Um lugar para encontrar Raimundo Rodriguez

Não é muito fácil encontrar o artista visual Raimundo Rodriguez. Morador da Baixada Fluminense, onde vive num clima de absoluta calmaria em meio a flores, árvores, muitas obras de arte, e uma vizinhança amiga, na qual se destacam seus pais e seu vasto atelier, Raimundo é do tipo recluso: prefere a companhia de livros, quadros, pincéis, fotografias a viver badalando na noite carioca.

Rai no jornal

Raimundo Rodriguez não é dado a badalações, holofotes, viagens. Gosta mesmo é de estar no sossego de sua bela e aconchegante casa (arquitetada por ele mesmo), lendo, ouvindo música, vendo filmes, pensando em novas criações e papeando com amigos próximos.

Os convites para sair e badalar são muitos e constantes: seminários, palestras, festivais de cinema, feiras de arte, lançamentos de livros e filmes, peças de teatro, rodas de poesia, almoços e jantares, mas Raimundo diz NÃO na maioria das vezes. A recusa nada tem a ver com predicados consagrados ao Estrelato. Ao contrário: Raimundo Rodriguez é de uma simplicidade notória, gosta do cotidiano sem frescuras e sabe bem como cuidar do seu arado.

20140915_164559

É assim que o visitante é recebido na casa de Raimundo Rodriguez…

Aos mais apressados, ou aos menos avisados, pode até parecer que Raimundo Rodriguez é estranho, anti-social ou coisa semelhante. Mas desfazer essa errônea impressão é coisa rápida e descomplicada: Raimundo Rodriguez é mesmo é um cara muito caseiro, que adora o que faz, faz porque ama, e vive da Arte, pra Arte e pela Arte.

A genialidade de suas criações e a grandeza singular de sua artesania – que nasce a partir de materiais que a maioria julga descartável e dispensável –  alimenta-se justamente desse seu Ser & Estar no mundo, consagrando-se ARTISTA na mais seminal acepção da palavra: Raimundo Rodriguez é Artista porque extrai beleza das mais insuspeitas condições, das mais inesperadas situações, transformando em matéria de estudo e reverência as mais impensadas ou inusuais formas com as quais se depara no dia-a-dia.

entrada

A entrada da casa de Raimundo Rodriguez, no Rio…

É o seu inusitado e afetivo olhar sobre as mais diversas ciclotimias do cotidiano que batiza de ARTE todo e qualquer material no qual Raimundo perceba a possibilidade de trans-Formar ou re-Elaborar fazendo brotar outro tipo de matéria. Quando algo mobiliza a sensibilidade estética de Raimundo Rodriguez e ele decide derramar seu dom natural de criar, valendo-se de objetos e materiais que parecem destinados ao lixo, sai da frente porque vem coisa muito boa e bonita pela frente.

Rai edit

Raimundo Rodriguez em seu atelier #BlogAuroradeCinemaregistra

Assim, nasceu e nasce toda e qualquer obra assinada por ele. É essa a trajetória de obras como a papelariatemtudo, Fabulário da Crença Popular, Cânticos do Coração, Sobras do Mundo, Salve Jorge – O Intrépido Santo do Povo, e as criações que sustentaram as obras televisivas A Pedra do Reino, Capitu, Hoje é Dia de Maria, e mais recentemente, a premiadíssima telenovela #MeuPedacinho de Chão – cuja direção de arte Raimundo assinou, evidenciando sua obra #Latifúndios, nascida no início dos anos 2000, e que culminou com belíssima exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niteroi, no Rio, em setembro deste 2014.

Mas este #BlogAuroradeCinema vai dar uma dica para os admiradores de Raimundo Rodriguez e para os muitos apreciadores de sua obra: quem quiser encontrar o festejado artista plástico, num clima de descontração e cordialidade, pode conseguir este feito ! Basta aparecer num adorável restaurante árabe, no centro do Rio de Janeiro.

Pra facilitar o entendimento, podemos dizer que o Restaurante DAMASCO, localizado bem no burburinho do centro da capital carioca (rua do Rosário 148), é mais um dos ‘Latifúndios’ de Raimundo Rodriguez. O restaurante, considerado o melhor em comida árabe do Rio de Janeiro, tem ambientação toda assinada pelo artista.

