Raimundo Rodriguez e a semana final de Latifúndios

este

Exposição do artista é arrebatadora e pode ser vista no MAC de Niteroi até dia 5…

DSC00459

Aberta dia 13 de setembro em concorrida tarde-noite no belo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) – projeto do arquiteto Oscar Niemeyer -, a exposição #Latifúndios, poderosa assinatura de Raimundo Rodriguez, é uma mostra interessantíssima sobre uma relevante série criada pelo artista e na qual ele trabalha desde o ano 2000. A produção é da artista plástica, arte educadora, produtora e gestora de projetos de Arte e Cultura, Márcia Zoé Ramos.

20140913_172848

São diversos #Latifúndios, feitos a partir de ‘retalhos’ de lata e tinta, compondo imensos painéis imagéticos, belos e impactantes, a partir de curadoria de Luiz Guilherme Vergara. Em cartaz somente até o próximo dia 5, a exposição do MAC tem entrada franca às quartas-feiras. Nos outros dias, a entrada é apenas R$ 10,00 e o #BlogAuroradeCinema recomenda a visita !

???????????????????????????????

Raimundo Rodriguez fala sobre seu processo criativo no MAC…

O visitante que vai ao MAC surpreende-se com a quantidade de latas usadas por Raimundo Rodriguez para compor esta série atual dos #Latifúndios. Porém, o que mais impressiona, é a possibilidade de transmutação dos inúmeros quadradinhos que compõem cada um dos #Latifúndios em outros novos painéis, uma vez que o olhar e a sensibilidade de cada um vai elaborando naturalmente novas conexões, outras sintonias e fundindo novos imaginários em diversas espécies de #Latifúndios que surgem a partir de sua matriz raimundorodrigueana.

DSC00621

Mas essa é mesma a base do universo criador de Raimundo Rodriguez, a partir das muitas reciclagens que faz. O próprio artista diz que não seria o artista que é se não tivesse vindo de uma cidade onde era preciso, desde criança, juntar rolhas de garrafa “pois logo mais poderiam precisar de alguma pra fechar uma nova garrafa e não teriam como arrumar nem como se deslocar à cidade em busca de novas rolhas”. E assim, crescendo na dificuldade e na necessidade de guardar e preservar diversos tipos de materiais – que poderiam ser necessários a qualquer momento dentro de casa -, Raimundo Rodriguez cresceu e formou-se com a ideia de preservar, cuidar, juntar. E de lá pra cá, vive ‘juntando coisinhas’ e assim cria seus ‘coisários’ magníficos e únicos com os quais ilustra as viagens de nossos imaginários e encanta nossos olhares com uma sensibilidade acurada e poderosa.

DSC00648

Sobrinhas

Raimundo Rodriguez com as sobrinhas Manuela e Isabel, e a jornalista Aurora Miranda Leão no MAC…

A total liberdade de criação de Raimundo Rodriguez resulta num trabalho vigoroso, sem  interferências, que ajudou a aproximar o público de um veículo de comunicação de massa como a TV à linguagem da arte contemporânea. Ele assina diversas ambiências cênicas (belíssimas) em trabalhos do diretor Luiz Fernando Carvalho (A Pedra do Reino, Hoje é Dia de Maria, Capitu, e Meu Pedacinho de Chão). Em poucos momentos da nossa vasta Teledramaturgia, teve-se a oportunidade de experimentar ‘um passeio sobre novos paradigmas estéticos’, numa evidência de que a  TV pode se valer (com eficácia e rigor) da mais pura Arte para contar uma história. E que belas histórias as obras assinadas por Raimundo Rodriguez já ilustraram em nossa telinha !

MAC plataforma

Além da exposição #Latifúndios, que fica na parte mais bonita do MAC, a varanda (de onde se avista toda a baía), Raimundo Rodriguez fez uma intervenção a céu aberto na escadaria de acesso à Plataforma Urbana Digital do MACquinho (prédio em frente ao MAC – obra também de Oscar Niemeyer), a partir de atividades educacionais e artísticas com o público, sobretudo a Comunidade do Morro do Palácio, localizada ali no entorno.

Rai Latif 2

Todo o acervo de  vídeos de Raimundo Rodriguez, relativos às suas criações para obras da Teledramaturgia (Pedra do Reino, Hoje é dia de Maria, Capitu, Pedacinho de Chão, Imaginário Periférico, entre outros) estão disponibilizadas para que monitores possam criar oficinas interativas a partir dessas inspirações, integrando-se ao projeto “Arte, Cidadania e Tecnologia”, levado adiante pelo MAC.

???????????????????????????????

Na abertura da expô: Jair Lima, Patrícia Costa, Raimundo Rodriguez e Aurora Miranda Leão…

A intervenção no MACquinho comunica-se diretamente com o ‘primeiro’ dos #Latifúndios expostos no MAC: lá na Plataforma do MACquinho, assim como no painel inaugural do MAC, os ‘quadradinhos’ que formam um dos grandes #Latifúndios de Raimundo Rodriguez é todo feito a partir de papelão – para evitar que as crianças e adolescentes que trabalharam na obra tivessem algum corte provocado pelo contato inaugural com as latas. A intervenção no MACquinho – que gerou uma bela obra visual a se vislumbrar de dentro da Varanda do MAC – contou com apoio da Secretaria Municipal Educação, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói e, segundo Luiz Guilherme Vergara (Diretor do MAC), inaugurou um novo procedimento de intervenção simultânea, articulada entre a Fundação de Arte de Niterói e a Fundação Municipal de Educação de Niterói.

