Patrimônio do Cinema, Alice Gonzaga ganha Homenagem Hoje: PARABÉNS !

 

Uma Trajetória dedicada ao Cinema Brasileiro: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e Cinemateca do MAM celebram 80 da emérita pesquisadora, arquivista e realizadora ALICE GONZAGA

Alice boa

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual será comemorado logo mais às 18h pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na programação, mesa-redonda, projeções e homenagem especial a Alice Gonzaga.

Alice

Alice Gonzaga em Anápolis, cidade que batizou com o nome de seu pai – Adhemar Gonzaga – sua mostra competitiva de longas-metragens, realizada anualmente…

ALICE GONZAGA é preservadora, pesquisadora, escritora, produtora, realizadora, jornalista, diretora da Companhia CINÉDIA (a pioneira do Brasil em estúdio de cinema), e um dos símbolos da luta pela salvaguarda da Memória do Cinema Brasileiro,. O evento que acontece hoje em homenagem a ela ganhou o título de  Alice Gonzaga: arquivista, pesquisadora, preservadora – uma trajetória dedicada ao Cinema Brasileiro.

O encontro será realizado no Auditório Cosme Alves Netto/Cinemateca do MAM-RJ, localizado à Avenida Infante D. Henrique, 85 (Aterro do Flamengo), com entrada franca, sujeita à lotação da sala.

Adhemar

A mesa-redonda contará com a participação de Hernani Heffner, Rafael de Luna, Roberto Faria, Sílvia Rabello e Myrna Brandão, apresentando a trajetória de Alice Gonzaga como um dos grandes nomes da Preservação Audiovisual Brasileira, pioneira na condução de processos como a restauração cinematográfica, a pesquisa em torno de fontes primárias, a preservação do acervo fílmico e documental da CINÉDIA, e a defesa de uma política pública de proteção dos bens cinematográficos brasileiros.

Alice Laura e David

No Festival de Cinema de Araxá, Alice Gonzaga com a produtora Laura Pires e o ator David Cardoso…

Na ocasião o CPCB, do qual Alice é membro desde 1975, fará homenagem especial à sua trajetória profissional.

Alice azul e Eu

PARABÉNS, ALICE GONZAGA !

Alice Gonzaga, bem apadrinhada pelo jornalista Artur Xexéo como Primeira Dama do Cinema Brasileiro, é uma de minhas mais adoráveis Amigas ! Tenho por ela um carinho e uma admiração de quem aprende enquanto se diverte, de quem percebe lições no correr da conversa e, sobretudo, uma cumplicidade de mãe-amiga-irmã.

Adorável parceira de passeios, plateias, ‘aventuras’ e até de ciladas (por causa de sua bravura, escapei ilesa de um assalto), em sua homenagem realizei com diversos amigos o curta-metragem O Sumiço de Alice, rodado em 2011 entre as cidades goianas de Pirenópolis e Anápolis, no qual ela tem uma participação preponderante, e que pode ser acessado via Youtube. Com ela, além de me divertir pra caramba (é difícil conseguir alcançar seu pique), fico a par de histórias do cinema brasileiro, aprendo sobre culinária, plantas, flores, etiquetas, enfim, Alice é daquelas amigas Mastercard – NÃO TEM PREÇO !

Alice eu GÊ e Rubens

Germano Pereira, Alice Gonzaga, Rubens Ewald Filho e Aurora Miranda Leão…

Hoje lamentamos muito não estar no Rio para acompanhar a merecida Homenagem que vai receber pelo seu aniversário e pelos anos de dedicação a preservar os numerosos arquivos com grande parte da memória do nosso Cinema, que ela cuida com afinco e notável zelo na CINÉDIA, criada por seu pai, o jornalista e produtor de cinema, Adhemar Gonzaga, há mais de 80 anos.

Que a noite seja linda e emocionante é o que deseja o #BlogAuroradeCinema ! 

O especial abraço desta redatora para ALICE GONZAGA e o efusivo ‪#‎AplausoBlogAuroradeCinema‬

Atrizes

Betse de Paula, Nathália Thimberg, Alice Gonzaga, Daisy Lúcidi e Aurora Miranda Leão, editora do #BlogAuroradeCinema em noite de cinema em Anápolis – maio 2014

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s