Janete e eu

Janete Scarani e Aurora de Cinema em dia de alegria no restô DAMASCO…

A casa vive sempre lotada e lá convive-se num ambiente super aconchegante. É um cenário convidativo, climatizado e todo ‘cenarizado’ pela genialidade de Raimundo Rodriguez. Para completar, um serviço de ótima qualidade e uma comida de primeira classe. O responsável por tudo isso é Monir, o simpático proprietário do DAMASCO.

20140912_140009

Jair Lima e Raimundo Rodriguez: amizade nascida através da Arte, numa das raras viagens de trabalho do artista, dessa vez para Alagoas.

Ali, no DAMASCO, é comum encontrar Raimundo Rodriguez, em geral às quintas ou sextas-feiras, depois das 13:30h, numa das mesas do piso superior, onde o artista costuma sentar e almoçar, e ter sempre amigos em volta para um bate papo descontraído.

restô noix

Em foto de Luísa Gomes Cardoso, a trupe #Raimundo Rodriguez no restô DAMASCO…

Nós do #BlogAuroradeCinema tivemos o prazer de estar nos salões do Damasco, acompanhados do próprio Raimundo Rodriguez, de sua parceira Janete Scarani, e de uma trupe preciosa de amigos do artista, já que a afetividade é geradora de muitos encontros nos caminhos de Raimundo, e a generosidade não se farta de dar expediente onde quer que o artista que “gosta de juntar coisinhas e pessoas” esteja presente.

20140912_140056

Luísa Gomes Cardoso, Jair Lima, Patrícia Costa, Raimundo Rodriguez, Janete Scarani e Deborah Badauê em tarde de almoço no restaurante Damasco…

Portanto, você, leitor amigo do #BlogAuroradeCinema, admirador do trabalho magistral de Raimundo Rodriguez, apreciador da boa comida árabe, ou simplesmente fã das criações instigantes de Raimundo Rodriguez, já sabe como fazer para encontrar Raimundo e trocar uma ideia com ele, ou tirar uma foto para marcar o momento ímpar, ou certificar-se de que Raimundo existe mesmo, não é obra de ficção, como as muitas minisséries e novelas que ele tão magistralmente define e transforma em obra de elevado apuro estético: se é do Rio de Janeiro, ou estiver de passagem pela capital carioca, não deixe de agendar uma ida ao restaurante DAMASCO !

A no painel

Aurora Miranda Leão num dos painéis assinados por Raimundo Rodriguez no restaurante DAMASCO. no centro do Rio …

O DAMASCO é parada obrigatória para quem aprecia um almoço de qualidade com a chance extra de encontrar ali o artista mais simples e adorável de todos quanto nós conhecemos neste métier: RAIMUNDO RODRIGUEZ, para quem vai o #AplausoBlogAuroradeCinema deste dezembro que começa anunciando o fim próximo de 2014, ano de muitas alegrias e venturas para nós que fazemos o #BlogAuroradeCinema e tivemos a grata satisfação de conhecer de perto nosso conterrâneo Raimundo Rodriguez, cearense danado de bom, talentoso, aguerrido, inteligente e pra lá de generoso.

A painel Damasco

Foi demais da conta adentrar nos #Latifúndios de Raimundo Rodriguez e ter a chance rara de conhecer de perto suas obras e seu multifário Atelier. Saravá !!!

No Damasco, difícil é conseguir manter qualquer regime para ingerir menos comida: pense numa culinária supimpa !

Luísa e Badauê

Luísa Gomes Cardoso e Deborah Badauê, duas queridas amigas da trupe #RaimundoRodriguez… click Aurora Miranda Leão

20140912_154926

Um dos hobbies de Raimundo Rodriguez é fotografar….

20140912_154856

Raimundo Rodriguez fotografa Janete e Aurora, e é clicado por Jair Lima…

Rai no restô sexta 12 set 14Deborah Badauê, Jair Lima, Patrícia Costa, Aurora, Raimundo Rodriguez e Janete Scarani: almoço inesquecível no restaurante DAMASCO…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s