldades tão próprias à atividade cultural, acabamos sem nunca conseguir fazer a devida reverência ao Artista.

O Ceará é quem ficou te devendo, Wilker  Querido !

Felizmente, o povo do Ceará e esta redatora sempre te viram como um Artista FelomenalE é assim que te dá adeus, com carinho, saudade e um enorme Aplauso este ‪#‎BlogAuroradeCinema‬

2 Respostas para “Wilker e a homenagem que ficou faltando…

  1. marciamariavieiramachado

    Muito legal, Aurora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s