Fernando Solanas e Zelito Viana: Homenageados Especiais de Gramado

#BlogAuroradeCinemainformaFestivaldeGramado‬

Há menos de duas semanas de seu ínicio, o 43º Festival de Cinema de Gramado anuncia o diretor e produtor cearense Zelito Viana como o homenageado do troféu Eduardo Abelin 2015. Com 16 filmes no currículo entre longas e curtas-metragens, o diretor Zelito Viana também foi produtor de importantes filmes da cinematografia brasileira como “Terra em Transe” e “Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. Sua produtora,  a Mapa Filmes, fundada com os companheiros Glauber Rocha, Paulo César Saraceni, Walter Lima Jr. e Wanderley Reis chega aos 50 este ano. O troféu Eduardo Abelin, referência a um pioneiro do cinema gaúcho, é uma distinção destinada a diretores, produtores e técnicos pelo trabalho desenvolvido em prol do cinema brasileiro.

Zelito Viana vai ser Homenageado com o Troféu Eduardo Abelin…

Já o Kikito de Cristal, reconhecido como a honraria de Gramado aos expoentes do cinema latino-americano, será entregue este ano ao notável diretor, roteirista, ator e produtor argentino Fernando Solanashoje também senador da república de seu país. Mais conhecido como Pino Solanas, o artista foi uma das figuras que esteve em Gramado em 1991, no primeiro ano de internacionalização do Festival. Solanas, que cursou teatro, música e direito, tem sua militância e compromisso político intimamente ligados à sua atividade artística. Premiado internacionalmente com filmes como “El Exilio de Gardel” e “Sur”, Solanas sempre conciliou sua filmografia com projetos políticos e sociais em prol da Sétima Arte.

Cineasta argentino Fernando Solanas vai receber o KIKITO de Cristal…

OS FILMES GAÚCHOS DA PROGRAMAÇÃO

No importante festival da serra gaúcha, há um espaço especial reservado à Mostra Gaúcha de Longas, fora de competição, que traz filmes da mais recente safra da produção audiovisual do RS, que é sempre muito vasta e intensa. A exibição acontece no Palácio dos Festivais, local onde ocorrem as tradicionais sessões noturnas dos longas que disputam o KIKITO nas mostras competitivas. Este ano, a Mostra Gaúcha de Longas acontece às 16h entre 10 e 14 de agosto.

Os títulos selecionados são:

– “Edmundo”, de Luiz Alberto Cassol;

– “Errante – Um Filme de Encontros”, de Gustavo Spolidoro;

– “Filme Sobre Um Bom Fim”, de Boca Migotto;

– “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza;

– “Sobre Amanhã”, de Diego de Godoy Rodrigo Pesavento;

– “Tormenta”, de Lucas Costanzi.

SKY HOTEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s