ROCK CORDEL faz 9 com Hip Hop, Samba e Beatles

ROCK C

Será aberta nesta quarta a edição 9 do Festival Rock Cordel, evento musical que já começou com um fôlego impressionante e ficou conhecido pela sua pluralidade de estilos e grande afluência de público. A edição deste ano marca o encontro do metal rock autoral com o cover-rock, o J rock e outras linguagens como o blues, o reggae e o Hip Hop.  Haverá também unindo música- teatral- circo e mais uma seleção do Prêmio MUCE.

Ao todo serão 54 shows musicais, com 6 bandas por dia, além da exibição de documentários com registro de shows, entrevistas relacionadas ao tema, e outras atrações voltadas para a cultura popular e a cultura de rua.

A proposta do Festival Rock-Cordel desde a sua primeira edição, em janeiro de 2007, foi a de oferecer um espaço com boa estrutura para apresentações e divulgação do trabalho de bandas musicais independentes. Assim, o festival proporciona a circulação desses grupos, incluindo-se bandas de várias outras regiões do país, e contabiliza mais de 1.000 bandas em sua trajetória. O Rock Cordel tornou-se referência no calendário cultural da capital cearense e um acontecimento esperado a cada ano.

Atravessando as fronteiras de sua antiga sede, à rua Floriano Peixoto, estendeu-se para os Centros Culturais do BNB no Cariri (CE) e em Sousa (PB). Em Fortaleza, estendeu-se para espaços públicos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Theatro José de Alencar, Rede CUCA (Che Guevara, Jangurussu e Mondubim), e chegou a ancorar em palcos por Maceió (AL), Vitória da Conquista (BA), Recife (PE) e Teresina (PI), através da parceria com os coletivos Fora do Eixo presentes nessas cidades.

André M

André Marinho é o Consultor Cultural no leme do Rock Cordel

A essência do IX Festival Rock-Cordel renova-se e se fortalece a cada edição, ampliando o diálogo com gêneros diversos, e funcionando como âncora para eventos já consolidados como o Blues do Nordeste, dias 25 e 28 deste; o Cultural Reggae, 29 e 30; o J Rock no dia 23 de julho; o Cover-Rock, dias 22 e 24; e o ForCaos, dias 31 de julho e 1º de agosto. Esse último, realizado através de mais uma parceria com a ACR (Associação Cearense do Rock), que tem no comando o incansável músico Amaudson Ximenes.

O nono Rock-Cordel tem com duas especiais atrações: o Circo dos Beatles, espetáculo músico/teatral/circense, uma partitura recheada de coisas gostosas para os olhos, ouvidos e o coração, com palhaços, malabaristas, equilibristas, tecido aéreo, pernas de pau, vídeo-cenário e músicos executando as imortais canções de Lennon & McCartney.

Outra particularidade desta edição é a Cultura Popular e a Cultura de Rua, que também são ações de cidadania promovidas pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. A cultura popular estará representada pela ação do grupo Bons Amigos, atuante no pré-carnaval de Fortaleza. O grupo faz uma parceria com a Escola de Samba Mangueira, através da qual, anualmente, alguns de seus ritmistas aportam na capital cearense para ministrar aulas de percussão,. Dessa forma, quer fidelizar sua batida e promover a tradicional escola de samba carioca.

Já a Cultura de Rua, promovida pela equipe Batuque do Coração, é responsável pela Ação Hip Hop, iniciada no Centro Cultural Banco do Nordeste, que hoje é seu ponto de encontro.
A ação se faz representar da seguinte maneira:
a) Show Case de Crews e Danças Urbanas – Consiste na apresentação de crews, grupos de b.boys e dançarinos da dança contemporânea. É uma mescla de fundamentos da dança do hip hop, break e danças urbanas no geral, como poping e loking. Um movimento genuíno e oriundo das ruas que apresenta mcs e rappers trocando ideias através de rimas improvisadas.
b) Pocket Shows – Realizados por rappers, com seus grupos ou carreira solo, desenvolvendo rimas e focando em mensagens positivas.

c) DJs – O Hip Hop tem como base marcante a música, a batida forte que embala grafiteiros, dançarinos e rappers. E essa função é desempenhada pelos DJs.

d) MC Mestre de Cerimônia – Entre uma apresentação e outra, é necessária a presença de um animador, articulador cultural que conheça os fundamentos das danças e do seguimento Hip Hop como um todo.

PARCERIAS – A diversidade das parcerias com produtores independentes, a Rede Brasil de Festivais, coletivos Fora do Eixo, casas de shows, associações como a Prodisc – Associação dos Produtores de Música do Ceará, responsável pela Feira da Música, em Fortaleza, e futuramente no Cariri (CE), a Casa do Blues, movimento Viva o Centro Fortaleza, e tantos outros, vêm endossar e fidelizar a importância do IX Festival Rock-Cordel, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste.

Amaudosn
Amaudson Ximenes, da banda Obscure e da Associação Cearense do Rock.

Com material cedido por alguns desses parceiros, também foi possível realizar uma programação com documentários, entrevistas ou shows dos mais diversos gêneros. Assim, o Rock Cordel amplia sua abrangência, garantindo um registro imagético de toda esse arcabouço cultural e artístico: o público ficará informado sobre o que acontece ou já aconteceu nas praças, nos bares ou mesmo em outros festivais realizados em Fortaleza, ao mesmo tempo em que os artistas envolvidos ganham mais visibilidade para suas carreiras.