RR e elas

Deborah Badauê, Raimundo Rodriguez e Janete Scarani no MAC…

Saiba mais sobre RAIMUNDO RODRIGUEZ

Rai e latas

Em foto de Luísa Gomes Cardoso, o artista curtindo seu sonhário de latas…

Natural do Ceará, Raimundo Rodriguez nasceu no município de Santa Quitéria e desde os anos 60 mora com os pais no Rio de Janeiro. Fundador do grupo Imaginário Periférico, com foco na pesquisa artística do contexto sociocultural contemporâneo, administrou duas galerias no Rio (a Espaço Imaginário e a Caza Arte Contemporânea), e agora segue com o projeto Caza Intinerante – parcerias com outros artistas e galerias, cujo carro-chefe é o jornal Página da Caza, especializado no segmento. É responsável artístico e curador da renomada galeria Café Baroni, localizada no edifício-sede da Bolsa de Valores do Rio (na Praça XV).

Rai por Luísa

A doutoranda Renata Gesomino, que debruça sua pesquisa sobre as obras do artista, afirma que “esses objetos cilíndricos, materializados a partir de folhas de aço, não escondem sua força, resistência e rigidez, e ainda assim, são abertos, desamassados e pregados, como o tecido mais flexível que encobre os tradicionais chassis. Essas possíveis esculturas, em sua maioria, foram planificadas e a ação do tempo corroeu sua aura metálica, afirmando, mais do que nunca, a presença da terra, da poeira, dos ventos e de uma natureza brutalmente terrestre”, analisa a pesquisadora.

DSC00594

No domingo, 21 de setembro, o MAC promoveu uma Conversa com o Artista, na qual Raimundo Rodriguez conversou com os muitos que foram conferir de perto os #Latifúndios sobre seu processo de criação. O que se viu ali foi um encantamento geral com o vigor de uma obra em permanente ebulição e crescimento, e um artista que trafega nas ruas da simplicidade e da ousadia espontânea, conversando de igual pra igual com pessoas de todas as idades e classes sociais interessadas em entender mais o ‘como acontece’ na obra de Raimundo Rodriguez, e querendo conhecer melhor sobre os detalhes tão fortes e ricos em obra tão grande quanto simples, criada a partir de materiais reciclados e, que, portanto, em tese, estão ao dispor de qualquer um.

DSC00638

Público impressiona-se ante à magnitude dos #Latifúndios de Rodriguez…

Nunca se viu tanta gente no MAC disposta a conhecer e conversar de perto com um artista das Artes Visuais ! Naquele domingo, o MAC se transformou num autêntico congraçamento de beleza, interatividade e desfile de imaginários a descortinar-se lindamente pela convidativa Varanda do MAC. Uma Tarde Especial para os muitos que ali estiveram e puderam conhecer um pouco mais da obra e do processo afetivamente criativo que cerca a produção de Raimundo Rodriguez.

DSC00665

‘Mar de Ilusões’: um dos #Latifúndios mais apreciados da expô no MAC…

Portanto, se você ainda não foi ao MAC de Niteroi, não perca mais tempo: até domingo, você pode visitar a bela e grandiosa exposição #Latifúndios de Raimundo Rodriguez no Museu de Arte Contemporânea de Niteroi. De quebra, ainda ganha um passeio por um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro ! E pode sair de lá cheio de alegria por ter visto uma obra tão impactante e orgulhoso pela qualidade do talento singular de Raimundo Rodriguez !

Rai Janete eu

Raimundo Rodriguez entre Janete Scarani e Aurora Miranda Leão…

Foi assim que nós, que fazemos este #BlogAuroradeCinema, ficamos quando estivemos no MAC: absolutamente MA -RA – VI – LHA – DOS e honradamente feliz com a extrema e indubitável qualidade da obra do conterrâneo Raimundo Rodriguez ! Que é dessas que, em qualquer parte do mundo, é capaz de despertar encantamento, promover sintonias, e fazer ecoar retumbantes aplausos !

DSC00589

Raimundo Rodriguez com a atriz Alcione Mazzeo, que ficou fascinada com os #Latifúndios…

Tivesse o Artista um Quê de nome ou sobrenome estrangeiro, e de há muito já ocuparia espaço de Destaque entre os maiorais da Arte Visual ! Mas ele é ‘apenas’ Raimundo Rodriguez, um Artista que quanto mais se torna um comum no anonimato da selva de pedra das grandes cidades, mais se torna genial e grandioso na sua forma de ver e estar no mundo. Daí, a empatia poderosa entranhada na riqueza de sua obra vasta, impactante e bela.

MAC 5

Visite o MAC: ele precisa de você ! E Você precisa de Arte pra tornar mais rica a sua vida e mais bela a dos que convivem com você !

DSC00594

Museu de Arte Contemporânea de Niterói localiza-se no Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação. Os ingressos custam R$ 10,00. Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes com bicicleta. Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Mais informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Alcione e A com Rai

Alcione Mazzeo e Aurora Miranda Leão tietando o artista Raimundo Rodriguez…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s