Comédia ‘Tô Grávida’ diverte e público aplaude de pé

Fernanda Rodriguez e Paulo Vilhena realçam qualidade do texto de Regiana Antonini em ótima direção de Pedro Vasconcelos 

Gráv

Eles estão em segunda temporada no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, no Rio. Como o título indica, a comédia foca no período de gravidez de um casal apaixonado. Tudo começa ainda no tempo do namoro, quando o par começa a rememorar o que os uniu, as diferenças, semelhanças, sintonias e dessintonias. Os dois, muito apaixonados um pelo outro, mas com questões que muitas vezes terminam em brigas e diversos conflitos, como é tão próprio aos relacionamentos de adolescência e entre casais ‘de primeira viagem’.

Encenada em dois tempos, a peça mostra Thales e Bianca numa terapia de casal, contando cenas de seu namoro, o tempo que ele ‘perdia’ esperando ela ficar pronta, o quanto achava isso chato, enquanto ela sempre na dúvida do que vestir, se achando fora de forma, e lamentando que, quando os dois se encontravam, ele sequer dizia “Como você ficou bem nesse vestido”… vivências que todo casal sabe ser muito pertinente ao seu dia-a-dia. Na segunda parte de Tô Grávida, cenas ainda mais engraçadas, pontuadas por conflitos muitas vezes ingênuos de um casal em começo de vida a dois, ganham o palco.

Escrita por Regiana Antonini e dirigida por Pedro Vasconcelos, a peça deixa na mão do público a decisão pelo desfecho da história, a partir de uma enquete.

As situações são todas muito bem colocadas e encenadas com propriedade, a partir de uma direção bastante competente, assinada por um jovem que surgiu na telinha como ator, e depois sagrou-se diretor de Teatro e TV. Pedro Vasconcelos faz uma direção precisa, tanto nas marcações como na interpretação dos atores, entonações, gestos, iluminação, trilha, além de promover uma descontraída interação com a plateia.

Como as situações criadas pela autora são muito comuns a quem vive a primeira espera de um filho, tudo no texto é muito crível e isso o torna facilmente assimilável, daí a sintonia tão imediatada com a atuação de Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena. Vale ressaltar a leveza, graça, e competência com que os atores estão no palco: ver Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena em cena é uma delícia ! Os dois fazem rir e, às vezes, levam a emoção do espectador até quase às lágrimas, tal é o domínio do texto, da cena, da intenção do autor, do propósito saudável e ótimo de integração com a plateia.

Fernanda Rodrigues e Paulinho Vilhena em cena…

Assistimos ao espetáculo numa noite de sábado com casa cheia, na companhia do querido casal Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, que ao ser notado pelos protagonistas, foi elogiado em cena aberta. Ao final do espetáculo, Rosinha e Mauro – dois ícones sagrados da nossa Dramarturgia -, foram aplaudidos por atores e plateia, efusivamente. Diga-se, aliás, que Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça saíram do teatro encantados com a comédia e com a interpretação de Fernandinha e Vilhena.

Rosa e Mauro

E não foram só eles não: pelo que o #BlogAuroradeCinema constatou, o público também consagra um sonoro DEZ à comédia Tô Grávida e a seus intérpretes pois o espetáculo foi aplaudido de pé !

Teatro Tô Grávida

Quem quiser conferir, e concordar ou não conosco, basta dar uma chegadinha ao Teatro Fashion Mall, onde a peça permanece em cartaz, com sessões aos sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

O #BlogAuroradeCinema parabeniza a toda a equipe responsável pela criação e montagem de Tô Grávida e deseja que a temporada prossiga com êxito no Rio, e siga em turnê pelo país.

Vocês, Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena, são duas gratas revelações no palco: beleza e talento não lhes falta e disso já sabíamos pelas telas do cinema e da TV. Mas interpretar no Teatro, o berço de todas as outras formas dramáticas, é um diferencial relevante (e disso vocês também sabem). No palco, é o aqui-agora, é entrega absoluta, é intensidade, é força, é vocação testada ao vivo, é prova inconteste do talento de vocês e de novos belos trabalhos que hão de vir em vossas carreiras.

PARABÉNS ! Nós que somos público ficamos de alma lavada quando sentimos da plateia toda a vibração advinda de um trabalho feito com dedicação, amor, e vontade de acertar e entregar o melhor para quem se dispõe a sair de casa e opta por assistir a tal e qual espetáculo. Isso é responsabilidade e isso faz toda a diferença. No Teatro ou onde quer que a integração humana se faça necessária. Portanto, ao estarem num palco, fazendo o que muitos consideram uma coisa menor – por ser comédia e por serem vocês duas carinhas bem conhecidas da TV -, e fazendo com toda a destreza com que fazem, vocês ‘dão a cara a tapa’ sem medo, mergulham no jogo cênico com indiscutível alegria, e reafirmam a importância de abrirem-se as cortinas !

Tô Grávida é um espetáculo redondinho, cheio de acertos, que executa com méritos o que pretende alcançar, desde sua gestação: levar graça e reflexão com leveza e enaltecimento das virtudes emotivas ao espectador. Claro, tudo isso tem como esteio as vigorosas palavras da dramaturga Regiana Antonini (de tantos bons textos e encenações), e a direção segura e precisa deste ator que até outro dia era um ‘garoto querendo fazer teatro’, o aguerrido Pedro Vasconcelos.

peça

O caloroso #AplausoBlogAuroradeCinema para Fernandinha Rodrigues e Paulinho Vilhena, e a toda a equipe de Tô Grávida.

2 Respostas para “Comédia ‘Tô Grávida’ diverte e público aplaude de pé

  1. ÂNGELA MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA

    PONTO DE VISTA !

    EU COMO JORNALISTA , ESCRITORA, POETISA, E ADMIRADORA DA BOA ARTE, RECONHEÇO QUE A CIDADE DE CAMPINA GRANDE ,A CAPITAL DA CULTURA , ESTA COMPLETANDO 150 ANOS , QUERO AQUI PARABENIZA A TODOS OS ARTISTAS CAMPINENSE, EM ESPECIAL A ARRETADA ATRIZ TÁYRA SODI .

  2. ÂNGELA MARIA FERREIRA DE OLIVEIRA

    EM RESPOSTA AO TÔ GRAVIDA :

    È O SEGUINTE,: EU COSTUMO ESCREVER TEXTOS TEATRAIS, TENHO VÁRIOS . ANALISANDO A ESSE TEXTO, O QUE TENHO PARA RELATAR , É QUE É INTERESSANTE ! ESPERO QUE OBTENHA MUITO SUCESSO NOS PALCOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s