II Prêmio MUCE – A soma de todos esses esforços fez nascer a ideia da necessidade de um reconhecimento mais concreto ao trabalho realizado pela maioria dos músicos que se apresentam nos palcos de Fortaleza. Assim nasceu o MUCE – Prêmio da Música Undergraund Cearense -, que tem o Centro Cultural Banco do Nordeste como grande parceiro. Este ano, acontece a segunda edição.

Trata-se de um concurso no qual o público aponta seus ‘favoritos’ nas apresentações. O início foi dia 19 de junho e a votação prossegue mesmo depois de finalizada esta nona edição do Rock-Cordel, por conta das audições semanais do Programa Rock-Cordel, que acontece toda sexta até 2016.

O II Prêmio MUCE objetiva premiar as mais diversas categorias (melhor banda cover, banda autoral, melhor guitarrista, vocalista, dentre outros), além de este ano ter também a votação para os itens baixo e bateria.

A votação é feita de forma presencial durante os shows ou de maneira virtual. Nesse caso, a qualquer momento, o público terá acesso a clipes, releases, fotos e outras curiosidades sobre os participantes. Assim, todos poderão exercer o direito de voto livre e consciente. “Dessa maneira, acreditamos estar contribuindo para estreitar laços de relacionamento entre público e plateia”, diz André Marinho, coordenador do Rock Cordel. O documento de votação será distribuído nos dias do festival e dos programas, ou ainda pode ser acessado através do site http://www.premiomucearense.com

CURADORES– Os grupos e artistas participantes foram selecionados a partir de contatos mantidos com seus respectivos coletivos, produtores ou representantes, por serem considerados uma parcela atuante da música independente e ter participação ativa na cadeia produtiva da música, com presença em diversas feiras, festivais, turnês nacionais e internacionais, além de criteriosa pesquisa de mercado. A maioria desses curadores são parceiros do Centro Cultural Banco do Nordeste.

“O público terá acesso a uma grande festa da música e a troca de saberes, caracterizada  pelo pluralismo, diversidade de propostas, formações e tendências. E mais, através de shows gratuitos e de excelente qualidade. Ao concentrar todas as ações na nova sede, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza cativa e traz novos públicos para conhecer o espaço e ter maior acesso à sua programação mensal, bastante diversificada e que abrange várias linguagens artísticas”, afirma André Marinho.

Vale ressaltar: todo este trabalho é fruto da iniciativa do Centro Cultural Banco do Nordeste, sintonizado com o Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da região.

Clarisse e André Clarisse Melo, a querida técnica de áudio do CCBN, e o consultor e sambista André Marinho.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES:
COVER – ROCK
Dia 22/07/ (qua.)
16h00 – REVELATIONS
16h55 – ALCHEMY
17h50 – MOTORIZER
18h45 – HOLY DIVER
19h40 – HOLLYWOOD ROSES
20h35 – JUDAS RISING
Dia 24/07/ (sex.)
16h00 – ZEPPELIN BLUES
16h55 – SHIRLEY CORDEIRO E BANDA BIG LTDA.
17h50 – EMPHASE
18h45 – WHO’S GENERATION
19h40 – CAVERNA DO ROQUE
21h00 – CIRCO DOS BEATLES

J ROCK
Dia 23/07/ (qui.)
16h00 – DAEMON RED (CE)
16h55 – SENSHI NO DAN (RN)
17h50 – RASETSU (RN)
18h45 – KAME RIDER (CE)
19h40 – SHOGUN (CE)
20h35 – KAIZER CROWN

BLUES DO NORDESTE
Dia 25/07/ (Sab.)
16h00 – GABRIEL YANG
16h55 – RAÍSSA DANTAS E BANDA
17h50 – BR 316 (PI)
18h45 – BRASIL 70 (PI)
19h40 – VICTOR GUEIROS
20h35 – ALEXANDRE SANTIAGO (PE)
Dia 28/07/ (ter.)
16h00 – VELHOS ABUTRES
16h55 – ALLYSON DOS ANJOS
17h50 – ANDERSON CAMELO TRIO
18h45 – KAZANE
19h40 – ANDRÉ DE SOUSA (PI)

CULTURAL REGGAE
Dia 29 (qua.)
16h00 – RELUTÂNCIA
16h55 – REVOLUÇÃO
17h50 – GIBY THE COMICS
18h45 – MOVENATION
19h40 – O RASTTA
20h35 – ALMA NEGRA

Dia 30 (qui.)
16h00 – ROOTS GENERATION
16h55 – REGGAE RAIZ
17h50 – NATURAL PLANTS
18h45 – RAS NALDO & ORIGINAL ROOTS
19h40 – SHALOM ISRAEL
20h35 – CARLINHOS NAÇÃO

FORCAOS
Dia 31, sex, às 16h.
16h00 – VS CAOS
16h55 – GLAUCO KING & THE WEST WOLVES
17h50 – LAVAGE
18h45 – THRUNDA
19h40 – MERCADO NEGRO
20h35 – PASTEL DE MIOLOS (BA)
Dia 01, Sab, 16h.
16h00 – NAFANDUS
16h55 – TREM DO FUTURO
17h50 – ANDES
18h45 – MALDITA (RJ)
19h40 – IN NO SENSE
20h35 – COLDNESS

AÇÃO HIP HOP
Dia 28, ter, 11h às 14h

DJ: Mariano Penha.
Apresentação: Felipe Rima
Pocket Shows RaP:
Coletivo Maloqueria
VM na Rima
Roni Flow
Andrezão GDS e Padêro MC.
Show case de crews B.boys – B.Girls:
Perfect Style,
É Noiz Crew
Efeitos de Fé
Graffiti Sesions:
Bulan Graffiti VANS.

* Com informações de André Marinho (consultor cultural Banco do Nordeste).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s